Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas

A exposição “Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas” chega ao Brasil no dia 15 de outubro, após grande sucesso de público nos Estados Unidos.

Realizada com apoio da Livraria Cultura, a mostra reúne 90 peças publicitárias produzidas entre os anos 1920 e 1950 (impressas e para TV) nos EUA e coletadas pelos médicos Robert K. Jackler e Robert N. Proctor, professores da Universidade de Stanford. São parte de um acervo de milhares de peças mantidas hoje no Smithsonian Institution.

A exposição, realizada no Brasil com exclusividade pela agência de publicidade Nova S/B, mostra como a indústria do tabaco manipulou a propaganda para esconder os efeitos nocivos do cigarro. Num exemplo claro dessa estratégia para atingir a jovens, chegava-se a usar imagens de bebês, crianças, artistas e até de um Papai Noel fumante, além de envolver o prestígio de médicos e a divulgação de pesquisas pseudocientíficas.

A Nova S/B foi a agência escolhida em 2008 pela Organização Mundial da Saúde (OMS) para realizar a campanha global do Dia Mundial sem Tabaco. Veiculada simultaneamente em 200 países, com o tema “Jovens sem Cigarro”, a campanha atingiu a 1,4 bilhão de pessoas. Tal credencial da Nova S/B foi fundamental para agência obter a autorização para organizar a exposição no Brasil.

Exposição: “Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas”
Período: de 15 a 26 de outubro de 2009
Local: Livraria Cultura do Conjunto Nacional
Horário de Visitação: de segunda a sábado das 9h às 22h; domingos e feriados das 9h às 18h.
Endereço: Av. Paulista, 2.073 – Bela Vista
Tel.: (11) 3170-4033

Assessoria de Imprensa da Nova S/B

4 comentários em “Propagandas de Cigarro – Como a Indústria do Fumo Enganou as Pessoas”

  1. Oi Andrea,

    nós podemos te ajudar sim. Temos um filme muito interessante (legendado) chamado Tobacco Conspiracy, além de cartazes e algumas publicações. Precisaríamos saber mais especificamente do que vc precisa. Entre em contato conosco pelo Fale Conosco do nosso site para conversarmos melhor.

Deixe um comentário