México sem fumo

México sem fumo

Quem visitar o México e suas praias paradisíacas terá uma novidade: acaba de entrar em vigor a lei antifumo considerada das mais rigorosas da América Latina, que proíbe fumar em lugares fechados como escritórios, restaurantes e locais de trabalho, assim como em parques e praias do país. Os dispositivos eletrônicos para fumar, conhecidos como vape, cigarro eletrônico ou de tabaco aquecido, também estão sendo regulados e não podem ser usados em lugares fechados. 

A nova Lei Geral de Controle do Tabaco fez uma revisão da lei anterior, de 2008, foi aprovada em 2021 na Câmara dos Deputados e no Senado. Ela prevê a proibição total da publicidade, promoção e patrocínio de produtos de tabaco, passando a ser vetada, ainda, exposição de maços de cigarros nos pontos de vendas. A propaganda fica banida de todos os tipos de mídia, inclusive redes sociais e serviços de streaming, e de forma subliminar, para TV e cinema. 

Vários dos aspectos previstos na nova lei antifumo do México são interessantes. Um deles é evitar que jovens e crianças, consumidores em potencial de programas em plataformas digitais, sejam impactados pela exposição ao tabagismo ao assistirem suas séries favoritas, como mostramos que acontece em post anterior deste blog.

Aprovada na Câmara dos Deputados e no Senado, a nova legislação ganhou o aval da Organização Pan Americana da Saúde, que destacou o México como um dos exemplos no controle do tabagismo.

Deixe um comentário