A ACT Promoção da Saúde, mais uma vez, está apoiando a campanha Vá de Lenço, organizada pela Abrale – Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia, que acontece em 4 de fevereiro, Dia Mundial do Câncer. A ideia é chamar a atenção para a prevenção da doença e o tratamento dos diversos tipos de câncer, e homenagear pacientes oncológicos, suas famílias, os que estão em remissão e os curados.
O conceito da campanha, que acontece há sete anos, é bem simples, mas causa um grande impacto. Basta que quem queira participar faça uma foto usando um lenço e compartilhe a foto em suas redes sociais, marcando #vádelenço e compartilhando iniciativas de prevenção do câncer.
O Dia Mundial do Câncer é uma iniciativa da União Internacional para Controle do Câncer, que visa a conscientização mundial sobre a importância da adoção de hábitos saudáveis para a prevenção de diferentes tipos da doença.
De acordo com as estimativas do Instituto Nacional de Câncer, devem ser notificados 704 mil novos casos da doença até 2025. É sempre bom lembrar que cerca de 30% dos tipos de câncer podem ser evitados com adoção de hábitos saudáveis, como não fumar, não consumir álcool, evitar produtos ultraprocessados e a inatividade física, além de políticas públicas de saúde.
Em nosso site, temos uma nota técnica a respeito dos fatores de risco do câncer, feita em parceria com a Abrale, Movimento Todos Juntos Contra o Câncer, Associação Brasileira de Câncer de Cabeça e Pescoço e Ministério da Saúde. Ao final, focamos em políticas fiscais, pois produtos que prejudicam a saúde das pessoas e do planeta devem pagar pelas externalidades negativas que provocam e, assim, serem submetidos a majoração de tributos, resultando em preços mais altos, de modo a se tornarem menos acessíveis e menos consumidos. Segundo a Organização Mundial da Saúde, a tributação de produtos não saudáveis constitui a medida mais custo-efetiva para reduzir seu consumo e prevenir as doenças crônicas não transmissíveis, como o câncer.