Queremos uma Copa sem Coca!

A Copa do Mundo é um dos maiores eventos esportivos que existem. Como sabemos da importância que a atividade física tem para saúde, era de se esperar que o mais importante torneio de futebol do mundo fosse relacionado apenas a hábitos saudáveis, certo? Mas não é isso que acontece. O patrocínio de empresas de produtos não saudáveis, como a Coca-Cola e o McDonalds, está presente no evento há anos. Participe da campanha para nos ajudar a pedir o fim dessa parceria!

 

Contexto

Já se sabe que as bebidas com adição de açúcar são muito prejudiciais para a saúde. Dentre essas bebidas, incluem-se os refrigerantes. Elas contribuem para o surgimento de problemas como a obesidade e a diabetes, e até mesmo o câncer. Além disso, são completamente supérfluas e não trazem nenhum benefício em termos de saúde e nutrição.

Mas, ainda assim, elas estão presentes em eventos esportivos como a Copa do Mundo. Por meio do estabelecimento de parcerias e patrocínios, empresas como a Coca-Cola tentam associar seus produtos a um estilo de vida saudável – o exato oposto do que eles são na realidade.

E o problema não para aí: com o patrocínio da Copa, a Coca-Cola consegue uma plataforma para fazer propaganda de seus produtos e aumentar suas vendas. Em um mundo que sofre com o aumento constante dos índices de obesidade e sobrepeso (e problemas relacionados a eles), estabelecer parcerias que promovam produtos que contribuem para esse aumento, como faz a FIFA, é, no mínimo, uma grande irresponsabilidade.

 

Campanha: Queremos uma #CopaSemCoca!

 

Pelos motivos descritos acima, organizações de saúde da América Latina se reuniram para pedir que a FIFA retire o patrocínio de produtos não saudáveis de seus eventos:

 

Faça parte desse movimento! Foi disponibilizada uma página para participação na qual é possível enviar mensagens ao presidente da FIFA e aos membros do Conselho de Direitos Humanos da entidade solicitando o fim da parceria.

Pela saúde de nossas crianças, devemos exigir à FIFA que esses produtos não sejam propagandeados em seus eventos esportivos! Queremos uma #CopaSemCoca!

Deixe um comentário