Fumo e Artrite Reumatóide

Fonte: Folha de S. Paulo, 9/3/2011
http://www1.folha.uol.com.br/equilibrioesaude/886246-pesquisa-da-usp-mostra-como-cigarro-causa-artrite.shtml

Um mecanismo que desencadeia a artrite reumatoide em fumantes foi identificado por pesquisa da FMRP (Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto), da USP. Já se sabia que quem tem predisposição genética e fuma pode sofrer dessa doença inflamatória crônica, que causa dores e rigidez matinal nas mãos e nos pés.

Agora, o estudo do biomédico Jhimmy Talbolt, defendido como dissertação de mestrado na última semana, revela como isso acontece. Quando a pessoa fuma, uma das células do sistema de defesa -a TH17- é sensibilizada e fica doente. Ao ser estimulada pelos hidrocarbonetos aromáticos da fumaça do cigarro, a TH17 passa a orientar o sistema de defesa a destruir articulações das mãos, pés, joelhos, punhos, cotovelos e tornozelo.

[photopress:Artrite.jpg,full,alignleft]

1 comentário em “Fumo e Artrite Reumatóide”

  1. Não fumo mais tenho duas pessoas que fumaram na minha companhia durante mtos anos, minha irmã adotiva e uma amiga, chegavam a fumar as duas 3 maços por dia em meu derredor, tenho artrite hoje mto agressiva, meu joelho direito está enorme e meu pulso esqquerdo tb; estou fazendo uso metotrexate (lexato) injetavel, único depois de tantos remedios que me fez andar novamente

Deixe um comentário