Vareniclina e tratamento do tabagismo

Escrito com o apoio do Dr. Paulo Cesar R.P.Corrêa, médico pneumologista e representante da ACTbr em MG.

Como já foi citado aqui no blog, uma das opções de tratamento farmacológico para o tabagismo se dá através do uso do tartarato de vareniclina (nome comercial: Champix). O remédio foi aprovado pela ANVISA em 18/09/2006 e está sendo comercializado no Brasil desde 2007. É um remédio que só pode ser usado após avaliação e prescrição médica.

A vareniclina é um agonista seletivo parcial do receptor nicotínico, desenvolvida especificamente para a cessação do tabagismo. É altamente seletiva para o subtipo alfa-4 beta-2 do receptor nicotínico no cérebro, que se acredita ser o mediador das propriedades de reforço da nicotina.

Como agonista parcial deste receptor nicotínico, a vareniclina oferece vantagens sobre as terapias atualmente disponíveis para a cessação do tabagismo. As propriedades agonistas da vareniclina podem aliviar o desejo e reduzir os sintomas da retirada da nicotina, enquanto as propriedades antagonistas do composto podem reduzir o sentimento de recompensa que fumantes obtém do tabagismo, reduzindo assim a possibilidade de recidiva.

Simplificando: o remédio “ocupa” o lugar da nicotina, ligando-se ao receptor em grau menor que a nicotina, porém de forma a reduzir os sintomas de desejo de fumar e da abstinência. Conseqüentemente, os indivíduos podem não somente atingir como também manter a abstinência.

A tolerabilidade ao medicamento é considerada boa, mas algumas pessoas podem apresentar sintomas como náuseas, cefaléia, insônia, sonhos vívidos ou alterações psicológicas, como mudança de humor ou aumento de ansiedade. Estas alterações devem ser relatadas ao médico e sob orientação deste eventualmente ser interrompido o uso do produto.

A duração do tratamento é de 12 semanas, podendo ser duplicada se necessário. E mais uma vez, o remédio não é pílula mágica, sendo que o apoio psicológico, motivação e empenho por parte do fumante para largar o cigarro são fundamentais!

30 comentários em “Vareniclina e tratamento do tabagismo

  1. Estou numa luta pra tentar parar de fumar ha quase tres anos, já fiquei tres meses, semanas, dias e qd menos espero, estou fumando de novo…
    estou usando remedio e adesivos, mas me sinto muito deprimida sem cigarro,
    mas sei que preciso parar, q sou exemplo para meus filhos.
    que já tenho problemas circulatórios e tudo mais…
    estou desesperada.

    1. Posso te dar uma dica ?

      Eu não consegui parar de fumar, mas consegui.uma vitória, eu parei de tragar, ou seja, como a parte viciante do cigarro está na nicotina, eu passei a fumar o.cigarro como se fosse charuto e assim sem tragar eu melhorei meu fôlego visto que eu não respiro a fumaça como antes. Ainda falta vencer o vício, mas e uma vitória, tente isso, e mais fácil que parar pq a nicotina e o hábito continuam, mas seus pulmões agradecem

  2. Quando eu resolvi parar de fumar, e já disse isso antes, busquei toda a ajuda possível, freqüentei de psicólogas a curandeiras, de mãe a filhos e tias e sobrinhos, incomodei amigos, pesquisei na internet durante um mês, li tudo o que me caiu nas mãos sobre o assunto, fui a três consultas médias, fiz testes e exames médicos, conversei com um professor de educação física que me aconselhou a praticar esportes, recomendando o tênis de campo, no qual já estou até ficando razoável (risos), conversei muito com a Ana Maria (minha esposa, companheira, namorada, amante e cúmplice) e tomei religiosamente o remédio receitado pelo médico, o qual calha ser o tartarato de vareniclina, comercializado no Brasil com o nome de CHAMPIX, da Pfizer. Depois de um mês, o médico fez nova bateria de exames na busca de possíveis efeitos colaterais, mas tive sorte. Não senti nada.

    Atualmente estou entrando no quarto mês sem fumar e me sinto bem. Tenho em mim a convicção de que jamais voltarei a colocar um cigarro ou similares na boca, durante o resto de minha perra vida (risos).

