Ontem foi o Dia Mundial do Câncer, e a ACT Promoção da Saúde se juntou à Abrale (Associação Brasileira de Linfoma e Leucemia) na campanha Vá de Lenço, focada na conscientização e prevenção dos fatores de risco que podem levar à doença. Realizada na Av. Paulista, a ação foi um grande sucesso de público. Uma cabine, montada em frente ao shopping Top Center com os dizeres “Venha Descobrir seu Futuro!”, chamava a atenção de quem passava pelo local. Um host com jeito de místico também despertava a curiosidade das pessoas que queriam saber sobre o seu futuro.
Ao longo do evento, a fila em frente à tenda não ficou vazia nem por um momento, e, ao final do dia, mais de 400 pessoas tinham participado e aprendido mais sobre como seus hábitos atuais podem interferir no futuro da sua saúde.
Quiz da Saúde
Na ação, seis pessoas entravam na cabine e eram convidadas a responder a um quiz, com seis perguntas de múltipla escolha, sobre alguns fatores de risco para o câncer (tabagismo, sedentarismo, consumo abusivo de álcool, agrotóxicos, consumo de carnes processadas e de excesso de açúcar), para medir seu nível de conhecimento sobre os temas e, a partir daí, informar e esclarecer os pontos necessários.
Após as perguntas, os participantes ganhavam um lenço de brinde e podiam fazer fotos para as redes sociais em frente ao banner da campanha. Além disso, eles conheciam a “máquina de refrigerante” da ACT, que mostra a quantidade de açúcar contida em uma latinha de refrigerante e os malefícios que o consumo excessivo pode trazer.
“Gostaria de parabenizar vocês pela ação de conscientização, porque é uma maneira de levar as pessoas a terem uma noção de que todas as ações de hoje podem diminuir o câncer amanhã”, contou Rose, uma das participantes.
Prevenir é o melhor remédio
Segundo o Observatório de Oncologia, uma em cada seis mortes são relacionadas ao câncer no Brasil. Essa doença é uma das chamadas DCNTs, as Doenças Crônicas Não Transmissíveis, que, entre outras, também incluem as doenças cardiovasculares e são a segunda principal causa de morte no mundo (responsáveis por cerca de 70%). Entretanto, a boa notícia é que, segundo o Inca, 85% dos tipos de câncer podem ser prevenidos com a adoção de hábitos mais saudáveis.
“[É possível evitar a doença] Se você adotar medidas preventivas, como evitar o tabagismo, evitar a alimentação inadequada, praticar atividade física e evitar o consumo abusivo do álcool. Então, através de uma série de medidas, você pode, sim, cuidar mais da sua saúde e evitar o desenvolvimento de um câncer”, explicou Mônica Andreis, diretora executiva da ACT.