Denize para de fumar

C@ros,

Meu nome é Denize, muitos já me conhecem pelo meu trabalho na ACT, mas neste espaço, a partir dessa semana, vocês conhecerão a Denize fumante e o início da minha batalha rumo a uma nova fase da minha vida, uma vida mais saudável e livre do cigarro. E é essa batalha diária, com todas as suas alegrias, frustrações, medos, angústias e conquistas que pretendo compartilhar com vocês pelos próximos meses.

Para começar, um breve histórico de minha relação com o cigarro:

Comecei a fumar aos 14 anos, na escola, junto com amigos, no intuito de me enturmar, de me firmar, de mostrar para mim mesma e para o mundo que eu tinha crescido. E, assim como acontece com muitos adolescentes, o cigarro foi me acompanhando por toda a minha adolescência e hoje, já uma mulher adulta de 30 anos, não consigo me livrar dele simplesmente porque quero ou preciso.

Já iniciei e reiniciei esta caminhada algumas vezes sem sucesso, mas a verdade é que nunca estive tão decidida e comprometida como agora.

Há 12 anos, quando engravidei do meu filho, decidi parar de fumar. Consegui ficar firme nesta decisão durante toda a gravidez. Porém, 15 dias após o nascimento do Pietro, voltei a fumar sem nunca mais pensar em parar.

Em 2009 comecei a trabalhar na ACT e omiti a minha condição de fumante. Digo omiti porque em nenhum momento fui questionada se era fumante, pois isso não era condição para participar ou não da equipe. Assim, a omissão inicial foi para conseguir o emprego, depois para permanecer nele. Passado o tempo, mesmo conhecendo o trabalho da ACT e sua relação com o fumante (que é vítima e não cúmplice da indústria do tabaco), e mesmo sabendo que o fato de ser fumante não invalidaria o meu trabalho, continuei omitindo, mas por vergonha de realizar um trabalho com toda dedicação, por ter o acesso que tinha às informações e tratamentos, por conviver diariamente com pessoas que lutam para minimizar os impactos do tabagismo, por lutar junto com eles… e permanecer fumante. Desde então, tentei diversas vezes parar de fumar. Depois de 2 anos e inúmeras tentativas e recaídas, abri meu coração para toda a equipe e tive todo o apoio, respeito e consideração de todos.  Deixaram claro que a minha condição de fumante não invalidava o meu trabalho, que eu não precisava ter escondido isso por tanto tempo e que eu teria o apoio de todos caso, por iniciativa própria, quisesse um dia parar de fumar e precisasse de ajuda. Mais de um ano se passou e outras tentativas e recaídas aconteceram, até que percebi que não consigo sozinha e cheguei à conclusão de que este é o momento de iniciar um tratamento e de me livrar desse inimigo com o qual convivo há 16 anos.

Assim, ao falar sobre a minha decisão com meus colegas da ACT surgiu a ideia de compartilhar cada dia dessa dura batalha com cada um de vocês através desse espaço. Isso poderia ser feito de forma anônima, essa opção me foi dada, mas decidi me identificar, pois entendo que isso será mais um incentivo e uma motivação para me manter firme na minha decisão e que não devo ter vergonha da minha condição de fumante, pelo contrário, devo ter orgulho da minha decisão de parar.

Então, gostaria de enfatizar que não é a Denize, como secretária da ACT, quem estará aqui diariamente e sim a Denize, como uma pessoa passando pelo difícil processo de romper com a dependência, que fará relatos pessoais dessa experiência que decidiu socializar com vocês.

Espero que os relatos diários que acontecerão aqui possam ajudar muitos a tomarem a iniciativa de parar de fumar e para que percebam que é difícil, mas que com apoio, dedicação e força de vontade é possível e é a melhor decisão a ser tomada. Mais ainda, espero que os que ainda não decidiram, entendam que é preciso ter a consciência de que esta decisão é SUA, e é você quem deve querer e tomar a iniciativa.

É isso, pessoal. Tomei a decisão e procurei a rede pública de saúde, já fiz a entrevista inicial e na próxima quinta-feira inicio o tratamento junto com outras pessoas que estão travando a mesma batalha contra o cigarro.

Estou nesse momento na fase de conscientização antes de iniciar o tratamento, de entender o meu relacionamento com o cigarro, quando ele é uma necessidade e quando ele é um hábito em meu cotidiano para, a partir daí, trabalhar essa relação e buscar a melhor forma de romper com esses laços.

Espero contar com a compreensão e o apoio de todos, comentem, relatem e compartilhem suas histórias conosco.

Abraços e até amanhã.

Denize

21 comentários em “Denize para de fumar”

  1. Força Denize! Ouvi uma vez de um fumante que completava 1 mês sem cigarro: ” a fantasia é pior do que a realidade!” Esse é o caminho: tentar! Se precisar mais do que torcida estou aqui! Boa sorte! Ana

  2. Força Denize. Estou na torcida por seu bem estar e qualidade de vida. Belo presente para o seu DIa Internacional da Mulher. Quanto à ACT,parabéns pela iniciativa e por divulgá-la.Com certeza, isso incentivará e ajudará muitas pessoas a deixarem de fumar.

    1. Oi Cláudia,
      Espero realmente poder ajudar a outras pessoas que queiram parar de fumar. Esse espaço também será muito importante para a minha motivação. Obrigada pelo carinho.

