Dia Mundial de Combate ao Fumo

Hoje é o dia mundial de combate ao fumo e como já disse aqui no blog o tema em destaque escolhido pela OMS está relacionado aos jovens e a importância da proibição da publicidade de produtos de tabaco.

No Brasil desde 2000 está proibida a propaganda de cigarros na TV, cinemas, outdoors, mas ainda é permitida em pontos internos de venda, o que vem sendo muito explorado pela indústria de tabaco.

A ACTbr divulgou nesta semana que existe na justiça uma ação da indústria onde questiona a restrição à propaganda alegando inconstitucionalidade (ADIN). Na prática isto significa que há um risco de um gigantesco retrocesso caso ganhem esta causa. Particularmente não acredito que isto aconteça, acho que a população brasileira já têm clara consciência dos males do tabagismo e da importância da proibição da propaganda como forma de evitar o estímulo ao consumo e iniciação por crianças e jovens. Mas é bom nos manifestarmos a respeito e foi o que a ACTbr fez, solicitando seu ingresso na ação como terceiro interessado e apresentando seus argumentos no sentido de apoiar a manutenção das restrições à publicidade de cigarros.

Estamos fazendo a nossa parte, assim como muitas outras organizações e empresas que cada vez mais se conscientizam e participam. Como exemplo, reproduzo abaixo cartaz da Faculdade Belas Artes destacando o tema e parabéns a todos que se engajam neste desafio!
[photopress:image001_1_2.jpg,full,centered]

3 comentários em “Dia Mundial de Combate ao Fumo

  1. Tomo a liberdade de lhes enviar a matéria, abaixo grafada, afim de conseguir vossa adesão não financeira, para combatermos juntos a praga tabagista. Há de se considerar a sobrevivência dos agricultores e da mesma forma empresas de cigarros, associações e preservação do nível de arrecadação dos impostos, quando falamos da Convenção Quadro de proteção ao nosso Meio Ambiente.
    Se Vsas. tiverem curiosidade envio-lhes a proposta em powerpont c/ 1,2mb.

    Conclamo a sociedade antitabagista, Instituições com responsabilidade social, cientistas, engenheiros florestais, interessados no meio ambiente e captura dos gases do efeito estufa, que esqueçam a retórica e venham ajudar efetivamente no que segue:

    Estratégia e tática de base para disseminação do PROJETO SANTA FÉ que prevê uma substituição gradativa da lavoura fumageira, por outras de superior rentabilidade, de base AGROFLORESTAL consórcio-sustentadas e politicamente corretas, inicia-se com a implantação de viveiro/s/laboratórios/banco de sementes e instalações complementares, em propostas de parcerias com prefeituras das microrregiões fumageiras, com a conseqüente geração de 11 empregos diretos em cada uma, sendo dois de nível superior, que servirá de módulo base das operações, o que espero que se multiplique por todo Brasil e Mercosul.
    Estou propondo a sistematização de atividades Agroflorestais, com o reflorestamento da mata natural (50%) e exótica (50%), principalmente Pinus e Eucaliptos consorciados com espécies fitoterápicas e/ou olionígenas ( A MATA NATURAL É O NATURAL BERÇO DAS ESPÉCIES FITOFARMACOLÓGICAS” basta (re) florestar que elas vem junto, já sabiam os colonizadores Alemães, Índios e Cablocos, este conhecimento vem se perdendo), que serão processadas artesanalmente, (no laboratório em cada comunidade) agregando valor ao(s) produto(s) natural,(is) gerando emprego, fixando o homem ao campo, com aumento de arrecadação municipal . Não esqueci das empresas de cigarros e associações, notadamente AFUBRA, tendo soluções de substituição econômica, afim de conservar empregos, patrimônio e, aumentando a arrecadação pelo governo.
    Como estratégia projeta-se o primeiro módulo em SC, em micromunicípio com 5.000 habitantes, na maioria imigrantes germânicos e seus descendentes, que tem 2400 ha. hoje, dedicados ao fumo, tenho projetado uma substituição anual de 20%, o plano tem por base uma operação em 480ha/ano.
    Cada hectare captura por volta de 308 ton./ano/ha, de dióxido de carbono CO2, (segundo modelo de sucesso da AES Tietê em SP), somados aos gases (8/ton./ano./ha. que deixaremos de jogar na atmosfera pela queima de cigarros e da madeira, 50% obtida predatoriamente queimando a MATA NATURAL.

    Nem menciono as desgraças como cancer, incêndios florestais, fumantes “solidários”(o pior são as crianças) que, em tese, irão diminuindo gradativamente.
    Planejo, atividades de pesquisa e desenvolvimento em laboratório, de banco de dados florestais, entre elas o georeferenciamento por satélite das minipropriedades (arrendadas) que planejo agregar certificadamente em plano para captura, quantificação e venda de créditos de carbono CO2, projeto MDL (Mecanismo de Desenvolvimento Limpo), para ser apresentado á ONU , seguindo o Protocolo de Quioto. neste ponto é que convido-os para captanearem as ações e/ou indicarem ONG, Instituição.
    No ensaio está provado que o “lixo” da floresta pode ser uma fonte de energia alternativa pela queima do gás metano obtido por biodigestão anaeróbica da biomassa, normalmente jogada fora (outro MDL)..
    Estas pesquisas e atividades do programa SANTA FÉ, substituirão gradativamente as lavouras fumageiras e se pretende formalizar convênios com o SOS Mata Atlântica/Bradesco que poderá disponibilizar e financiar 1.000.000 mudas anuais, em 30 espécies diferentes, naturais do Planalto Norte de SC, para que possamos contribuir, gratuitamente, para florestamentos (devastados a 50 anos como regra de Quioto) ciliares nos municípios circunvizinhos e em propriedades rurais,.
    A urgência, urgentíssima é a saúde dos agricultores fumageiros que, de maneira geral, está tristemente comprometida pelos agrotóxicos. As empresas e associações fumageiras e governo, ignoram a Convenção Quadro, quando pondero que é inexorável esta substituição, porque mantém altos interesses financeiros ao prender os pobres agricultores em contas do fornecimentos de insumos impagáveis (agrotóxicos altamente poluidores).
    O ministério da saúde, INCA, foi consultado para que venha ajudar, investindo na formação do banco de dados e atividades pontuais para tratamentos e cura dos agricultores e seus familiares.
    Apoios e adesões, bem como o pedido de envio da projeção detalhada em PowerPoint, poderão ser solicitados pelo tel. 047 3624 1115, ou ac.mba@hotmail.com
    Estejamos com Deus hoje,agora e sempre
    Antônio Carlos M.B. Azevedo Administrador Cra. 16430 8a. Reg. SP/MT Rua José Boiteux n. 370 Cep. 89460-000 Canoinhas Santa Catarina.

Deixe um comentário