Fumo na adolescência

A maior parte dos fumantes experimenta fumar e se torna dependente de cigarro ainda na adolescência. Por mais que tenhamos mais informação circulando, mais restrições ao fumo, ainda é este público que acaba cedendo à tentação de experimentar e coloca seu primeiro cigarro na boca.

Pesquisa recentemente divulgada no Brasil mostra que 1,8 milhão de adolescentes de 12 a 17 anos já usaram, pelo menos uma vez, o produto derivado do tabaco. São 18,5% os adolescentes brasileiros de 12 a 17 anos que já experimentaram cigarro, constatou o Erica – Estudo de Riscos Cardiovasculares em Adolescentes, pesquisa inédita realizada pelo Ministério da Saúde e pela Universidade Federal do Rio de Janeiro em parceria com 33 instituições de ensino superior*.

E os preferidos dos jovens são os cigarros com sabor. Que deveriam já estar proibidos no Brasil, mas devido a uma liminar obtida pela indústria no STF continuam no mercado. E se aprimoram, juntando mais de um sabor no mesmo produto, ou criando um mix de sabores, que mascaram a realidade do tabaco. Em setembro devem se completar 3 anos que a ANVISA proibiu a adição de sabores nos cigarros e a Ministra Rosa Weber, por meio de uma liminar, impediu que a norma entrasse em vigor. Enquanto isso, o mercado de saborizados cresce, e os jovens continuam a ser fisgados para o consumo de cigarros.

* Fonte:http://www.jornalfloripa.com.br/emcimadahora/site/?p=noticias_ver&id=53110

Deixe um comentário