Tabagismo passivo diminui na Europa

A proteção contra o tabagismo passivo melhorou na União Européia (UE). Mesmo com atrasos na plena adoção de legislação pertinente por parte de alguns Estados-membros, um relatório divulgado, na última semana, pela Comissão Européia, mostra que 28% dos europeus estiveram expostos à fumaça do tabaco em bares em 2012, o que representa uma redução de 46% em relação à estatística 2009.

O documento, inclusive, minimiza as preocupações quanto ao impacto negativo que a proibição de fumar pode ter nas receitas dos bares e dos restaurantes, “mostrando que o impacto econômico foi limitado, neutro e, até mesmo, positivo ao longo do tempo”. E enfatiza que a exposição ao tabagismo passivo constitui uma fonte generalizada de mortalidade, morbidade e incapacidade na União Européia.

Ainda segundo o relatório, todos os Estados-membros comunicaram que já adotaram medidas destinadas a proteger os cidadãos contra a exposição à fumaça do tabaco. No entanto, em algumas regiões, as legislações são complexas, o que dificulta a implementação. Todas as ações seguem recomendação do Conselho de Ministros da UE sobre a criação de espaços sem fumo nos Estados-Membros até novembro de 2013.

Deixe um comentário