Fotos nos maços

MP em SC entra com ação civil contra imagens antifumo em maços
Fonte: http://cienciaesaude.uol.com.br/ultnot/estado/2008/07/25/ult4513u1316.jhtm
Data: 25/07/2008

“O Ministério Público Federal (MPF) em Santa Catarina entrou com uma ação civil contra a União e a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) para desobrigar os fabricantes de cigarro de utilizar imagens de advertência nos maços de propagandas.”

Segundo a notícia o argumento é de que as imagens ferem a dignidade humana. Parece piada! Agora o que fere a dignidade humana é colocar as imagens nos maços, e não as doenças que o fumo provoca!!!

Concordo que algumas imagens parecem tiradas de filmes “trash”, mas garanto que a realidade é ainda pior. Ou alguém acha que serrar as duas pernas de alguém com problema circulatório causado pelo cigarro é uma imagem leve? Ou ter que mutilar um rosto devido a um câncer na boca ou língua?

Pesquisa do INCA já mostrou que tais imagens por si só podem não fazer o fumante largar o cigarro, mas o fazem pensar em largar, e também desestimulam jovens a começar a fumar. Daí sua utilidade. E não podemos esquecer que ajudam a informar sobre males do fumo, o que as empresas de tabaco nunca fizeram espontaneamente e não o fariam se não fossem obrigadas por lei.

3 comentários em “Fotos nos maços

  1. Pois é Monica, sempre tem um ou outro promotor fumante com disposição à ajudar a indústria tabageira. “ferem a dignidade humana”. Isso é piada de mau gosto, não? Agora, que coisa boa essa parceria da ACTBR com os pesos pesados da economia mundial, não? E a Paula aparece muuuuito bem na foto, hehehe. Abraços

  2. Concordo com o comentário sobre a notícia. A presença das imagens é importante estratégia de promoção da prevenção do uso de tabaco, bem como sensibilizadora para o abandono do tabagismo. Não devem ser retiradas das carteiras de cigarro.

Deixe um comentário