Goma de Mascar de Nicotina

Olá! Para quem quer saber um pouco mais sobre os métodos que ajudam a parar de fumar, vamos falar hoje sobre a goma de mascar de nicotina (finalmente, né , Henrique! 🙂 Sua pergunta não foi esquecida)

Quem escreve é o Dr. Montezuma Ferreira, que já participou de outro artigo aqui com a gente, com alguns comentários meus (em itálico):

A goma de nicotina tem duas apresentações: 2 e 4 mg. Há, também, dois sabores: tradicional e menta.
Quem fuma menos de 20 cigarros deve usar a goma de 2 mg, quem fuma 20 cigarros ou mais deve usar a goma de 4 mg. Se for necessário usar mais do que 15 unidades, pode ser preferível mudar para a goma de 4 mg. Não se deve usar mais do que 24 gomas por dia (este é o máximo, mas em geral se consome bem menos, entre 03 e 10 gomas ao dia).

Como usar?
O uso da goma começa, normalmente, logo que se pára de fumar. Um esquema de dosagem sugerido é o seguinte:
•Semanas 1-6: 1 goma a cada 1-2 horas
•Semanas 7-9: 1 goma a cada 2-4 horas
•Semanas 10-12: 1 goma a cada 4-8 horas
Se necessário, pode-se prolongar o uso da goma por mais algumas semanas (depois disso deve ser interrompida).

A goma deve ser usada a intervalos regulares e não apenas quando vem a vontade de fumar. Quando a vontade de fumar é intensa ou freqüente, pode-se usar uma goma extra entre os horários programados.

Não beber nem comer por 15 minutos antes e durante o uso da goma. Diversos alimentos podem acidificar a mucosa oral e isto pode impedir a absorção de nicotina.

Lembrete: a goma de nicotina é um pouco diferente de um chiclete comum. Ela deve ser mascada lentamente, até que se sinta um gosto forte ou um leve formigamento ou anestesia na boca. Então, ela deve ser estacionada entre a gengiva e a bochecha até que o sabor desapareça. Aí, o ciclo de mascar e estacionar recomeça. A goma deve ser mascada até que não haja mais sabor, o que leva cerca de 30 minutos, depois deve ser desprezada.

Quem pode usar?
De um modo geral, a goma de nicotina tem poucos efeitos colaterais. Os mais comuns são irritação da boca ou da garganta, azia e dor na mandíbula. Normalmente, estes efeitos colaterais são passageiros e melhoram com a correção da técnica de mascar. Um problema relatado por algumas pessoas diz respeito ao sabor, horroroso, mas nem todos acham isso e afinal, é a nicotina pura, gente, sem tantos disfarces como no cigarro.

O uso da goma de nicotina ainda não está bem testado em fumantes de menos de 10 cigarros por dia e em adolescentes. Embora estes grupos possam se beneficiar do uso da goma, pode ser necessário ajustar a dose. A goma não deve ser usada nas seguintes situações:
– infarto do miocárdio recente (< 3 semanas) - angina instável - arritmias cardíacas instáveis Isto por que a nicotina, além de ser responsável pela dependência, tem ação sobre o sistema cardiovascular.

Portadores de asma ou de bronquite podem precisar reajustar a medicação (teofilina, por exemplo) ao parar de fumar. Gestantes devem tentar parar de fumar sem usar a goma ou outra medicação. No entanto, caso isto não seja possível, o uso da goma de nicotina pode ser preferível a continuar fumando. Portadores de depressão devem ficar atentos à possibilidade de recaída ao parar de fumar.

É isso por hoje, bom dia p/ todos(as) e continuem dando notícias, mandando dúvidas ou manifestando seu apoio p/ quem está parando de fumar!

24 comentários em “Goma de Mascar de Nicotina

  1. Estou gostando muito do blog, pois estou com muita vontade de para de fumar e aqui estou encontrando muito apoio. Estou adorando as reportagens e tudo mais pois na minha cidade não nenhuma entidade pública que nos ajude a largar esse maldito vicio. Muito obrigada por estarem sempre postando matérias de como largar o vício. Um grande abraço.

  2. O Blog é bem mais interessante do que eu imaginava, vou virar freguês … Estou há 34 dias sem fumar, mas ainda tenho muito medo de não resistir as tentações mundanas. A verdade é que era um fumante convicto, não tinha a menor pretensão de parar. Mas, no dia 19 de setembro, um susto (que atende pelo nome de pico hipertensivo) me fez abandonar o vício que me acompanha há 20 anos. Foi realmente um puta susto !!!! Pois, nenhum fumante da minha espécie (a tropa de convictos), pára assim, por mera consciência. É na porrada mesmo, no susto. O que antes era terrorismo dos chatos, vira realidade clínica. Aí não resta dúvida, que chegou o momento, antes, inimaginável … o de abandonar o cigarro.
    O problema é que a medida que seu referencial de medo (coração, AVC, ou seja lá o que for) fica mais distante na memória, a tentaçãoa de voltar aumenta na mesma proporção.

