A indústria busca atrair também a simpatia dos jovens universitários

Na última semana, a Souza Cruz esteve presente em vários eventos voltados aos universitários e a ACT esteve lá, de maneira discreta, para verificar as estratégias da indústria para construir uma boa imagem junto aos jovens estudantes.

No dia 17, houve a palestra do Marcelo Tas na UERJ, dentro do projeto diálogos universitários. Apesar de nossos apelos através do Twitter e e-mails, o apresentador do CQC compareceu ao evento, e ao me infiltrar na platéia, soube exatamente o porquê: além de ser um evento bem planejado e executado, o fato de permitir que a empresa júnior assuma a logística do evento e aproximar os alunos de um ícone das diversas mídias atuais (além de apresentar um dos programas nacionais mais assistidos atualmente, Tas possui mais de 800 mil seguidores no microblog), a Souza Cruz faz uma apresentação institucional no qual mostra os seus projetos de sustentabilidade, tema tão em voga nos dias atuais. Ou seja, os alunos saem de lá com a impressão de que a empresa é antenada aos desejos dos jovens, e que sem ela a oportunidade de ter esse “papo” tão próximo com o ídolo que sabe tanto de novas mídias, a revolução da internet e como se portar para aproveitar como essas mudanças afetam o mercado de trabalho… Tas falou muito sobre o profissional, independente de sua área, que souber ouvir o que seus clientes têm a dizer nessas mídias (orkut, twitter, facebook), e a partir daí ter uma fonte de crítica construtiva para aprimorar o seu negócio, será aquele se conseguirá ter um maior êxito frente ao público. Além disso, a imagem da empresa torna-se simpática para os universitários, afinal de contas, a SC mediu seu nível de carbono emitido na produção e não contribui para o efeito estufa… Para finalizar, ao responder o questionário de avaliação do evento, onde a última pergunta era como você avaliava justamente a sua percepção em relação à imagem da empresa, você ganhava um bloco/caderno sensacional, com até post-it personalizado.

No dia 18 foi o dia do universitário. E a mesma empresa estava presente em dois eventos diferentes recrutando estagiários e trainees para seus quadros de funcionários. Na Escola Politécnica da USP (SP) acontecia o 20° Workshop Integrativo, uma feira de recrutamento. Já na PUC-Rio ocorria, desde o dia anterior, a XV Mostra PUC, que se estendeu até o dia 20. Em ambos, a SC possuía um estande equipado com telas de LCD, onde os jovens universitários participavam de um elaborado jogo virtual em troca de brindes, além de profissionais de diversas áreas (RH, Comunicação…), que distribuíam um folder explicativo sobre a empresa e destacando as áreas de oportunidade de estágio e programas para trainee. Entre os brindes destribuídos, mochilas e kits com lápis, borrachas e réguas.

Como imagens valem mais do que palavras, abaixo temos as fotos tiradas dos eventos ocorridos no Rio:
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Ou seja, a indústria vêm investindo pesado para ganhar a simpatia dos jovens universitários, patrocinando eventos onde eles possam ter contato com pessoas exponenciais dos mais diversos campos da sociedade brasileira, ou atraindo aqueles que desejam se inserir no mercado de trabalho com perspectivas de trabalhar em uma empresa que lhe paga altos salários, e ainda se preocupa com o futuro do planeta… Mas esquecem de dizer a esses mesmos jovens as suas arrojadas estratégias de marketing para atrair novos e extremamente jovens consumidores, ou que é responsável pela morte de milhares de brasileiros por ano por doenças tabaco-relacionadas. Até quando essa ilusão continuará?

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