Mito ou Verdade?

1-Cigarro é droga?
Verdade! Cigarro é uma droga poderosa, apesar de ser um produto lícito. O potencial de abuso da nicotina é tão grande quanto o da cocaína e heroína*. (*Focchi, GRA, 2003)

2-Com insistência se convence o fumante a parar de fumar
Mito! A insistência pode tornar-se frustrante para quem a realiza e para quem a recebe. Expresse seu desejo mas lembre-se de que para largar o cigarro o fumante também deve desejar fazê-lo

3-Fumante que não consegue parar não tem força de vontade
Mito! A força de vontade é fundamental, mas mesmo quem a tem pode ter dificuldade para parar de fumar em função do grau e características da dependência.

4-Não dá para interromper o tabagismo se a pessoa ainda gostar de fumar
Mito! É possível deixar de fumar mesmo com a presença de ambivalência por parte do fumante. Técnicas motivacionais e análise crítica auxiliam no alcance de abstinência.

5-Parar de fumar usando adesivo ou remédio é trocar 6 por meia dúzia, ou seja, só está se trocando de droga
Mito! O uso de medicamentos no tratamento do tabagismo, quando realizado adequadamente e com orientação especializada, é temporário e não gera dependência

6-Parar de fumar pode levar a pessoa a engordar
Verdade! Alterações metabólicas podem ocasionar ganho de peso após a parada, em média de 2 a 4kg*. O ganho excessivo pode estar relacionado a fatores como ansiedade, compensação e melhora do paladar. (*Inca, 2001)

7-Mulheres têm mais dificuldade para parar de fumar do que os homens
Verdade! Apesar de buscarem mais o tratamento, as mulheres podem apresentar mais dificuldades de parar de fumar do que os homens*.(*Dados de pesquisa do Incor, SP, 2003)

8-Para o jovem é mais fácil parar de fumar
Mito! A dependência impede que o tabagista pare com facilidade. Menos de 2 entre 5 jovens fumantes que acreditam parar em 5 anos realmente o fazem*.(*Dados Banco Mundial, 2000)

9-Cigarro é porta de entrada para outras drogas
Verdade! Seja por vulnerabilidade pessoal ou facilitação de acesso, observou-se que o uso de tabaco eleva em 3 vezes o risco relativo de oportunidade de uso de maconha, que por sua vez eleva em 5 vezes o risco relativo de oportunidade de uso de cocaína*. (*Nicastri,S,Cong.Int.Prev.Tab, 2002)

10-Mulheres que fumam e tomam pílula anticoncepcional têm maior risco de adoecer
Verdade! “Pílula anticoncepcional e cigarro são uma verdadeira bomba-relógio no corpo feminino”; esta associação aumenta muito o risco de doenças como Infarto e AVC (derrame)*.(*Rosemberg,A, 2002)

1 comentário em “Mito ou Verdade?

Deixe um comentário