Motivo de orgulho!

Aos que acompanham o blog e estão na luta para parar de fumar, conseguir vencer o tabagismo é um enorme motivo de orgulho!

Vencer passo a passo, dia após dia, deve ser valorizado pois para a maior parte das pessoas isto exige um grande esforço e persistência, mesmo quando estão fazendo um tratamento e utilizando algum medicamento para interromper o fumo. Hoje o cigarro é ainda mais viciante que no passado e obviamente isto dificulta ainda mais o processo de abandono do tabagismo. Vou falar deste tema com mais detalhes em outro post.

Para quem trabalha com fumantes, é também uma enorme satisfação quando as pessoas conseguem deixar o cigarro. O profissional compartilha desta conquista e é gratificante sentir que ajudou em parte dela. O mesmo pode ser sentido pela família e amigos.

Muitas pessoas trabalham com afinco para que a população tenha acesso a informação e a tratamento. Cobram dos governantes o compromisso com a saúde pública e a adoção de políticas públicas que favoreçam a prevenção e controle do tabagismo. Participam de pesquisas, congressos científicos, cursos e reuniões.

Uma destas pessoas é a médica brasileira Vera Luiza da Costa Silva. Ela já atuou como gerente da Coordenação de Prevenção e Vigilância do INCA/MS, foi chefe da Iniciativa Livre do Tabaco da Organização Mundial da Saúde e gerente do Centro de Estudos de Tabaco e Saúde da Fiocruz.

No dia 20 de junho de 2014, a Dra. Vera Luiza assumiu o cargo de Chefe do Secretariado da Convenção-Quadro para o Controle do Tabaco da OMS, o que representa um grande motivo de orgulho para toda a comunidade que trabalha com este tema e para todos os que contam com o apoio de profissionais que se dedicam a esta causa!

Deixe um comentário