    Abraços

  3. Li no site Why Quit (whyquit.com), uma boa fonte de informação (em inglês) sobre o tabagismo, que as terapias de reposição de nicotina (TRN), tais como esses chicletes, têm uma estatística de eficiência assustadoramente baixa. O índice de sucesso da TRN para um fumante que a tenta uma segunda vez é simplesmente ZERO! Fica aí uma sugestão de pauta.

  4. OI PESSOAL TB SOU FUMANTE… AS GOMAS DE MASCAR CHAMA-SE …. NICORETTE …

    ENCONTRADA EM FARMACIA E DROGARIAS..

    O PREÇO EH MEIO SALGADO… 30 GOMAS…FICA ENTRE 30 E ATE 45 REAIS… DEPENDE DA FARMACIA..

    O NEGOCIO É PESKISAR O PREÇO NAS FARMACIAS MAIS BARATAS…

    DIZEM QUE TEM Q MASCAR ATE UMAS 10 POR DIA…. CONSIDERANDO O PREÇO DO CIGARRO Q AUMENTOU, E SE REALMENTE VALER A PENA PARA PARAR DE FUMAR, EU ACHO Q VALE A PENA GASTAR COM A GOMA..

    VOU FAZER ESSE TESTE E QUE DEUS NOS AJUDE!!

    ABRACOS

    NINA

  5. Olá pessoal, hoje é o meu primeiro dia sem fumar, a ansiedade fala por si só, fumava a mais de quinze anos, minha esposa detesta o cheiro de cigarro afinal quem gosta, mas para minha grande surpresa e decepção, tenho dois filhos um de 14 e outro de 15, fiquei sabendo que o mais novo foi pego fumando na escola, fiquei assustado e decepcionado, então tomei essa decisão, é difícil mas não impossível, quero ser exemplo pra eles e para as outras pessoas, sempre tive uma educação exemplar e nunca decepcionei os meus pais.
    É um desabafo na verdade, mas que sirva de exemplo para as pessoas que querem parar de fumar.
    Um abraço e estou aberto para discussões….

  6. Fazem 29 dias que não fumo ou seja sou uma ex fumante, adoro falar isso me agrada os ouvidos mais ainda tenho muito medo de ter recaidas, por isso peço sempre ajuda aminha filha e meu marido que são os meus maiores companheiros, acho que nos que somos ex fumantes só temos que nos focar que isto a vontade ela é passageira e daqui a um ano por exemplo ela não mais ira nos assombrar, então vamos ser fortes afinal somops donos do nosso corpo e necessitamos ter por ele auo controle, acho está a palavra certa, eu me controlo sou minha dona, logo não será um negocio tão pequeno que irá me controlar. EU ME CONTROLO, SOU DONA DE TUDO O QUE DESEJO! SOU EX FUMANTE!!!!!

    1. simone comprei a goma,hoje até agora nao fumei,sou fumante a 30 anos fumo mais de um maço por dia,gostei da sua determinaçao, ta dificil\\\\\já pequei o cigarro varias vezes\\coloquei de volta no maço\\MAIS VOU FAZER COMO VC\\ EU ME CONTROLO,SOU DONA DE TUDO O QUE DESEJO\\\\\\\\VOU SER
      UMA EX FUMANTE\\ VOU CONSEGUIR!!!!!!!!!OBRIGADA VC ME DEU FORÇA.

  7. Oi pessoal adorei o blog! Mostrei até para amigas.
    Ah meu tio achou a gosma de mascar num site de uma farmacia chamada farma delivery….
    quem quiser entra lá…
    eles entregueram em casa e rapidinho.
    Bjos galera

  8. Hoje 25Mar15, entrei na 9ª semana sem fumo, e após ter fumado entre 20 e 25 cigarros diários durante 53 anos.

    Grato estou a um farmacêutico que me aconselhou à renúncia, bem como à ajuda das gomas de mascar de 2mg.

    Today 25Mar15 , entered the 9th week without smoking, and after smoking 20 to 25 cigarettes daily for 53 years.

    I am grateful to a pharmacist who advised me to surrender , and the help of 2mg chewing gum .

Deixe um comentário