    Agora, e isto é importante: o trabalho que mais resultado deu, a parte mais importante da minha luta antes de deixar de fumar, foi a batalha que travei com o que eu chamo de pior inimigo de quem quer deixar de fumar: nós mesmos. Durante cerca de dois meses, lutei comigo mesmo, sabendo que a abstinência não é fácil, e me preparando para o sofrimento. Eu sabia que ia sofrer no início, mas sabia também que após o primeiro mês a sensação de estar vencendo é boa. Pois hoje posso dizer: a sensação de que EU POSSO LARGAR DE FUMAR é uma das melhores coisas que já aconteceram na minha vida. A sensação de que EU TENHO FORÇAS PARA NUNCA MAIS FUMAR torna a dar sentido para minha vida, me faz saber que sou capaz de coisas das quais eu mesmo duvidava. Como postei como comentário no blog do amigo Vinho hoje, me sinto leve, me sinto bem, me sinto forte.

    Um abraço a todos. Evoé, Mônica, nosso anjo coletivo!

    beto.

    1. Olá colega!RS
      Estava tomando o champix e era Mesmo bom…
      Só que ainda no começo do tratamento, e eu vivia na Inglaterra. Voltei e ao chegar aqui já não consegui continuar pq o medicamento aqui no Brasil, e mto caro para mim.
      Resultado, estou fumando até hoje

  3. Morada de Deus
    Na vida nem sempre tens que forçar determinadas coisas…
    Todo movimento tem sua causa,
    e a sua reação.
    Independente do que queiras,
    a tua volta tudo continua florescendo, o sol nasce e se põe todos os dias, as chuvas lavam suas terras áridas e
    fartam-na com novas sementes.
    A terra gira no Universo e o Criador está presente, basta sentir tua respiração.
    E, no entanto,
    não vês, não sentes e não ouves…
    Mas, falas, e falas aos quatro ventos
    que de algo necessitas.
    Se prestares atenção, logo ao despertar,
    antes mesmo de abrires teus olhos,
    antes mesmo do teu primeiro pensamento, verás que algo dentro de ti está manso, está quieto, está sendo, está vivendo, independente das criações ou necessidades que crias.
    Sê atento, este é o momento onde algo te assegura que tudo está dentro de ti, basta apenas que silencies, que te dês conta que nada te será dado, por tudo já possuíres.
    Fortalece em ti o que há de melhor e procura por entre teus armários interiores uma vela e acende, ilumina o que está escuro em ti.
    Para tanto, procura pela tua quietude.
    O silêncio interior é a morada de Deus.
    Aprende a caminhar contigo mesmo.
    Talvez, neste momento, seja isto
    que Deus queira de ti.
    Não há outro caminho, senão aquele onde trilhas por ti mesmo, alimentando teu bem-estar com teus próprios cuidados.
    É assim, para que aprendas a ver que serão teus cuidados, o teu amor próprio,
    que te libertarão e te ensinarão que tudo depende de ti, do teu querer.
    esta sim é deixar de fumar todos que deixar vai morar com Deus….

  4. Estou no décimo dia do Champix.
    Sinto náuseas e um pouco de dor de cabeça, mas tudo isso é banal perto do que podemos alcançar – PARAR DE FUMAR, PARAR DE SE DROGAR!!!!!!
    Faço esse sacrificio pelos meus filhos que ainda são pequenos e pelo meu marido.
    Boa sorte para todos vocês
    Isis

