Painéis na estação Brooklin, da linha 5 – Lilás do metrô de São Paulo, alertam para perigo das bebidas adoçadas

estação Brooklin

Quase 440 quilômetros separam a estação Brooklin, da ViaMobilidade em São
Paulo, da estação Botafogo, do metrô do Rio de Janeiro. Mas, entre 3 e 30 de setembro, essa distância deve aumentar consideravelmente porque as duas estações vão trilhar caminhos diametralmente opostos no que diz respeito à promoção da Saúde.

No Rio a concessionária responsável pelo metrô mantém o contrato que dá ao maior fabricante de refrigerante do mundo o direito mudar o nome da estação para Botafogo Coca-Cola. Enquanto isso, a estação Brooklin vai abrigar a mostra Doce Veneno, iniciativa da ACT Promoção da Saúde, justamente para alertar sobre os perigos da ingestão de bebidas adoçadas.

Os 20 cartazes distribuídos pelo espaço se valem de ilustrações e evidências científicas. Tudo para chamar atenção sobre uma questão de saúde pública que custa ao SUS cerca de R$3 bilhões por anos: a pandemia de doenças crônicas não transmissíveis, entre elas hipertensão, diabetes tipo 2 e obesidade, agravos associados ao hábito de ingerir bebidas adoçadas e que, portanto, poderiam ser evitados.

Entre outros números, as imagens destacam as 13 mil vidas que se perdem por ano em consequência do consumo desses produtos. Uma das peças alerta sobre a marca de 2,2 milhões de pessoas sofrendo de obesidade e excesso de peso no Brasil por causa das bebidas adoçadas, sendo que 720 mil são crianças.

A mostra dá aos 14 mil passageiros que circulam diariamente pela estação a oportunidade de destruir mitos. Como quando adverte que optar pelo suco de caixinhas está longe de ser uma escolha saudável. Ou, ainda, ao apresentar o perigo das fórmulas com adoçantes artificiais informando que dois copos de refrigerante diet ou light por dia aumentam em 52% a chance de mortes por problemas cardíacos.

Ao revelar o lado amargo das bebidas adoçadas, o evento põe em evidência ainda estratégias usadas pela indústria para estimular o consumo. A exposição destaca artifícios como embalagens sob medida para atrair crianças ou a disposição das mercadorias em pontos que favorecem a compra por impulso.

A ViaMobilidade foi parceira da ACT também em outra campanha, durante o mês de agosto: 5 verdades sobre os cigarros eletrônicos, que alertou sobre os riscos do uso de dispositivos eletrônicos para fumar. Foram colocados painéis informativos em todas as plataformas das linhas 4 e 5 de metrô e 8 e 9 de trem, totalizando 140 estações, incluindo um vídeo institucional nas telas dos vagões

Angélica Brum

Deixe um comentário