ACT marca presença no Congresso Brasileiro de Nutrição – Conbran 2022

Depois de uma edição virtual, o Congresso Brasileiro de Nutrição (Conbran 2022) deste ano retomou as atividades presenciais, e aconteceu em Maceió, capital de Alagoas, entre os dias 5 e 7 de outubro. Mais de dois mil profissionais e pesquisadores nas áreas da saúde e nutrição estiveram presentes, com uma programação intensa de palestras, oficinas e debates, encontros e abraços nos corredores – e a ACT Promoção da Saúde não podia ficar de fora deste importante evento.

Uma das contribuições da ACT foi no debate sobre conflitos de interesses nas políticas públicas de alimentação e nutrição. Kelly Alves, nutricionista especialista em saúde pública e consultora da ACT, em uma oficina sobre o tema promovida pela Organização Panamericana de Saúde (OPAS), com objetivo de formar profissionais e gestores na identificação de situação de conflito de interesse, e adaptação da ferramenta da OPAS.

Bebidas adoçadas causam consequências amargas

A adoção de medidas regulatórias que protejam a população contra o estímulo e incentivo ao consumo de produtos não-saudáveis, como as bebidas adoçadas e outros produtos ultraprocessados, também foi uma dos temas levantados pela organização durante o Congresso. A devida tributação de bebidas adoçadas e fim dos incentivos fiscais aos refrigerantes, e também a necessária proteção do ambiente escolar de publicidade e comercialização de produtos que fazem mal à saúde foram temas de palestras e rodas de conversa que contaram com a participação da equipe.

Tenda da Felicidade no estande da Aliança

A ACT também foi uma das apoiadoras do estande da Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, junto com o Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor). No estande foram realizadas diversas atividades de interação com o público, entre elas a Tenda da Felicidade, onde o público pôde interagir e se informar sobre a quantidade de açúcar dos refrigerantes, as doenças associadas, e os incentivos fiscais que permitem que os produtos cheguem com preço baixo nos pontos de venda. Centenas de pessoas assinaram a petição pelo projeto de lei  2183/2019, que cria  Cide Refrigerantes, participaram de quizz, ganharam brindes, e tiraram fotos com a Máquina (Sincerona) de Refrigerantes. A equipe da ACT também apoiou a realização e estreia da Tenda da Água, criada pelo GT da Aliança, e que tratou de temas como conflitos por água no Brasil, poluição ambiental, efeitos do uso de agrotóxicos e do extrativismo na qualidade da água, preservação da água e formas de potencializar ações comunitárias pelo acesso comum a esse bem.

Com muitos encontros informais, conversas acaloradas e conexões fortalecidas, o Conbran 2022 foi bom demais e vai deixar saudades! Agora é esperar a próxima edição, prevista para acontecer em 2024 em São Paulo.

Deixe um comentário