  5. Olá Amigos, boa tarde!

    É não é nada fácil, acabei de ler os depoimentos de ex-fumantes ou de pretendentes a ex-fumantes, onde me incluo e cheguei a conclusão que não é fácil, pelo contrário, é muito difícil!
    Estou a vários dias pesquisando, lendo e ouvindo pessoas que como eu, fumante inveterado, tiveram a coragem e a disposição de enfrentar todas as dificuldades e pararam de fumar, mas não é fácil, é uma verdadeira guerra!
    Tenho 50 anos, fumei quando jovem, ainda cursando a faculdade de Eletrônica e depois que me apaixonei por ela que foi minha esposa por 20 anos e detestava o cheiro de cigarro, parei de fumar por mais de 20 anos mas para minha própria surpresa voltei com 44 anos de idade, que besteira! Talvez tenha que me apaixonar novamente! rsrsrsrs
    Estou muito disposto, chego a dizer que estou decidido a entrar nessa guerra e gostaria muito de ter uma orientação ou conselhos de quem ja percorreu esse caminho porque, sinceramente, não sei nem por onde começar!
    Abraços a todos e parabens, vcs todos são “vitoriosos”!
    Alberto

  6. Pois é mais uma tentando abandonar o vício de fumar. Estou no 4º dia de tratamento, infelizmente ainda não tenho ou sinto nada. Após várias tentativa frustradas, agora vou conseguir se Deus quiser, o que está me atrabalhando é essa ansiedade e expectativa, do início dos sintomas, algerisa do danado, pq tão pequeno que é e o domínio que tem sobre nós é tão grande.
    Mas vou conseguir, tenho muita fé, já q passei por um peneumlogista e meus pulmões continuam limpos,minha oxigenação tb está ótima, porque esperar levar algum susto de saúde pra parar.Vou parar enquanto estou sem doença alguma.
    A todos que estão tentando, espero sinceramente que consigam, pois estaremos nos libertando de uma droga muito nociva.

    Obrigada por esse espaço.
    Ainda voltarei pra dizer que venci.

    Abraços

    Elize

  7. Tenho tido minhas recompensas nesta minha vida de mortal, desde minha infancia meus familiares eram tagagistas, e eu nunca tive a curiosidade de experimentar, achava o cheiro horroso e me dava enjoos e nauseas, e se estava num carro a coisa piorava, eu ficava tonta e parecia que sofria vertigens, muiitos
    anos se passaram e cada dia era pior a minha repulsa pelo tabaco, mmas não era do tipo- ninquem Fuma perto de mim, apenas saia e deixava as pessoas ali fumando…
    no meu lar aquele que era meu esposo fumava e tambem bebia o dito socialmente , no clube, ou na piscina, e eu lhe dizia que nao era bom exmplo para meu filho ainda criança,
    Meus pais por idade e problemas de saude deixaram o tabaco,
    meu pai foi até o ulltimo dia de vida quando amassou o maço e disse que nao fumaria mais,
    infelimente era verdade, ao amanhacer não acordou mais neste mundo, cumpriu a sua promessa, Meus irmãos, estudados evoluidos m,edicos, e vivem em contato com tantas desgraças na area de saude continuam, , mas eu no meui pequeno esforço vou conscientizando quem se chega á mim para conversar, ou desabafar como digo na minha area de auxiliadora espiritual dos males da alma, que o cigarro nao é um companheiro e sim um inimigo oculto, com a descoberta do site do Dr.Claudi tenho encaminhado muitos sofredores que muitas vezes gastam o pouco salario que tem em compras de cigarros, negando lhes a vida dia a dia,
    mas que todos possamos ter a coragem de estabelecer as regras,
    aqui em casa existe quem me visita ou vem para as conversas se tiiverem qe fumar – do lado de fora,
    a facilitação do uso do tabaco pelas familias contribue para que as pessoas sejam felizes e saudaveis
    A PERSISTENCIA E A CORAGEM DEVEMOS TER, E PROCESSEGUIR, A AJUDA UNS AOS OUTROS É FUNDAMENTAL.
    DESEJO Á TODOS QUE AQUI VEM , MUITAS ALEGRIAS E QUE VENÇAM, PORQUE TUDO É POSSIVEL…
    Abraços
    SuellyMarquêz

