E está no ar mais uma edição da campanha Doce Veneno, da ACT Promoção da Saúde em parceria com a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável, chamando a atenção de milhões de pessoas para a oportunidade de uma reforma tributária saudável. Nestas últimas semanas, como forma de pressão, centenas de internautas marcaram os ministros Fernando Haddad e Nísia Trindade nas redes sociais, e mais 31 mil pessoas assinaram a petição para que a regulamentação da reforma tributária dê benefícios e incentivos fiscais apenas para alimentos saudáveis, e inclua os ultraprocessados entre os produtos com Imposto Seletivo.
O vídeo principal da campanha contou com a participação voluntária do médico sanitarista e pediatra Daniel Becker, e foi exibido em canais da TV aberta e fechada, veiculado em formato de spot em rádios e Spotify, e tem quase 2 milhões de visualizações no Youtube. As peças visuais da campanha foram expostas em centenas de outdoors espalhados por avenidas, shoppings, aeroportos e estações de metrô, e também em anúncios digitais na internet.
Nesta edição, tivemos novidades: um dos vídeos da campanha, realizado em parceria com a influenciadora e ativista digital Laila Zaid, viralizou nas redes sociais ao denunciar os incentivos fiscais recebidos pela indústria de ultraprocessados, alcançou mais de 1,5 milhão de visualizações, e foi replicado em outras páginas e meios online.
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Outra experiência positiva foi o “Plantão Doce Veneno”, uma série de vídeos curtos e descontraídos, gravados em locais públicos do Rio de Janeiro, em que conversamos e ouvimos a população sobre preço dos alimentos, saúde e reforma tributária.
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“A nova edição da campanha está sendo um sucesso! Temos recebido muitos comentários positivos, notamos aumento do debate público sobre o tema dos ultraprocessados na reforma tributária, e esperamos agora que os ministros dêem um passo assertivo na proteção da saúde da população brasileira”, afirmou Daniela Guedes, diretora de campanhas e mobilização da ACT Promoção da Saúde.