As táticas da indústria do tabaco para promover seus produtos perto de escolas

tabaco escolas

Um artigo publicado no periódico Tobacco Control avaliou as estratégias usadas pela indústria do tabaco para promover cigarros em pontos de venda próximos a escolas e parquinhos em 42 países. Os achados mostram que as empresas se aproveitam de táticas de marketing e posicionamento estratégico de seus produtos para torná-los mais atraentes e chamar a atenção de crianças e adolescentes em todo o mundo.

A publicidade em pontos de venda de cigarros é bastante utilizada pela indústria – especialmente porque, embora vários países proíbam anúncios em meios como a televisão, o rádio e a internet, poucos são os que vedam totalmente a propaganda em pontos de venda. A exibição dos produtos de tabaco por si só já é uma forma de publicidade, que foi potencializada pela indústria ao ser combinada com os seguintes métodos identificados no artigo:

  • Exibir os cigarros perto de doces e refrigerantes

Segundo os autores, “a presença de produtos de tabaco perto desses alimentos e bebidas faz com que seja difícil que as crianças procurem e comprem esses itens nos pontos de venda sem serem expostas à publicidade de tabaco”. O artigo também destaca que essa proximidade pode contribuir para que haja uma menor percepção dos riscos associados ao fumo.

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Colocar os produtos ao nível dos olhos das crianças

 

 

 

 

Os autores destacam que fabricantes de cigarros sabem que colocar os produtos ao nível dos olhos promove a compra.

 

  • Anunciar e exibir cigarros saborizados

Muitos dos sabores utilizados nos cigarros e outros produtos de tabaco são extremamente apelativos para crianças e adolescentes (incluindo sabores doces, de frutas e de menta). Além disso, as embalagens utilizadas em produtos saborizados costumam ser bastante chamativas, coloridas e facilmente confundidas com embalagens de balas e chicletes.

 

  • Vender cigarros avulsos

Em 78% dos países avaliados, foi identificada a venda de cigarros avulsos. Isso é um problema grave porque o valor mais baixo cobrado por cigarros avulsos torna-os especialmente mais acessíveis para crianças e jovens, que costumam ter menos dinheiro disponível. Além disso, vendê-los fora dos maços faz com que as advertências sanitárias presentes nas embalagens não sejam vistas.

 

  • Uso de telas e painéis luminosos

Painéis com luzes e telas atraem a atenção dos consumidores e também podem ser vistos a uma distância maior – inclusive de fora da loja. Como os pontos de venda avaliados ficavam próximos de escolas e parques, isso é especialmente preocupante, já que indica que as crianças que frequentam esses espaços podem acabar expostas à publicidade de produtos de tabaco sem nem entrar no ponto de venda.

 

Consequências e possíveis soluções

Os autores destacam que “crianças e jovens que são frequentemente expostos à promoção e publicidade de tabaco nos pontos de venda têm maiores chances de já terem experimentado cigarros e de serem suscetíveis ao fumo do que os que não são expostos.”

O fato de estratégias semelhantes terem sido encontradas em países de diversas regiões do mundo mostram que a indústria usa sistematicamente os mesmos métodos para tentar promover seus produtos em pontos de venda – o que entra em oposição a alegações já feitas pelas empresas, que afirmam que não fazem publicidade voltada a jovens. 

Para coibir essas táticas e assegurar mais proteção para crianças e adolescentes, é preciso que mais países adotem (e fiscalizem) medidas como a proibição total da propaganda, incluindo a exibição dos produtos nos pontos de venda. Em países que já aplicam essa medida, os cigarros ficam guardados em espaços fechados aos quais o público não tem acesso, como armários ou gavetas. No Brasil, já existe um projeto de lei que prevê essa medida, junto com outras políticas essenciais para o controle do tabaco, mas ele encontra-se parado na Câmara dos Deputados. Quanto mais tempo levamos para aplicar essa medida, mais os nossos jovens ficam expostos aos malefícios do consumo de cigarros e outros produtos de tabaco.

Deixe um comentário