  3. Fico muito feliz em receber a notícia que finalmente Denise Amorim resolveu dar fim a este maléfico vício do cigarro. Como trabalho e desenvolvo sua parte física, reparo piamente o quanto o tabaco te faz mal, sempre depois de alguns minutos de treino, já vem uma respiração ofegante, cansado, tudo isso causado pelo estresse do trabalho, e também os inúmeros cigarros fumados no dia a dia.
    Espero poder festejar essa grande vitória em sua vida, e para isso vai um poema de improviso.

    Cigarro? Eu fumo porque?
    Dizem pra relaxar depois do café,
    do almoço, do jantar.
    Ah também depois do sexo, sexo com uma chaminé, um cinzeiro,
    Cigarro não da onda, e sim dependência. Fumar um baseado é crime, e o cigarro,o que mais mata depois da AIDS e Câncer, tem livre comercio tanto no atacado ou varejo.
    Tem mata rato pra todos os gostos…

    Pense Nisso,

    Beijos
    Mestre
    Sidney Tartaruga

    1. Meu Mestre querido,
      Obrigada pelo poema e pelo o incentivo de sempre!
      Sei da sua torcida, afinal sou a aluna que mais perde o fôlego nos treinos de Capoeira e você sempre diz: “Pare de fumar senão você não aguenta”… Pois é, prepare-se para uma aluna cheia de fôlego e gás daqui pra frente.
      Bjs

  4. Denize, estivemos juntos recentemente, mais precisamente no desfile do bloco Dragões da Riachuelo. Duas coisas me parecem importantes, ao associar este desfile à sua decisão. Primeiro, foi o fato de ter conhecido o Pietro ter fotografado vcs. A outra coisa foi o enredo do Dragões deste ano _ http://www.youtube.com/watch?v=gPh1xn-gy-o, que foi o que nos fez lá comparecer: uma homenagem ao Chico Anysio e uma referência ao seu (dele) esforço de conscientizar as pessoas sobre o risco das doenças relacionadas ao fumo. Acho que o alerta do Chico e o Pietro fazem uma só imagem para mim. No que vc precisar, estamos aí. Parabéns pela sua iniciativa e coragem. Não se cobre além do necessário. Vc é bacana demais e o tempo que for preciso será. Vc agora é a minha Chica Anysia, continuando a fazer, pelo exemplo e esforço pessoal, o que ele tentava nesta matéria: ajudar os outros a compreender.

    1. Caro Alexandre,
      Vou aproveitar esse espeço para fazer uma confissão: naquele dia, depois de horas de concentração do bloco e ainda tomando uma cerveja, não resisti e me escondi de você e dos outros para fumar um cigarro. Veja que coisa horrorosa!!! Quando estávamos exatamente buscando divulgar os malefícios do cigarro… você não sabe o quanto me sinto mal quando faço isso, mas e a fissura??? É disso que quero me livrar, quero me sentir livre e mostrar que sou mais forte do que isso.
      Quanto a meu filho, é por ele também esta iniciativa, quero poder dar um bom exemplo, livrá-lo do tabagismo passivo e vê-lo crescer. Ele é minha grande motivação.
      E que o exemplo de Chico também me inspire.
      Obrigada por tudo!!!

  5. Querida amiga! Fico muito feliz por você ter tomado essa decisão. Também já passei por isso e sei o quanto é difícil, mas é possível… Estamos todas aqui pra te apoiar e te motivar. Bjs no coração.

  6. Querida Denize,
    Fico muito feliz com a sua decisão!! Parabéns, o maior passo vc já deu, decidiu parar e foi além, percebeu que precisa de ajuda. Costumo dizer que atualmente a maioria dos fumantes precisa de ajuda, e não há nenhum demérito nisso. Vc é uma felizarda, pois ao ter coragem de dividir sua história, começou a movimentar uma grande rede de pessoas que te querem bem e desejam apoiá-la.
    Vc tem 30 anos e com certeza já deve ter passado por momentos difíceis em que achou que era muito para vc suportar, não é mesmo? Lembre, vc tem uma força muito grande dentro de vc, acorde-a, use-a para superar os momentos de fissura/incertezas que virão.
    Percebi que vc se sente mal pelo que fez (fumou depois da concentração do bloco, vergonha por continuar fumando mesmo depois de trabalhar na ACT…). Seria bom deixar a culpa de lado, seja a sua melhor amiga. Viver um dia de cada vez, acumular e valorizar todo aprendizado torna o percurso mais leve e possível. Sugiro que fique atenta aos sentimentos que levam vc a desejar/precisar do cigarro, converse com ELES. Assim, poderá entender qual lugar o cigarro ocupa na sua vida. Essa descoberta é um passo muito importante na sua trajetória para ficar sem ele.
    Estou torcendo por vc e conte comigo.
    Grande bj 🙂

    1. Stella, querida, muito obrigada por suas palavras. Sei que você com seu trabalho já ajudou muitos que assim como eu não conseguem parar sozinhos… Ter vocês aqui é uma enorme motivação para mim e será também para muitos. E sim, vou buscar a guerreira dentro de mim, viver um dia de cada vez, sem me culpar, sendo paciente, porém cautelosa com meus sentimentos, medos e necessidades. Vamos vencer! Bjs

  7. Denize,
    Estamos felizes por você.
    Com certeza, apoio não lhe faltará nesta empreitada, mas “vá com jeito”!
    Quando era moleque, havia uma expressão “moringa-gelo!”.
    É isto aí.
    Um abração.
    Joni e Zezé

Deixe um comentário