O lobby das corporações e os riscos à saúde

lobby

A ACT tem mais um livro para adicionar à série da Editora Elefante em parceria O Joio e O Trigo. Intitulado O triunfo da dúvida: dinheiro obscuro e a ciência da enganação, a publicação chega às livrarias depois de ser lançado num evento na Universidade de São Paulo, em formato híbrido, com participação do autor, David Michaels.

Epidemiologista premiado e professor universitário, Michaels trabalhou por anos no governo dos Estados Unidos e participou dos bastidores da regulamentação do uso de diversos produtos e compostos químicos, da sílica ao diesel, passando pelos opióides. O contato frequente com corporações fez dele um especialista na identificação do uso da ciência para fins de lobby, com a estratégia de semear a dúvida por meio da distorção e da fabricação direcionada de evidências científicas.

“A saúde humana tem ocupado um lugar secundário no crescimento econômico e nas vendas de produtos”, escreve o professor. “Quer o produto seja tabaco ou cosméticos, fórmula para bebês ou pesticidas, temos permitido que as empresas usem, produzam e liberem no meio ambiente produtos potencialmente nocivos, para só mais tarde colocar questões quando as coisas dão errado.”

De acordo com a Editora Elefante, o livro busca contribuir para o debate sobre poder privado, em especial a respeito de como violações à saúde e ao bem-estar são sistemáticas, e não um mero efeito colateral da atuação de grandes empresas.

Vemos isso nas áreas de atuação da ACT. São cada vez maiores as evidências científicas relacionadas a ultraprocessados. Por um lado, organizações da sociedade têm se mobilizado para que esses produtos sejam incluídos na reforma tributária, e por outro as empresas fabricantes usam de todos os meios para que continuem a ter isenções fiscais ou baixos impostos. Corporações do cigarro fazem lobby pela liberação irrestrita de dispositivos eletrônicos de tabaco, que têm causado grande preocupação na comunidade científica. Acumulam-se provas de como o agronegócio é o responsável central pelo desmatamento e um grande problema para a agenda brasileira de combate às mudanças climáticas.

Deixe um comentário