Durante o mês de julho, a Associação de Câncer de Boca e Garganta (ACBG), parceira da ACT, promove a campanha Julho Verde, para informar sobre o câncer de boca e de laringe e falar sobre promoção da saúde, prevenção, diagnóstico, tratamento e reabilitação. O mês foi escolhido porque dia 27/07 é o Dia Mundial de Prevenção do Câncer de Cabeça e Pescoço.
O site do Instituto Nacional de Câncer (INCA) traz informações que mostram que o tabagismo, o consumo abusivo de álcool e a alimentação inadequada são alguns dos fatores que podem levar ao surgimento desses tipos de câncer. Confira abaixo mais detalhes:
Câncer de laringe: Estima-se que, em 2020, haverá 7.650 novos casos de câncer de laringe, sendo 6.470 em homens e 1.180 em mulheres.
Câncer de boca (INCA): Estima-se que, em 2020, haverá 15.190 novos casos de câncer de boca, sendo 11.180 em homens e 4.010 em mulheres.
Os principais fatores de risco para ambos são o fumo e o abuso de álcool. Segundo o site, o tabagismo aumenta a chance de desenvolver câncer de laringe em dez vezes. Além disso, pacientes que continuam a fumar e a beber têm menos chance de cura e maior risco do aparecimento de novos tumores.
Como prevenir?
- Não fumar;
- evitar o consumo de bebidas alcoólicas;
- manter uma alimentação saudável, evitando produtos ultraprocessados;
- usar preservativo na prática do sexo oral;
- evitar o consumo de bebidas alcoólicas.
A ACT apoia a campanha e irá compartilhar publicações nas redes sociais ao longo do mês.
Pingback: "O câncer tá na cara, mas às vezes você não vê" - ACT