OPAS/OMS disponibiliza vagas gratuitas para programa internacional que ajuda a parar de fumar

Não fumar é sempre a melhor opção para manter uma vida saudável: essa recomendação parece simples, mas para aqueles que fumam isso pode ser muito desafiador. Na pandemia, um estudo brasileiro mostrou que os fumantes aumentaram o número de cigarros consumidos, mesmo que tabagistas acometidos pela covid-19 tenham um risco aumentado para desfechos negativos quando comparados com não fumantes.
Mas deixar de fumar é difícil. Isso acontece porque os cigarros e outros produtos derivados de tabaco contêm nicotina, uma substância que atua no cérebro e causa dependência.
Muitos ex-fumantes tiveram que tentar algumas vezes até conseguirem parar de fumar definitivamente. Por isso, toda oportunidade deve ser aproveitada.
Um serviço britânico, o Allen Carr’s Easyway, é um método clinicamente comprovado que se concentra em abordar a parte psicológica da dependência do tabaco sem a necessidade de terapia de reposição de nicotina. O programa existe há 35 anos, está disponível em mais de 50 países e, normalmente, é pago pelo usuário. Entretanto, a Organização Mundial da Saúde (OMS), como parte da campanha do Dia Mundial Sem Tabaco de 2021, estabeleceu uma parceria com o Programa e o escritório da Organização Pan-Americana de Saúde (OPAS) no Brasil para fornecer vouchers para que 200 interessados participem de forma gratuita.
O programa será em português, em grupos de até 25 pessoas e acontecerá de forma remota e síncrona. A dinâmica é conduzida por um facilitador do Allen Carr, um profissional ex-fumante que utilizou a metodologia para deixar o tabagismo. O participante terá apoio em qualquer hora via telefone e e-mail. As sessões são ao vivo e interativas, pois os participantes podem realizar perguntas e esclarecer dúvidas sobre diretamente com o facilitador. A plataforma das sessões pode ser acessada por qualquer smartphone, tablet ou laptop conectado à internet.
Para saber mais, acesse conteúdo em inglês sobre o programa no site da OMS. Para solicitar um voucher, envie um email para Diogo Alves, consultor da OPAS (alvesdio@paho.org), com seu nome completo e a manifestação do seu interesse.

Desejamos sucesso a todos!

1 comentário em “OPAS/OMS disponibiliza vagas gratuitas para programa internacional que ajuda a parar de fumar”

  1. Passei 2 e 6 meses sem fumar agora voltei, fiz o tratamento com um pneumologista usei o Bio parei no primeiro mes

Deixe um comentário