Assine o manifesto contra a venda do nome da estação de metrô Botafogo para a Coca-Cola #XôCoca

Diabetes, obesidade e hipertensão: desembarque antes que seja tarde. Com esse mote, a ACT Promoção da Saúde realizou uma ação de sensibilização do público a respeito das doenças associadas ao consumo de bebidas adoçadas em frente a uma das saídas do metrô, em Botafogo, no Rio de Janeiro – com todo o cuidado possível pensando no contexto da pandemia e risco de transmissão da Covid-19. E convidamos as pessoas a assinarem nosso manifesto contra a venda do nome da estação para a Coca-Cola, você já assinou? Organizações ou pessoas físicas podem apoiar em bit.ly/ManifestoMetro #XôCoca!

Uma das estrelas da ação presencial foi a querida máquina de refrigerantes que revela o que a publicidade oculta: as doenças associadas ao consumo de bebidas açucaradas, como hipertensão, diabetes, colesterol alto e câncer. Distribuímos também o copo – que mostra a quantidade de açúcar contida em uma latinha de refrigerante. E também foi divulgamos o manifesto, assinado por mais de 20 organizações e grupos de pesquisa, que expressa  indignação diante da venda do nome da estação de metrô Botafogo – um bairro centenário do Rio de Janeiro – para uma corporação cujo produto adoece tantas pessoas. Queremos a estação Botafogo Saudável! Se você ainda não assinou, dá tempo de nos apoiar – seja como organização ou pessoa física, precisamos estar unidos e unidas contra a privatização do espaço público e a publicidade sorrateira de produtos que fazem mal à saúde: bit.ly/ManifestoMetro.

No contato com o público, um ponto que nos surpreendeu foi ouvir usuários do metrô que relataram não ter percebido a venda do nome da estação para a Coca-Cola, e olha que o nome “Botafogo/Coca-Cola” está em todos os letreiros dentro da estação, está nos mapas de orientação, está no letreiro digital do carro do metrô e é dito pela locutora no alto-falante dentro do metrô. O que chama a atenção para a dimensão oculta e inconsciente da publicidade junto os usuários do transporte público.

Esperamos que o poder público intervenha nessa ação de marketing milionária, em defesa dos interesses da população.

Vamos espalhar o #XôCoca?
O portal de notícias Brasil de Fato noticiou a ação no site deles, se você quiser saber mais sobre a ação, pode conferir por lá. E também publicamos essa história nas nossas redes sociais, você já curtiu e compartilhou? Só não esqueça de usar a hastag #XôCoca
Se você prefere o Instagram:

1 comentário em “Assine o manifesto contra a venda do nome da estação de metrô Botafogo para a Coca-Cola #XôCoca”

Deixe uma resposta