Qual a idade do seu pulmão?

Por Ayla Farias
Da Agência BOM DIA

Mostrar ao paciente a idade que o pulmão aparenta ter é a nova arma do IMC (Instituto de Moléstias Cardiovasculares) de Rio Preto para combater o tabagismo e tratar as doenças crônicas causadas pelo cigarro. A técnica, importada da Inglaterra, compara o cálculo da idade pulmonar em relação à idade da pessoa que, segundo os médicos, faz efeito e influencia na decisão de parar de fumar.

O cálculo é feito por meio de uma fórmula que combina dados como a idade, peso, altura, quantidade de cigarros fumados ao dia e aos hábitos de vida do paciente. Estes dados são tabulados com os resultados da espirometria, exame que avalia os fluxos pulmonares.

Estudos feitos com dois grupos na Inglaterra mostraram que apenas 6,4% dos que recebiam apenas o resultado da espirometria pararam de fumar. No grupo que tinha o resultado do exame e também a idade pulmonar o índice era de 13,6%. “Os dois resultados combinados fazem efeito. Ao saberem a aparência do pulmão, a reação é outra. Isto é significativo e vamos passar a aplicar em nossos pacientes”, diz o pneumologista do IMC Egberto Palmegiani Jr.

A técnica começa a ser aplicada em maio. É aconselhada para fumantes com mais de 40 anos e que fumem há 20, combinada com a espirometria.

Comentário (meu): Porquê será que isto acontece, de mais gente parar ao saber que seu pulmão está mais velho para sua idade? Fica mais visível, palpável p/ o fumante o dano ao seu pulmão? Mas e o pigarro, tosse, falta de ar, são tão visíveis e ao mesmo tempo ignorados, né?
Ou cai a máscara de uma boa aparência externa x condição interna?
Sei lá… para mim é como se ao falar da idade do pulmão tivesse incorporado a ele certa característica mais humanizada, e passa a existir um maior apelo de cuidado. Será?

37 comentários em “Qual a idade do seu pulmão?

  1. Sabe Monica,

    Cada vez fico mais arrepiado em pensar que demorei 20 anos para tomar a decisão de parar de fumar, sabemos de todos os males e continuamos a nos prejudicar, talvez no começo seja a insensatez da idade e depois a acomodação e forte dependência causado pela nicotina que adia a decisão de forma acentuada.

    Vejo vários jovens iniciando sua trajetória no tabagismo, e assim como na minha época se falarmos que isso prejudica, provavelmente irá ser interpretado da mesma forma que escutava quando jovem, a vida é minha e eu sei o que posso e não posso e paro quando quiser, bem sabemos hoje que não é assim, porém hoje é diferente da minha época onde as pessoas quase cobravam ou se tornava um ritual de passagem fumar para se tornar adulto, o cara e não tínhamos informação que o cigarro prejudicava a saúde como hoje temos.

    Abraços.

  2. sE UM EXAME DE ESPIROMETRIA CONSTAR IDADE DA PESSOA 64 IDADE PULMONAR 86, ISSO SIGNIFICA A DIFERENÇA DE 86-64=22 ANOS, SE SOMAR 86 + 22= 102 ANOS, ISSO SIGNIFICA QUE ESSA PESSOA JAMAIS CHEGARA A 102 ANOS? OU SE A IDADE É 64 E A PULMONAR 86 ISSO SIGNIFICA QUE ESSA PESSOA JÁ ESTÁ BEM PROXIMA DA MORTE OU SEJA A MAIORIA DOS IDOSOS MORREM APÓS OS 80 ANOS, PORQUE AO COMPLETAR 70 ANOS A IDADE PULMONAR É DE 92.

        1. Tenho 23 anos e fui diagnosticada com idade pulmonar de 64 anos, pq isso aconteceu se eu nunca fumei, minha mãe sim é fumante, seria essa a causa?na infância tive asma. Será que o pulmão volta a ter a idade normal dele com o tempo oq eu faço pra melhorar a idade do meu pulmão?

      1. Olá tenho 45 anos nunca fumei, não bebo e tenho bronquite. Sofro muito de falta de ar, fiz um exame de espiriometria deu distúrbio ventilatorio do tipo obstrutivo grau leve, mais vi que minha idade pulmonar é 75 anos. Isso é normal?

