Curtinhas sobre cigarro e meio-ambiente

[photopress:mil__nio.gif,full,centered]
Quanto mais a gente se aprofunda no assunto, mais vai descobrindo sobre os efeitos do fumo e não só diretamente sobre a saúde das pessoas, mas também sobre a saúde do planeta.

Vejam só:
– 12% das árvores cortadas anualmente no mundo destinam-se à produção de cigarros (OMS,1997)
– A madeira é utilizada para confecção do papel que embala o cigarro, além de se utilizar lenha para secagem das folhas de tabaco
– Para cada kg de tabaco usa-se 25kg de lenha nos fornos de secagem*
– Para cada 300 cigarros produzidos, é necessário derrubar uma árvore. Isto significa que um fumante que consome 30 cigarros ao dia (01 maço e meio) derruba uma árvore a cada 10 dias (!!!)
– Cigarros são também responsáveis por incêndios e poluição do ar, sendo que a poluição tabagística ambiental é considerada pela Organização Mundial da Saúde como o principal agente poluidor de ambientes fechados
– Além disso, há o uso extenso de pesticidas na cultura do tabaco e o acúmulo de lixo por bitucas do cigarro (poluição de 20 bitucas equivale a 1litro de esgoto – em 3km de praia em Santa Catarina, foram retirados 200kg de lixo só de bitucas de cigarros)*

*Dados apresentados pelo Prof.Dr. Aristides de Almeida Rocha, da Faculdade de Saúde pública da USP, em evento da ACTbr/ADESF/CETESB, em agosto de 2007.

3 comentários em “Curtinhas sobre cigarro e meio-ambiente”

  1. Interessante que, quando eu fumava, não importava nem um pouco com a “bituca” do cigarro. Jogava na rua, em qualquer lugar. Hoje eu reparo a quantidade de “bitucas” que se encontra no chão, é um monte. Da varanda do meu apartamento em brasília, quando se olha para o gramado logo abaixo, é possível verificar a enorme quantidade de pontinhos brancos ali jogados. Advirto que foram jogados por outros moradores, não eu que já parei de fumar. Dia desses vou reunir um pessoal e fazer uma coleta das “bitucas”, quem sabe deixo registrado o número que encontrei em um pequeno gramado.

  2. tenho a soluçao para o problema das bitucas no meio ambiente.invenção patentiada na icamp marcas e patentes com certeza revolucionara o quesito cigarro meio ambiente e qualidade de vida da popúlação em geral.se ouver interesse aguardo contato para enviar material completo.

  3. ja mandei o material para as industrias de cigarro.Trata-se de um cinzeiro descartavel que vem acoplado em cada um dos maços ou box,ele não deixa cheiro é pratico e um conforto para o fumante.
    com ele o fumante nunca mais vai precisar jogar a bituca no chão só ele for um idiota.
    depois manda seu endereço que eu mando umas fotos ou até uma caixa de cigarros com um cinzeiro artesanal.obrigado pela resposta e interesse.

Deixe um comentário