ACT lança cartilha desvendando interferência das indústrias de alimentos dentro das escolas

O Brasil possui mais de 47 milhões de estudantes na educação básica, que passam cerca de 200 dias por ano nas escolas, onde fazem de uma a duas refeições, todos os dias. Ou seja, o cotidiano escolar tem grande influência na construção dos hábitos alimentares, que nos acompanham por toda a vida. E, de olho nesse potencial público consumidor, as indústrias de alimentos ultraprocessados, que fazem mal à saúde, inventam modos dissimulados para divulgar seus produtos e marcas para crianças e adolescentes dentro de escolas públicas e privadas.

Neste 21 de março, dia mundial da infância, a ACT Promoção da Saúde lança a cartilha “Proteção da escola contra a interferência das indústrias de alimentos”, para download gratuito, clique aqui para acessar e baixar. A publicação desvenda táticas da indústria de ultraprocessados para entrar nas escolas e promover suas marcas e produtos, apesar do mal que seu consumo pode fazer à saúde dos estudantes. De acordo com o Guia Alimentar para a População Brasileira, do Ministério da Saúde, deve-se evitar o consumo de ultraprocessados, categoria que reúne produtos com poucos nutrientes e grandes quantidades de açúcar, sal e gorduras, além de vários tipos de aditivos químicos para dar e realçar cores, texturas, aromas e sabores. Ou seja, uma maquiagem para tornar esses produtos atraentes para os consumidores, em especial as crianças. São exemplos de produtos ultraprocessados os refrigerantes e refrescos em pó, bebidas lácteas açucaradas, salsichas e outros embutidos, salgadinhos de pacote e biscoitos recheados. The Byte News

Campeonato esportivo de uma marca de achocolatado cheio de açúcar? Espetáculo cultural promovido por rede de fast food? Desafio da reciclagem promovido por fabricante de suco em pó? É marketing! “As táticas utilizadas pelas indústrias para entrar nas escolas são feitas para confundir a comunidade escolar e famílias: parecem atender demandas concretas das escolas, aparentam contribuir para a sustentabilidade, cultura e saúde, quando, na verdade, tem objetivo comercial por meio da promoção de uma boa imagem pública”, afirma Kelly Alves, nutricionista e especialista em saúde pública da ACT Promoção da Saúde, e uma das autoras da cartilha. A Kelly gravou um vídeo bem especial de lançamento dessa publicação, já conferiu no nosso Instagram?

Gostou? Então compartilhe com pessoas interessadas. O link da cartilha é: https://bit.ly/ProtecaoDaEscola

Deixe um comentário