Crianças de 2 a 6 anos de idade compram cigarros e bebidas alcoólicas em supermercado

Foi o que a American Cancer Society constatou numa pesquisa realizada em 2006 nos Estados Unidos. Pesquisadores colocaram 120 crianças de 2 a 6 anos de idade para fazer compras num supermercado de miniatura com 133 produtos simulando itens comumente encontrados nos supermercados como frutas, vegetais, carnes, comidas prontas, pães, produtos de limpeza, bebidas, cigarros, etc.

O resultado foi que 28,3% das crianças compraram cigarros, 61,7% compraram bebidas alcoólicas e 24% das crianças compraram os dois (álcool e tabaco). O motivo mais alegado pelas crianças em entrevista posterior à compra foi o de preparar um jantar ou uma festa para suas amigas bonecas.

Os pesquisadores ficaram surpresos ao perceber que crianças de dois e três anos estão muito mais conscientes acerca do cigarro e do álcool do que se imaginava, e que a percepção delas a respeito destas substâncias é de algo prazeroso e essencial em situações de convívio social, após as refeições ou após um dia cansativo de trabalho.

As crianças filhas de fumantes fizeram quatro vezes mais compras de cigarros do que as filhas de não fumantes. Mas o fato de crianças de pais não fumantes também comprarem cigarros e bebidas alcoólicas aponta para a realidade de que as crianças estão sendo expostas ao comportamento de todos os adultos e não só ao de seus pais.

Os pesquisadores concluíram que o comportamento e mensagens (positivas e negativas) dos adultos, principalmente dos pais, exercem forte influência sobre as crianças.

Por Cristiane Sales
Fonte: AMERICAN CANCER SOCIETY. Cigarettes, alcohol on toddlers’ shopping list. CA Cancer J Clin; 56: 2-3, 2006.

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