Oscar se aproxima e produções com cigarros ainda são exibidas para crianças

oscar cigarros

A cerimônia do Oscar acontece neste domingo e, como sempre, é bastante aguardada pelos amantes do cinema do mundo todo. Um problema pouco falado, no entanto, é a contínua presença de cigarros e outros produtos de tabaco nos filmes, muitas vezes com classificações indicativas que permitem sua exibição para crianças e adolescentes. Neste ano, West Side Story é um exemplo de filme indicado à principal categoria da premiação que contém cenas mostrando o fumo – e é classificado como acessível para maiores de 13 anos nos Estados Unidos, como destaca artigo da Truth Initiative.

Segundo o relatório While You Were Streaming: Nicotine on Demand, essa não é uma exceção. Mais de um terço (38%) dos principais filmes lançados em 2020 mostravam o uso de produtos de tabaco. Se considerarmos os lançamentos das principais séries, desenhos e outras produções assistidas por jovens, a taxa pula para 60%, incluindo sucessos como Simpsons, Rick e Morty e Law & Order. O relatório também analisou as produções mais maratonadas por jovens, como O Gambito da Rainha e Umbrella Academy, e verificou que o fumo estava presente em 64% delas – apesar da Netflix ter anteriormente se comprometido a acabar com a presença de tabaco em seus lançamentos voltados ao público jovem.

Com relação aos resultados, a publicação destaca: “A presença abrangente de imagens de tabaco nas produções revela um problema geral de normalização e glamurização do ato de fumar cigarros tradicionais e eletrônicos no setor de entretenimento e na cultura pop. A indústria do entretenimento não deveria ser conivente com a indústria do tabaco e ajudar a viciar uma nova geração de jovens em nicotina.”

Vale destacar que restringir a presença do tabaco nos filmes, desenhos e séries não é uma medida exagerada, pelo contrário: pesquisas já mostraram que os jovens têm uma probabilidade três vezes maior de começar a usar cigarros eletrônicos quando são expostos a imagens de produtos de tabaco em produções para streaming e televisão. Considerando apenas longa-metragens, a probabilidade de que elas comecem a usar produtos de tabaco em geral é duas vezes maior.

Assistir filmes e séries é parte da rotina de uma grande parte da população infantil e adolescente. Precisamos garantir que não haja exposição e promoção de produtos de tabaco durante esses momentos de lazer.

Deixe um comentário