Do solitário ao solidário

[photopress:maos.jpg,thumb,alignleft]
Parar de fumar é uma decisão pessoal, que leva em conta muitas coisas. Por mais que seja influenciada também por fatores externos, é uma decisão solitária, daquelas que tomamos ao olhar para dentro e passar a ter um novo objetivo.

Uma vez tomada, passa-se a pensar em como fazê-lo, quando e com quem dividir esta decisão. Às vezes é um processo lento, às vezes tão rápido que até surpreende.

E por mais que a decisão seja solitária e o caminho único para cada um, faz muita diferença o apoio que se pode receber nesta empreitada. Falar ou escrever, ouvir ou ler, enfim, a troca de experiências parece impulsionar o desejo e facilitar o enfrentamento das dificuldades.

Por isso pode ser uma boa idéia participar de grupos de cessação de tabagismo, que são espaços onde esta troca é incentivada e são mediados por um profissional que busca potencializar os benefícios deste encontro, além de utilizar-se de técnicas específicas para alcance das metas terapêuticas.

“O tratamento em grupo emprega essencialmente as mesmas técnicas que o individual, mas acredita-se que possa proporcionar algumas vantagens específicas, como maior suporte social e maior facilitação da discussão de situações de risco e meios de lidar com as mesmas. Especula-se se a facilitação da discussão de problemas, propiciada pelo grupo, contribua de modo específico para a efetividade dos tratamentos. Por outro lado, o tratamento individual permite maior atenção e adaptação às características especificas de cada paciente. Deve ser levada em consideração a preferência do paciente, bem como a disponibilidade do tratamento.” (Presman, Carneiro & Gigliotti, 2005)

E para quem não está em tratamento, a via de buscar e oferecer ajuda através dos blogs pode ser muito útil, se constituindo em uma forma importante de apoio social e incentivo à cessação do tabagismo.

Obs: Tem blog novo na área, vejam e apóiem o blog de sabura2006 (ver ao lado)

Deixe um comentário