Propagandas de cigarros

Quem não se lembra das fantásticas propagandas de cigarro que eram veiculadas na TV, todas com jovens, esportes radicais, músicas empolgantes e belas mulheres?

Revi ontem uma destas em que o alpinista fumante escalava um paredão de gelo e ao chegar ao pico fumava seu cigarrinho. Vejam o absurdo da coisa: quem é fumante sabe que o fôlego diminui aqui embaixo mesmo, imagine com o ar rarefeito então!

Mas no detalhe a gente não pensa quando assiste, e sem dúvida eles sabiam como atrair a atenção, o desejo, e aí para começar a fumar era um pulo. Muita gente começou a fumar influenciada por isto, por artistas de cinema, ou por amigos que queriam também viver o mundo de Marlboro, não ter limites como nos anúncios do Hollywood ou simplesmente porque tinham algo em comum, como no Free. É um jogo de marketing impressionante, sedutor mesmo, de tirar o chapéu.

E agora que está proibido? Na verdade a indústria de tabaco continua querendo vender seu produto, mas usa estratégias de marketing indireto e abusa da tentativa de se mostrar como uma empresa socialmente responsável (lobo em pele de cordeiro).

Olha só a matemática: a Imperial Tobacco gasta 2 milhões de dólares canadenses por ano em eventos de artes, e 40 milhões para divulgar isto!*

Não sejamos ingênuos de acreditar que houve de fato uma mudança por parte da indústria do tabaco. Para quem já é fumante, perceber que foi ludibriado é ruim, vem junto com uma sensação de “que trouxa eu fui de achar aquilo bonito”, agora para quem não fuma isto pode ser o divisor de águas: se tenho consciência de que é a boa imagem é só uma fachada, tenho mais força para dizer não ao cigarro e a toda a manipulação das pessoas que está por trás do marketing do fumo.

*Fonte: Doações da Indústria do Tabaco: Aceitar dinheiro da indústria do tabaco ajuda a vender mais cigarros e custa mais vidas, Monteiro, A., RTZ/ACTbr, 2005.

3 comentários em “Propagandas de cigarros

  1. Realmente as propagandas de cigarro eram fabulosas, o maior filão para as empresas de mídia. Como disse em outro comentário, até hoje é bastante sedutor a imagem do cigarro. Os maços e as embalagens são bonitas e feitas para atrair-lhe a atenção. Da mesma forma, em qualquer lanchonete, padaria, restaurante ou lojinha de conveniência vc encontra uma chamativa bem atraente para o produto. Mesmo com a campanha do Ministério da Saúde, ainda é atrativo. Quando fumei meu primeiro cigarro estava na faculdade, idos de 1992, naquela época, além das propagandas, era permitido fumar em qualquer lugar, inclusive dentro da sala de aula. Acho que houve avanços quando se cerceou a propaganda dos cigarros, e com as restrições atuais em fumar em locais fechados, talvez não tivesse fumado aquele cigarro … talvez não tivesse fumado por 15 anos …, mas o combate ao fumo não acabou e sei que há um aindústria de tabaco louca para encontrar meios de seduzir o incauto a se iniciar e se manter no terrível e mortal vício do cigarro.

  2. Boa noite!
    Gostaria de saber se vocês têm cartazes de propagandas de cigarros. Trabalho com adolescentes e utilizo cartazes em nossas aulas.
    Obrigado

  3. Na verdade nosso governo foi o principal responsavel por todos estes acontecidos, deixar veicular aquelas propagamndas tao incentivadoras que levava varios adolecentes, jovens,a este vicio simplesmente porque sua aliquota de impostos era algo fascinante. Depois de anos estudos e levantamentos descobriram que o custo com a saude era maior que arrecadação entao o cigarro passou a ser tratado pior que dorga onde a pessoa nao é presa, mas é totalmente excuido pela sociedade, que absurdo!!!!

Deixe um comentário