Eh, dureza!!!

Recebo diariamente novos comentários aqui no blog de pessoas que estão parando de fumar. Curioso que tem alguns posts que considero que criaram vida própria, pois os comentários vão sempre p/ lá (O que é Bup? e Parando de fumar…)! Ótimo, se cria um diálogo espontâneo e todo mundo se ajuda. Vejo que tem gente ainda no maior sofrimento, parece duro vencer a batalha, aí vem a turma que já está mais a frente e estimula as pessoas a persistir.

Pois saibam que isto não só estimula quem está enfrentando o desafio, mas também a mim, que acompanho de perto esta batalha que é de ordem pessoal e também coletiva. Poder cuidar mais de si e da própria saúde é muito bom. Cada um com sua história e momento, mas é inegável que é muito bom. E por que este título, então?

É que às vezes bate um desânimo, parece que as barreiras são tão grandes e nós tão pequenos…acho que é parecido com o que sente o ex-fumante que está sofrendo com a falta de cigarro! Mas voltar atrás é se submeter de novo, é como reforçar a impotência. Não adianta se iludir indo p/ o oposto de que tudo podemos. Mas temos também que recusar a impotência. Como diria o Beto, que anda sumido por aqui: nem herói, nem rato, apenas gente.

Estive hoje num encontro do COMUDA (Conselho Municipal de Políticas Públicas de Drogas e Álcool) em SP e numa mesa redonda debatemos a questão da publicidade do álcool e produtos de tabaco. No álcool se discute a necessidade de maior conscientização da população e da mídia. No tabaco temos já uma maior conscientização da população e da mídia, mas agora esbarramos nos políticos e toda sua “permeabilidade” aos interesses econômicos da indústria do tabaco e congêneres.

Agora vocês podem entender o título…

4 comentários em “Eh, dureza!!!

  1. Esse é o desafio de atuar nessa área, minha amiga… se fosse fácil, não seria esse trabalho de formiguinha, que a cada dia vê um obstáculo maior na sua frente, mas avança, e consegue mais um aliado, mais outro, e outro… até o dia em que essas formiguinhas todas conseguem uma vitória… e aí é partir para outro obstáculo, convencer mais gente, aumentar essa aliança. Dureza, sem dúvida, mas vamos em frente…

  2. Outro dia ouvi a DADÁ, uma famosa cozinheira baiana dizer: “O pé que não anda, não dá topada”. A sabedoria popular parece simples, mas é coisa muito séria e tocante.
    Meu recado para vocês é : Se às vezes as topadas desanimam, nunca se esqueçam que é porque vocês estão andando!!!! Continuem em frente!

  3. Amiga Mônica,

    Estou há 3 dias de completar 9 meses sem fumar, e isso depois de ter 20 anos de vício, posso dizer que varios foram os meios para que eu tomasse esta decisão, mas o seu Blog foi com certeza um dos meus grandes apoios nesta decisão e na manutenção da abstinencia, não leve para o lado dos políticos, pois deles não podemos contar muito, veja quanto é o valor de contribuição da industria do Tabaco e do alcool em suas campanhas e você verá o tamanho desta encreca.
    O que gostaria de dizer que considero seu empenho fundamental para que uma semente seja plantada na cabeça das pessoas, se irá brotar e dar frutos, não podemos ter certeza, mas de uma coisa podemos ter, se ajudou uma pessoa que seja, já valeu a pena.
    Obrigado Amiga.
    Abraços Vinho.

  4. eu tomei ontem dia 22 /02/2013 a parar de fumar vi a sogra da minha irma q esta com cancer na glandula da tireoide… desculpe – me nao seu escrever direito este nome,, mas em fim e terça eu tenho consulta com um especiaista de garganta e pescoço pois meu perscoço ja enchou duas x mas desenchou e vou ver o q se trata .
    fumo deesde os 15 anos hj tenho 47 ja passou da hr de eu para.. faz 23 hrs q nao ponho um cigarro na boca p mim é mt tempo pois estou sentindo a vontade almentar ai corro e tomo um copo de agua gelada bem de vagar como se estivesse fumando.. to tentando trocar o vicio por agua.. e olha q eu nunca tomava agua só refrigerante e café;; agora café nem pensar… aff preciso de vcs p enfrentar a abistinencia… ja to sentindo q estou nervosa mas sei q sou forte vou vencer com a ajuda de deus e de vcs e minha tb claro.. bjks amigos e grata por tudo..

Deixe um comentário