Apple não conserta computadores de fumantes

Segundo informou o site ’20 minutos’, algumas lojas da Apple recusaram-se a consertar problemas de computadores usados por fumantes temendo os efeitos nocivos da nicotina para a saúde dos seus técnicos de informática.

Uma mulher nos Estados Unidos levou o seu computador a uma loja da Apple e ficou surpreendida ao saber que os técnicos não se responsabilizam por danos em computadores de fumantes, já que a garantia não cobre e que consideram o tabaco uma substância “perigosa” para a saúde e para o bem-estar.

O caso desta mulher não é único, pois existe uma associação de consumidores (“The Consumerist”) que alerta para os malefícios que podem ser causados para os que manuseiam computadores poluídos pelo tabaco. Segundo esta organização, a empresa de Steve Jobs tem recebido várias queixas dos consumidores que não compreendem a sua posição.

Fonte: http://www.correiomanha.pt/noticia.aspx?contentid=42D0BB26-FEF9-4DEA-B1DF-F5DCC513192D&channelid=00000021-0000-0000-0000-000000000021

23 Novembro 2009 – 12h59

3 comentários em “Apple não conserta computadores de fumantes”

  1. Marina, boa noite.
    Sou “militante” contrária a sua causa, mas nem por isso acho que não poderia haver um dialogo produtivo entre as partes. Afinal de contas, todos queremos o melhor para nossa sociedade. Tanto, que nessas discussões ja aprendi muito.Concordo com alguns aspetos da lei, embora encontre exageros. Muitas ONGs antitabagistas americanas cairam no erro de exagerar a bravata. Não vi isso em seu site, por isso acho que vocês podem ser razoáveis, ainda não sei. Para ter uma perspectiva de seu ponto de vista, se puder, me diga.
    Gostaria de saber: vocês acham a atitude da apple correta? acreditam no combate do fumo “a qualquer custo”?
    PS: não quero entrar numa briga fanática, quero apenas tentar dialogar.

  2. Olá Lilian,

    já existem alguns estudos que falam sobre a “third hand smoke”, ou seja, sobre os malefícios causados pelos resquícios do cigarro que ficam na mobília, carro, etc. No entanto, não existe ainda uma evidência definitiva em relação a este assunto. Portanto, não podemos dizer que a saúde dos técnicos pode ser prejudicada pelo fato de manusearem computadores”poluídos” pelo tabaco.Achamos a política da Apple um exagero.

  3. Conheço esses estudo, Marina. Inclusive faço uma monografia na pós sobre o perigo das atitudes exageradas com base em coisas que não foram comprovadas… e o perigo do exagero por si só. Bem, de qualquer forma fiz as perguntas apenas para “testar”… Afinal, você deve saber tanto quanto eu que existem radicais com quem é impossível conversar. Há tempos tenho tentado encontrar alguém do lado oposto para conversar de maneira sensata. Mesmo sendo fumante inveterada, contrária a parte da lei, farei questão de visitar sempre seu espaço. Afinal, nenhuma de nós detém a verdade absoluta e podemos aprender sempre, certo?
    Abraços.

Deixe um comentário