A Irlanda dá mais um passo à frente para o controle do tabagismo e se torna o primeiro país europeu a proibir a propaganda de cigarros nas embalagens. A partir de 2014, a Irlanda passará a vender cigarros com embalagens genéricas, ou seja, padronizadas, com a mesma cor, formato de letras e sem o logotipo da marca. No resto do pacote serão impressas imagens de doenças vinculadas ao tabagismo. A medida, parecida com a da Austrália, visa diminuir a iniciação ao tabagismo, já que o marketing da indústria do tabaco é voltado para jovens, e a embalagem é um ponto fundamental, cada vez mais chamativas e atraentes para esse público-alvo.
nças substituírem esses clientes que morrem ou abandonam o hábito”, declarou Reilly.
A medida, que será incluída no próximo ano na Lei Antitabaco de 2004, é similar à aplicada pelo Governo australiano, o primeiro país do mundo que obrigou no ano passado as tabacarias a comercializarem seus produtos sem publicidade.
“Dado que 78% dos fumantes diz que começaram a fumar quando tinham menos de 18 anos, está claro que a indústria do tabaco aponta para as crianças substituírem esses clientes que morrem ou abandonam o hábito”, declarou Reilly.
Da mesma forma como acontece em vários países, incluindo o Brasil, grupos de frente da indústria do tabaco, que se opõem a medida, dizem que esta vai aumentar o contrabando de cigarros.