2022, ano de esperançar – e trabalhar!

Finalmente 2021 vai chegando ao final, que ano difícil! O segundo ano da pandemia da Covid-19 – que conviveu com o aumento da fome e insegurança alimentar, estagnação e retrocessos em políticas públicas de prevenção de doenças e no financiamento da educação e da saúde, destruição do meio ambiente, restrição à participação social em órgãos e conselhos de Estado. A lista de motivos para lamentar é longa. E há também comemoração: 2021 é o ano da vacinação e consequentemente o ano da redução do ritmo das mortes e adoecimentos pela Covid-19. O ano em que a sociedade civil confirmou sua importância e seu valor. E falando em coisas boas, 2021 é o ano do centenário de um dos mais importantes pensadores brasileiros: Paulo Freire. Que tem uma mensagem valiosa para nós, vamos ao mestre:

… É preciso ter esperança, mas ter esperança do verbo esperançar; porque tem gente que tem esperança do verbo esperar. E esperança do verbo esperar não é esperança, é espera. Esperançar é se levantar, esperançar é ir atrás, esperançar é construir, esperançar é não desistir! Esperançar é levar adiante, esperançar é juntar-se com outros para fazer de outro modo…” (Paulo Freire em Pedagogia da Esperança)

Paulo Freire nos convoca à elaboração coletiva de um futuro desejável – e a trabalhar por ele. E é o que a ACT Promoção da Saúde tem feito, assim como outras tantas organizações do terceiro setor, movimentos sociais, associações profissionais, redes, coletivos e grupos de bairro.

Perguntamos para integrantes da equipe: quais são os motivos para esperançar em 2022?

“Em 2021, infelizmente não logramos ‘não deixar ninguém para trás’. Apesar de ter assumido este compromisso em 2015 e, antes, em 1988 com a Constituição Federal, o Brasil está hoje entre os países que mais se distanciam da Agenda 2030. É o que atesta a mais recente edição do Relatório Luz do GT A2030, que avaliou que mais de 50% das metas estão em retrocesso e que nenhuma viu avanço  satisfatório. Entretanto, há soluções, como mostram as 136 recomendações do Relatório Luz. Que em 2022 possamos continuar nos esforçando para implementá-las, aumentando investimentos em áreas sociais, promovendo maior igualdade e coerência econômica e proteção ambiental. É possível #MudarOJogo e promover uma sociedade mais solidária, saudável e sustentável para todas as pessoas”. Laura Cury, assessora de relações internacionais.

“Os desafios que vivemos esse ano vão continuar no ano que vem. Precisamos avançar na tributação de produtos de tabaco, acabar com litígios sobre os aditivos dos cigarros. Vamos precisar estar atentos também para nos defendermos dos opositores à recomendação da Anvisa sobre dispositivos eletrônicos para fumar. E avançar cada vez mais nas embalagens padronizadas e em transferir recursos dos produtos de tabaco para a saúde pública”. Mariana Pinho, coordenadora do Projeto Tabaco.

“Espero que tenhamos um ano muito melhor em 2022, com mais saúde! E pra isso acontecer, aqui na ACT vamos atuar junto às candidaturas das eleições 2022, para que possamos levar propostas para um país mais saudável, que previna doenças crônicas não-transmissíveis. Uma das propostas, por exemplo, é restringir a venda de alimentos ultraprocessados nas escolas e aumentar o imposto de produtos que fazem mal à saúde como o tabaco, alimentos ultraprocessados, álcool e agrotóxicos.” Marcello Baird, coordenador de Advocacy.

“Em 2022 vamos seguir aprimorando nossas formas de agir em defesa da promoção da saúde. Entendendo que a nossa causa é atravessada por diversas questões que demandam um conjunto de políticas públicas intersetoriais, visamos fortalecer nosso protagonismo e colaboração em diferentes coletivos e redes para assim mobilizarmos ainda mais pessoas e influenciarmos mais tomadores de decisão. Sabemos que trabalhar em conjunto com outras organizações e pessoas é mais desafiador, mas sabemos também que esse é o melhor caminho para conseguirmos grandes conquistas.” Kelly Alves, consultora técnica em políticas públicas de alimentação e nutrição.

Então agora é hora de…..  descansar bastante pra entrar o novo ano com muita energia e disposição – porque há muito trabalho a ser feito. Lucidez é o nosso grande desejo para 2022! E para alcançar essa lucidez, vale seguir as recomendações do Almir Sater: andar devagar, levar o sorriso no rosto, desfrutar do prazer das massas e maçãs, AMAR.

Boas festas e boa virada de ano, voltamos em 2022, sigamos tocando em frente!

Deixe um comentário