Estudo revela que paulistanos estão fumando menos

Por Kim Mello

De acordo com a matéria do site Terra: “Um levantamento da Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo apontou que o paulistano está fumando menos. De acordo com o estudo, o número de pessoas que fumam dois ou mais maços de cigarro por dia na cidade de São Paulo caiu 31% entre 2009 e 2010. A pesquisa teve como base intervenções de rua promovidas pelo CRATOD (Centro de Referência em Álcool, Tabaco e outras Drogas) em locais movimentados da capital paulista”.

A matéria também traz que a lei antifumo e a maior disseminação de informações acerca dos males provocados pelo cigarro influenciaram o comportamento dos fumantes, e também se observou um crescimento do total de pessoas que declararam serem não fumantes.

Dessa matéria podemos comentar alguns dos pontos destacados/enfatizados. É importante compreender que a atuação e iniciativa das diversas instituições que combatem o tabagismo (sejam públicas ou provenientes da sociedade civil) ajuda muito a conscientizar as pessoas, levando informação ao público por meio de campanhas, distribuição de material e debates na mídia. Por fim, reconhecer os avanços que a lei antifumo estadual proporcionou. Repare que se unirmos as iniciativas com o respaldo normativo, os resultados aparecem! Fica aqui, mais uma vez, nosso apelo para o apoio a lei antifumo de escala nacional!

1 comentário em “Estudo revela que paulistanos estão fumando menos”

Deixe um comentário