Reciclagem de bitucas

Você vai fazer o que com suas 2 bitucas de cigarro de hoje? Se você não sabe, o planeta produz todo dia, 2,1 bitucas de cigarro para cada habitante! Se considerarmos somente os fumantes, esse número sobe para impressionantes 7,7 bitucas/dia! Hoje mesmo estão sendo descartadas nos mais diversos locais (a rua é, de longe, o preferido) 12.328.767.123 bitucas. Isso mesmo, 12,3 bilhões de bitucas! Isso equivale a 4.932 toneladas de bituca por dia (cada uma pesa aproximadamente 0,4g), ou 493 caminhões carregados com 10 toneladas cada um. Tudo isso num só dia!

Por Paulo Bucco, da ACT, após ler a notícia abaixo:

Pesquisadores da universidade de Xi’an Jiaotong University estão estudando um meio de reciclar restos de cigarros, transformando o material num produto anti-corrosivo. Para obter o material, as bitucas são imersas em água por 24 horas para retirar de lá algumas substâncias químicas, como a nicotina. Depois, os restos de cigarro recebem um banho de ácido e o produto resultante desta mistura pode ser aplicada em aços carbono. A informação é da Chemical & Engineerging News.

Todo o ano são produzidos cerca de 4,5 trilhões de unidades de cigarros no mundo todo. Boa parte de seus restos são simplesmente descartados sem qualquer cuidado especial. Num único dia, mais de 3 milhões de bitucas foram recolhidas nas praias do mundo todo numa ação global de limpeza – 1 milhão delas só nos Estados Unidos. Vale lembrar que a bituca de cigarro leva cerca de dois anos para se decompor e pode ser confundido com alimento por animais marinhos.
Da Redação da UrbanPost de São Paulo

3 comentários em “Reciclagem de bitucas”

  1. Muito boa a matéria.
    Uma idéia limapa e conciente são as bituqueiras em São Paulo em varios estabelecimentos e condominios.
    Eles fornecem mterial de concientização gratuito e parte da venda vai para o hospital do cancer.
    Abraços

Deixe um comentário