  8. Já faz uma semana que percebi que algo está errado com o cigarro. Fumo o free light que é super fraco e quase não deixa cheiro nas mãos. Como disse, de uma semana pra cá, percebi que o gosto já não é mais o mesmo, e o cheiro na minha mão é insuportavel. Me lembra muito o cheiro de FLIT… sabe aquele remedio para detetizar?… Eu que gostava muito de fumar, estou detestando fumar…. mas, o vicio ainda me persegue…. ah… e desde uma semana venho tendo fortes tosses, que não param nem com xarope…. mas hoje, resolvi fazer um teste… sem cigarro nenhum….. acordei… evitei o cafe instantaneo, tomei dois copos de leite…. e adiei o quanto pude ir comprar o cigarro….. não tive nenhuma tosse…. nenhuma mesma…. depois de 5 horas fumei meu primeiro cigarro….. e a tosse voltou…. fumei em 6 horas 9 cigarros e comecei a usar o fumasil já tomei 2 comprimidos….. tive uma leve dor de cabeça depois de 5 minutos que tomei e em 10 passou ……. Eu gosto de fumar…. mas, não esse cigarro que a empresa modificou. Estou disposta a diminuir até parar…. mas sem me forçar a nada…… Eu fumo dois maços por dia…… a uma hora dessas já teria abrido o segundo maço…… Estou com o adesivo e as pastilhas a postos….. comprei mas, não sei se vou usar…. pois, nicotina é nicotina e se eu me vicio nos adesivos e pastilhas?…. Pode acontecer….. eu quero eliminar a nicotina e não absorver mais…….. Bom, o fumasil diz na bula que trata a tosse….. a tosse depois deste segundo comprimido melhorou um pouco… vamos ver se ela para….. Estou com fome e um pouco adormecida…….sabe quando a gente acaba de acordar…. assim que estou me sentindo……. na bula não diz nada sobre efeitos colaterais….. mas, creio que isso deva ser um sintoma sim……. vamos ver se vai passar…….Me informei no posto de saude sobre o tratamento e não quero tomar remedios controlados…. e nem ter que ficar indo em reuniões e sendo observada e ter que dar satisfações em torno de 1 ano…. Vamos ver o que acontece….. depois eu volto pra continuar meu relato…… sobre o Fumasil……..

      1. Boa noite a todos.
        Comecei tomar o fumasil hoje, senti em alguns momentos dores de cabeça e sonolência além da secura na boca. Mas consegui já no primeiro dia, diminuir a quantidade excessiva de cigarros, fumava em torno de 30 cigarros no dia, e já no primeiro dia fumei apenas 11 cigarros.
        Espero que o tratamento dê certo.
        Na bula eles dizem que não há efeitos colaterais, mas a dor de cabeça me acompanhou em alguns momentos do dia.
        Espero vencer essa luta contra o cigarro enquanto é cedo.
        Tenho 30 anos e fumo desde os 15.
        Força aos amigos que estão nessa luta e parabéns aos que já venceram.
        Lembrem sempre que o remédio não é milagroso, precisa de força de vontade e determinação.
        Abraços

      2. Não. A vontade de fumar contimuou e estou depressiva talvez pela decepção de não ter o resultado esperado. Parei com o fumasil não me fez bem. Só gastei sem necessidade.A vontade de fumar é grande estou fumando fumo natural mas não me sinto bem.Tenho problemas circulatórios não posso fumar. Estou desesperada!

  9. Esse remedio fez um milagre pra mim! Fui diagnosticada no mes passado com principio de obstrucao cronica pulmonar, cujo unico tratamento e’ parar de fumar pra nao piorar. So’ de pensar em parar de fumar eu tinha crises de choro. Comecei a fumar com 10 anos, estou com 51. Comecei a tomar o remedio Champix mas nao marquei data pra parar. Da muito enjoo, os sonhos ficam malucos e tive ate alucinacao, mas como sei que e’ do remedio, nao liguei. Com o tempo o enjoo diminui e os sonhos voltam ao normal. Em 5 semanas, estava fumando so’ um cigarro aa noite, quase sem vontade. Quando fumei o ultimo do maco, fiquei com preguica de comprar e estou hoje LIVRE desse vicio. Imagine que eu iria dormir sem um maco de cigarro em casa! Seria capaz de sair no frio, entrar em bares sinistros, como um viciado em drogas pesadas. Ainda vou tomar o remdio por mais 2 meses, mas os habitos ja estao mudando e quase nao penso no cigarro. Esse remedio vai salvar muitas vidas. Mas se voce nao quer parar, nao desperdice seu dinheiro. O remedio vai ajudar a diminuir, mas se voce nao deseja se livrar do ultimo cigarro, nao ha remedio que faca milagre. Boa sorte a todos.

