Pesquisa sobre prevenção de tumores

Síntese: Um estudo publicado no jornal da Associação Americana por Pesquisas sobre Câncer mostrou que a metaformina, substância indicada para o tratamento do diabetes tipo 2, é extremamente eficaz na prevenção de tumores malignos induzidos pelo uso do tabaco, sendo capaz de diminuir os tumores de pulmão desenvolvidos em ratos de laboratório que foram expostos à NNK, uma molécula derivada da nicotina.

“Apesar de parar de fumar ser o passo mais importante para os atuais fumantes, mais de 50% dos cânceres de pulmão são diagnosticados em ex-fumantes, aumentando a importância de identificar quem são as pessoas em risco e quais são os tratamentos mais efetivos”, disse em uma teleconferência de imprensa um dos pesquisadores, Scott Lippman. “Esse importante estudo, aliado a pesquisas prévias e dados epidemiológicos, sugerem que a metaformina pode ser uma aliada na prevenção e no tratamento do câncer”, afirmou.

De acordo com Lippman, estudos epidemiológicos realizados antes da pesquisa do Instituto do Câncer haviam mostrado que diabéticos que tomavam o medicamento tinham um risco menor de desenvolver o câncer. Segundo o cientista, no novo estudo, foi verificado que a droga também pode ser efetiva para o restante da população.

Também na linha da prevenção, outro estudo publicado pela Associação Americana por Pesquisas sobre Câncer mostrou que adicionar uma boa variedade de vegetais à dieta diminui o risco de desenvolvimento do câncer de pulmão, principalmente entre fumantes. “O consumo de frutas e legumes, independentemente da quantidade, é um fator preventivo, mas é bom lembrar que a melhor ação de prevenção é parar de fumar”, disse Bas Bueno-de-Mesquita, cientista do Instituto Nacional de Saúde Pública da Holanda, no texto de apresentação do estudo.

Fonte: Clique aqui
Publicação: 06/09/2010

Deixe um comentário