Fumo entre vizinhos

Temos recebido diversas mensagens no fale conosco da ACT de queixas de pessoas que convivem com vizinhos fumantes e que se sentem prejudicadas pela fumaça que atinge o seu apartamento, ou a janela do quarto de seus filhos, etc.

É uma questão delicada e às vezes não é simples resolvê-la. Sabe-se hoje que a fumaça do tabaco não é só um incômodo, é tóxica e potencialmente cancerígena, e a exposição a ela pode causar os mesmos problemas à saúde que o consumo do cigarro causa aos fumantes: respiratórios, cardiovasculares e cânceres. Os próprios fumantes tornam-se fumantes passivos quando expostos à fumaça do tabaco.

Nos casos em que condôminos são afetados pela fumaça do tabaco oriunda de outra unidade condominial, nossa sugestão é que primeiramente se tente resolver a questão de forma amigável diretamente com o outro morador, dando ênfase à questão da saúde pela exposição à fumaça do tabaco, e caso não surta efeitos, sugerimos que converse com o síndico(a) para tentar chegar a uma solução conciliatória.

Esta questão também pode ser levada à assembléia do condomínio, e pode ser possível uma mudança na convenção ou regulamento do condomínio, para que haja discussão aberta e previsão a respeito deste assunto. Nesta última hipótese, veja na própria convenção ou regulamento do seu condomínio os procedimentos e quóruns para a respectiva alteração de conteúdo.

Caso tenham experiências deste tipo para compartilhar conosco, especialmente se conseguiram encontrar uma maneira de solucionar o conflito, escrevam pra gente, isto pode vir a ajudar outras pessoas em situações semelhantes!

Deixe um comentário