  10. Fumo desde de os 14 anos tenho 47 e confesso já fui até hipnotizada para parar de fumar mas nada, fumava ate quinze dias atrás 18 há 3 semanas comecei o tratamento com champix estou fumando 01 ainda me sinto um pouco frustrada pois o cigarro da noite antes de dormir não consegui eliminar , por outro lado estou impressionada como o remédio é capaz de nos ajudar a controlar. Não estou nervosa , mas a cabeça dói todos os dias, tossia muito pois tenho bronquite a tosse praticamente desapareceu, espero conseguir desta vez pois preciso parar de fumar e quero parar de fumar.

  11. gostei muita da das colocações do NS ESTVA PREOCURANDO UM DEPOIMENTO IGUAL AO SEU PARA ME ESTIMULAR MAIS AINDA, estou tomando o CHAMPIX a 11 dias realmente acontece algumas pessoas estranhas e o principal é o enjoo que passa depois de me alimentar, a cada dia que passa eu fumo menos, mas o cigarro ficou tão ruim que realmente fico com preguiça de fumar ainda nao parei porque estou com desempregado e consequentemente um nivel de ansiedade altissimo os comprimidos acabam quinta feira e ja estou pronta para outra cartela. boa sorte para todos, VAMOS PARAR DE FUMAR.

  12. Boa noite a todos. Antes de mais os parabéns para quem está nesta fase difícil de deixar de fumar.
    Já fiz uma tentativa o ano passado, mas voltei porque tinha ataques de ansiedade.
    Quero muito deixar de fumar e gostava de tomar champix. Tenho medo que tenha efeitos, pois tomo alprazolam 0.5 e 1/3 triticum AC 150 para dormir 🙁
    Talvez tenha que consultar um médico.

  13. Estou em mais uma tentativa de parar de fumar. Fiquei três dias sem fumar, tomei um pórre de nicotina no quarto dia, fumando um maço num período de cinco horas apenas. Tudo isso favoreceu eu ter mais nojo do cigarro e querer parar. Comprei o tal Fumasil, estou fazendo a experiência, a cada vontade de fumar coloco comprimido na boca. Estou muito, muito triste mesmo, mas tudo são efeitos da abstinência. Que consigamos todos nós se livrar deste vício, hábito, costume desgraçado. Boa sorte a todos!;

    1. Olá Luciane! Gostaria de saber se o Fumasil te ajudou a parar de fumar. Eu comprei, mas estou com receio. Gostaria de saber como foi sua experiência com ele. Obrigada!

  14. Estou nessa luta terrível,
    Hj mesmo estou deprimida e me sinto uma fracassada, paro e volto, as vezes chego a me sentir noia.
    Tomo ibrupropriona,
    Gastei horrores com adesivos e nada, que tristeza.
    Mas lendo aqui vejo que não estou sozinha.
    Comecei a fumar com 11 anos, venho de uma família dependentes de cigarro álcool e até drogas.
    Parei por 10 anos, e voltei após uma depressao, minha mãe morreu com os pulmões secos, e mesmo assim eu continuo fumando, me sinto triste derrotada e deprimida, mas não vou desistir.
    Continuarei lutando

  15. Olá pessoal, muitos de vcs estão cada vez mais me motivando, fumo desde os 18,hj tenho 36, vi que tem pessoas a muito tempo que fumou e conseguiu, quero parar pela minha saúde e pelos meus dois filhos(inclusive uma criança autista), não quero dar esse exemplo para eles futuramente, tentei uma vez, mas tentei parar de vez, foi a pior coisa, um pesadelo, pois a abstinência veio muito forte, a ansiedade era grande, então mudei para um método menos agressivo, que é de diminuir a quantidade de cigarros, e aumentar o intervalo, tentando até superar os primeiros baques da abstinência!

    Abraços a todos e como vi que algumas postagens foram de anos, espero que vcs tenham conseguido!

Deixe um comentário