Humor contra o tabaco…criatividade é o que não falta!

Fonte: http://www.elmundo.es/elmundosalud/2005/09/12/tabaco/1126532828.html
Por Said Bichara

Enquanto navegava na net procurando curiosidades para o blog, encontrei um artista um tanto quanto inusitado, que através da sua arte bem humorada vem criando desenhos muito criativos que denunciam os prejuízos provocados pelo tabaco.

Trata-se do cartunista turco Kamil Yavuz, de 46 anos, que trabalha já há mais de uma década com a questão do tabagismo e dentre os principais temas de suas ilustrações estão o problema do tabagismo passivo e as manobras da indústria do tabaco.

Uma de suas charges mais satíricas, e particularmente a que mais me chamou a atenção, tanto pelo tom crítico quanto pela criatividade, é a em que um fumante confunde a companhia de tabaco Philip Morris com a personagem da morte. Ou ainda outra, sobre o tabagismo passivo, em que um feto golpeia sua mãe enquanto esta fuma, como se pedisse para ela deixar de fumar. Apesar dos riscos, são muitas as mulheres que continuam fumando durante a gravidez.

Algumas de suas outras ilustrações encontram-se no livro “Elveda Sigara, Merhaba Hayat” (Adeus ao cigarro. Olá a vida)

Ilustração 1: Kamil Yavuz disponível em http://www.elmundo.es/elmundosalud/especiales/2005/09/kamil/08.html

Ilustração 2: Kamil Yavuz disponível em http://www.elmundo.es/elmundosalud/especiales/2005/09/kamil/09.html[photopress:morte.jpeg_1.jpg,full,centered][photopress:mulher.jpeg_1.jpg,full,alignright]

Deixe um comentário