Bituca é plástico

bituca

Trilhões de cigarros são descartados anualmente no mundo e os filtros, chamados de bituca ou guimba, são os resíduos mais comuns em zonas costeiras. Consistem em uma pequena porção do cigarro que não foi queimada e um plástico não-biodegradável, contêm milhares de substâncias potencialmente tóxicas.

Pesquisadores do Instituto do Mar da Universidade Federal de São Paulo (IMar-Unifesp), com a apoio da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo e da ACT Promoção da Saúde, coletaram mais de 4,3 mil bitucas de cigarro em vias públicas, entre março e abril de 2023, e mostraram impactos da contaminação por bitucas em praias e áreas urbanas em duas cidades da Baixada Santista: Santos e Guarujá.

A pesquisa identificou diversos acumulados de bitucas em zonas urbanas, mesmo que ambos os municípios tenham áreas de proteção ambiental e estejam no topo dos rankings de cidades brasileiras mais limpas. Uma única bituca pode contaminar até mil litros de água com seus sete mil compostos químicos, sabidamente perigosos para o meio ambiente e a saúde humana.

Os índices utilizados no estudo indicaram poluição severa, podendo levar à contaminação de lençóis freáticos por resíduos químicos perigosos.

Com base nos achados, a ACT propõe medidas regulatórias que precisam ser adotadas, em acordo com a Constituição:

  1. Bitucas de cigarro devem ser consideradas resíduos tóxicos e receber tratamento adequado e separado do lixo comum. Tal categorização deve ser contemplada na Política Nacional de Resíduos Sólidos.
  2. O fumo em áreas ambientalmente sensíveis deve ser regulado, a exemplo do que já vem sendo adotado em praias de alguns países europeus, assim como no interior de áreas protegidas.
  3. O tratamento e a destinação adequada dos resíduos tóxicos derivados do cigarro devem ser custeados pelas empresas que fabricam, distribuem e comercializam implementando instrumentos de logística reversa, já previstos na Política Nacional de Resíduos Sólidos em vigor.
  4. Mecanismo de compensação ambiental devem ser considerados por autoridades nacionais visando o reparo dos impactos causados por bitucas descartadas em áreas naturais.
  5. O banimento total dos filtros em cigarros deve ser considerado pelas autoridades governamentais.
  6. Monitoramentos específicos para este tipo de resíduo devem ser implementado nas cidades brasileiras, visto que os índices que avaliam a limpeza pública não foram eficientes para demonstrar o problema.

Confira aqui o relatório na íntegra.

Deixe um comentário