BBC lança ‘Big Brother’ familiar contra tabaco

Fonte:diário de notícias – 21/01/08
Maria João Espadinha

Crianças vão ditar regras para os seus pais deixarem de fumar

Seis crianças “antitabaco” vão mudar-se como os seus pais viciados em nicotina para uma casa. Esta é a ideia-base de The Smokehouse (A Casa do Fumo, em português), que a BBC vai estrear no próximo mês de Fevereiro. O programa, que permite às crianças impor as regras que acharem necessárias para que os seus pais deixem de fumar, será emitido nos canais BBC1 e no CBBC, canal infantil da estação pública britânica.

Durante um mês, os pais fumadores enfrentarão desafios como tentar fazer uma campanha publicitária contra o fumo. Os participantes do programa contarão com um psicólogo infantil, atletas e preparadores físicos para auxiliá-los, noticia o jornal britânico Metro.

“Um dos objetivos da CBBC é dar as ferramentas necessárias às crianças para que possam influenciar o mundo à sua volta”, afirma Anne Gilchrist, diretora criativa do canal. “Pela primeira vez, este programa vai dar a seis crianças os recursos para melhorarem a saúde dos seus pais”, defende a responsável, acrescentando que cerca de metade das crianças britânicas crescem em casas onde pelo menos um dos pais é fumador.

O programa é produzido pela Initial, uma produtora detida pela criadora do formato Big Brother, a holandesa Endemol.

Meu comentário: particularmente achei uma proposta polêmica. A idéia de adultos aceitarem ir para uma casa para tentar parar de fumar e sendo filmados o tempo todo ainda tudo bem, mas envolver seus filhos pode ser bem complicado. O tabagismo é uma drogadição e enfrentá-lo não é simples. O risco de expectativas idealizadas e frustração não é pequeno. O lado bom é estarem em grupo, o que ajuda na superação das dificuldades, tem uma equipe por trás, mas mesmo assim questiono o papel das crianças no programa.

Deixe um comentário