Omã aumenta tributos sobre tabaco, álcool e alimentos

Você já ouviu falar em Omã? É um pequeno país localizado no extremo oriente da Península Arábica, que faz fronteira com a Arábia Saudita e com os Emirados Árabes e traz boas notícias em relação à tributação quando o assunto é saúde. Desde o dia 15 deste mês, entrou em vigor por lá a decisão de dobrar os preços de cigarros e derivados, bebidas alcoólicas, energéticos, além de carne de porco. A mudança veio através da intitulada sin tax (imposto sobre o pecado, especificamente cobrado sobre certos bens prejudiciais à sociedade e aos indivíduos). Os impostos seletivos também recaíram sobre as bebidas carbonatadas (+50%).

O aumento do imposto seletivo tem, entre seus principais objetivos, reduzir o consumo dos bens tributados, o que colabora para um estilo de vida mais saudável por meio de mudanças no padrão de consumo dos indivíduos, além de aumentar a receita para investir em serviços sociais e na área da promoção da saúde.

Em Omã, os dados são preocupantes: há pelo menos 10 anos o número de pessoas com diabetes não para de crescer. E mais homens do país estão expostos ao fumo passivo em casa ou no trabalho. 

Como resultado desta medida fiscal, o governo espera arrecadar 260 milhões de dólares anuais através dos impostos. 

Matérias de referência em inglês:

https://www.thearabianstories.com/2019/05/26/omans-new-sin-tax-to-come-into-effect-in-june/

https://www.arabianbusiness.com/banking-finance/421663-oman-to-impose-100-tax-on-tobacco-alcohol-starting-next-week

Deixe um comentário