    1. Betania, sugiro conversar com seu médico para entender o porque desta diferença já que vc não é fumante.
      Precisa analisar se vc não é fumante passiva (ou seja, está exposta à fumaça do cigarros de outras pessoas), se está ou esteve exposta a alguma outra substância que possa provocar este resultado, ou se possui alguma enfermidade que interfere na capacidade pulmonar, às vezes até alguma condição clínica no momento do exame. Abs

  3. Eu queria saber como e essa de idade pulmonar,pois tenho 33anos e meu exame deu idade pulmonar de63 como funciona isso quer dizer que meu pulmao e velho ou eu tenho dpoc? Obrigada.

  4. VOCÊS FALAM SÓ EM FUMANTES, MAS MINHA MÃE, NÃO FUMA, VAI FAZER 73 ANOS E O PULMÃO DELA TÁ COM 85 ANOS..PODERIAM ME EXPLICAR O PORQUE OCORRE ISSO.TENHAM UM BOM DIA. ROSELY

  5. Minha espirometria deu idade pulmonar 66 anos sendo que tenho 45 anos, NUNCA FUMEI, tive um empiema pleural em uma cirurgia abdominal (esfago) no ano 2000, com drenagem bilateral; poderá ser sequela??? Isso pode piorar?? Favor responder por e-mail….

  6. oi fiz a espirometria e meu exame deu que meus pulmoes tem idade 72 anos e eu tenho apenas 48,meu medico não comentou nada sobre isto comigo so falou que eu estou bem.porem fiquei preocupada.

  7. Bom dia! Tenho 30 anos, nao fumo. Fiz Espirimetria e minha idade pulmonar é 59 anos. Porque essa diferença? Isso significa que viverei menos???

    Obrigada

  8. Olá, tenho 29 anos, e a idade pulmonar de 59 anos, como posso fazer para reverter esta diferença de idade? já fumei na adolescência, mais nunca fui um fumante ativo.

    Fiquei impressionado(apavorado) com tamanha diferença de idade, gostaria de informações concretas.

    de preferência pelo meu email.

  9. Olá!

    Fiz o exame e o resultado de minha idade pulmonar é de 91 e tenho apenas 33 anos,só que não fumo nem nunca fumei.
    Gostaria de poder entender o que se passa.

    Ps:Fiz o exames pelo fato de ter tosse forte e seca constante

  10. Olá!
    Fiz o exame e o resultado de minha idade pulmonar é de 96 anos e tenho 52 anos,só que não fumo nem nunca fumei.
    Gostaria de poder entender o que se passa.
    Ps:Fiz o exames pelo fato de ter tosse forte, seca constante e cansaço.
    Me respondam no email por favor!

  11. FIZ UM EXAME DE ESPIROMETRIA PARA CIRURGIA BARIATRICA
    QUERIA SABER PORQUE MEU PULÃO ESTA COM 76 ANOS E EU SO TENHO 50 ANOS? NUNCA FUMEI! AGUARDO UMA RESPOSTA

  12. boa tarde tenho 51 anos fix o exame e a vida do meu pulmão ta com 81 anos a minha medica não falou nada estou muinto preoculpada porque sou ex fumante

  13. Fui diagnosticada com asma bronquica alergica aos 51 anos depois de passar pelo médico otorrino dizendo ter renite e depois me encaminhou para alergista onde passei anos as voltas. Com 50 anos comecei a sentir mt cansaço e haja tomar acebrofilina ate nao dar mais resultado. Nao andava 50 m nao podia me aborrecer nao podia conversar que logo me dava mt falta de ar tosse seca e a voz ia embora.procurei um pneumologista achando que não era mais alergia e sim um buraco no pulmão. Disse eu ter asma bronquica alergica e um pulmao envelhecido de 85 anos. Passaram bombinha e remédio p aspirar com a boca. Morria de vergonha e nada melhorou. Passei 3 anos nesse quadro e nada. Vivia mt triste, Até q um clínico geral receitou motelucaste. Nossa!! parece q foi certo na ferida. Fiquei mt feliz. A mh respiracao parecia estar 10 por cento e agora parecia ter ido p 40 por cento. JÁ consigo falar andar normalmente so não posso andar mt falar mt.mas tudo bem. Recentemente a pneumologista avaliou com 85 anos o meu pulmão e estou com 55 anos. Somente disse para manter a medicação. Tô sem esperança. Mas to bem psicologicamente desacreditada de médicos.desde meus 19 anos indo a médicos e nada fizeram.

Deixe um comentário