Novidades sobre doenças crônicas não transmissíveis no Fórum Global da NCD Alliance

Mais de 400 delegados e delegadas, de 85 países, participaram da terceira edição do fórum global da NCD Alliance, uma rede mundial de organizações que atuam no tema das doenças crônicas não transmissíveis. E a ACT Promoção da saúde, cuja diretora geral Paula Johns é integrante do conselho da NCD Alliance, esteve presente e participou das palestras, mediou painéis de debates e facilitou uma oficina sobre a importância das coalizões para incidência em políticas públicas, onde falamos sobre duas iniciativas que temos muito orgulho de fazer parte: a Rede ACT, uma das primeiras redes de DCNTs do mundo, e a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável.

O encontro aconteceu na cidade de Sharjah, nos Emirados Árabes Unidos, entre os dias 9 e 11 de fevereiro, com o tema “Criando pontes”: como fazer com que compromissos globais se tornem nacionais e ação local, impactando positivamente as pessoas nos territórios em que vivem. A comitiva da ACT contou com a participação da diretora geral Paula Johns, Laura Cury, assessora de assuntos internacionais, Bruno Helman, então assessor de relações institucionais, e Gabriel Marmentini, da Associação de Câncer de Boca e Garganta e integrante da Rede ACT.

“O Fórum é um espaço de troca de experiências muito importante e a presença da ACT representa a crescente mobilização da sociedade civil em torno do problema das doenças crônicas”, afirma Paula Johns. “É bacana ver como o número de alianças cresceu desde a realização do primeiro fórum, em 2015, e como o movimento está se fortalecendo, com foco nas políticas públicas”. As doenças crônicas não transmissíveis – principalmente o câncer, doenças cardiovasculares, doenças respiratórias crônicas e diabetes – são a causa de morte mais comum no mundo e representam 70% de todos os óbitos. 

Novidades e lançamentos

Além da intensa programação de palestras e debates, vários lançamentos aconteceram durante o fórum. Um deles foi a série “Turning the tide”, que conta com 26 vídeos curtos, gravados em 24 países. A série é uma parceria da NCD Alliance com a BBC StoryWork’s, e mostra desafios vividos por pessoas diretamente afetadas pelas doenças crônicas não transmissíveis, e iniciativas de governos e da sociedade civil para enfrentar essa epidemia.

Outro lançamento foi uma publicação sobre avaliação e monitoramento de políticas públicas, o “Pushing for Progress on NCDs: A Toolkit for Civil Society-Led Accountability to Bridge the Gap between Commitments, Targets and Action’. A publicação parte da importância das organizações da sociedade civil no acompanhamento independente das ações e políticas de governos para garantir que os compromissos globais sejam cumpridos e se concretizem nacional e localmente. O documento apresenta conceitos e definições sobre “accountability”, acompanhados de diversos estudos de caso e dicas de integrantes de organizações que têm experiência nessa atuação. E também apresenta um esboço prático de painel de avaliação, com indicadores, sugestões de fontes de informação, links de publicações de referência e sugestões de como avaliar o progresso das políticas em suas diferentes áreas.

Deixe um comentário