Fumo e Depressão

Eis um tema espinhoso já que envolve diversos fatores, mas não é raro ouvir relatos como estes tirados de comentários no blog:

“Estou numa luta pra tentar parar de fumar ha quase tres anos, já fiquei tres meses, semanas, dias e qd menos espero, estou fumando de novo…estou usando remedio e adesivos, mas me sinto muito deprimida sem cigarro, mas sei que preciso parar, q sou exemplo para meus filhos, que já tenho problemas circulatórios e tudo mais…estou desesperada”

“Olá, a médica receitou o Bup e estou fazendo pesquisa de preços. Parei de fumar por Deus em 21/08/08 e não senti mais vontade.Vejo as pessoas fumando parece que nunca fumei (chega a ser engraçado). Mas tenho me sentido muito triste, com ideias negativas, vontade de morrer, dores no corpo.(…)”

“(…)É isto mesmo, a gente fica triste sem saber porque, sente uma falta não se sabe de que, faz parte da abstinência. Afinal, o cigarro fazia parte de nossa vida, é como se tivessem tirado alguma coisa da gente, sem o nosso consentimento.(…)”

Existem muitos aspectos a considerar:

Num primeiro momento, há esta sensação de vazio, uma certa tristeza e necessidade de adaptação, comum em processos de mudança de diversos tipos na vida da gente. Quando se para de fumar, isto é agravado pelo fato do cigarro causar dependência e sua falta desencadeia sintomas de abstinência, gerando às vezes intenso desconforto, ainda que por tempo limitado.

Em alguns casos, porém, isto vai além e se observam sinais de depressão que podem preocupar quem parou de fumar ou seus familiares. Estudos procuram analisar esta associação entre tabagismo e transtornos depressivos, a partir basicamente de 3 hipóteses:
– O abuso de substâncias (no caso a nicotina) pode estar relacionado à ocorrência de episódios depressivos;
– Pessoas com sintomas depressivos fumam no intuito de aliviar sintomas de tristeza ou humor negativo;
– Tabagismo e Depressão não seriam relacionadas diretamente entre si, mas variáveis comuns (por ex. fatores genéticos e psicossociais) contribuem para a expressão de ambos.

Até agora as duas últimas têm sido mais consideradas na literatura especializada. É o caso de considerar e refletir se os sentimentos depressivos advêm da abstinência e são transitórios ou se na verdade são a manifestação de um quadro depressivo que vinha sendo mascarado pelo tabagismo. Se esta última for a hipótese mais provável, a indicação é buscar as causas e tratar a depressão.

247 comentários em “Fumo e Depressão”

  1. Fumei durante 22 anos, dos 14 aos 36 anos. Estou sem fumar a três meses e 22 dias. Quando decidi parar já fumava quarenta cigarros por dia ou mais e com um problema não tão grave no pulmão. Devia estar feliz por ter conseguido parar mas eu me sinto triste, infeliz, com um desanimo de tudo, so penso em dormir, só quando durmo essa angustia, essa tristeza passa. Ate quando vou sentir essas coisas? Sera que se eu voltar a fumar só dois ou três cigarros por dia vou voltar ao normal? Por favor me dá uma luz, responde alguma coisa que me ajude a suportar.

    1. Oi querida .meu nome é adriana estou a 6 meses sem fumar e sintia o mesmo q vc , sei da dor q vc esta passando . Mas essa semana resolvi procurar ajuda pisiquiatra .estou com alguns medicamentos e tbm pastilhas de 4 mlg d nicotina . Querida nao é facil .mas creio q depois de 1 ano estaremos salvas .e limpas lindas com saude. E ccom nossa felicidade d volta .nao fume .procure um medico pra ajudar aliviar .bjs e sucesso

      1. hoje fazem 2 meses e um dia que deixei
        o cigarro, pra mim nao esta sendo nada
        facil ..a crise de abstnencia ta forte ..mas nao era
        pra menos ,eu fumei 35 anos sem parar
        estou com tonturas tremedeiras moleza
        nas pernas desanimo medo de morrer
        tristesa falta de ar ..eu reconheço que o cigarro
        nao me fazia bem ..eu pensei que parando
        ia melhorar bastante ..mas nao foi isso que aconteceu
        mas tenho certeza que Deus vai me dar a vitoria
        façam como eu nao desanine jamais..nao se vence uma
        guerra sem luta ..pense nisso ..ah!! Deus junto na
        caminhada ..tudo posso naquele que me fortalece
        Deus abençoe a todos …e tenham forças.nao desistam
        abs a todos

        1. faz uma semana que parei de fumar to que nem vc ,,,,como vc esta agora…eu estou tomando remedio pra parar de fumar…Bupion de dia e Aplazolam a noite…to com os mesmo sintomas que vc..

          1. Parei de fumar Faz 2 Meses e 3 dias Hoje é sim estou tendo Melhoras… fumante dos 14 anos até os 19 é hoje consegui parar ta um pouco dificil mas vou consegui <3

        2. Fumei de 12 anos até 58 ou seja 46 anos,hoje faz 6 meses e 15 dias sem fumar, me sinto muito mal pensava q deixando o cigarro viveria melhor porém sinto que tiraram na marra algo da minha vida,sinto tonturas tremedeira e muita falta de ar às vezes penso em fumar pra aliviar esses sintomas…

          1. Tenho 56 anos de idade fumei desde meus 11 anos
            já parei por 2 anos e 8 meses , voltei depois parei por 8 meses
            voltei de novo agora parei já faz 3 meses
            a sensação de vazio que da ao parar de fumar e enorme
            e quanto mais velhos ficamos mais difícil fica
            mas é tentando que conseguimos mas a vontade de fumar e o vazio dos espaços que eram ocupados pelo cigarro serão sentidos pela vida toda .

        3. Olá. A quase 3 meses larguei o cigarro, fumei aproximadamente entre 10 a 15 anos. Do dia que parei em diante, tenho me sentido mal quase todos os dias, sinto dores no lado esquerdo do peito, já fui a upa mais de 2 vzs e dizem q n to infartando. Mas é uma dorzinha tão incomoda, tenho sentido medo de morrer tbm, e não sei se tenho problema no coração, n sei se é abstinência, n sei se é ansiedade. Caso alguém possa me ajudar…

          1. Meu caro É ansiedade estresse, crises da abstinência, e tudo normal, mais não desista estou junto com vc amigão, até gases da essa dor

          2. Lute e possível sim vive sem cigarro eu parei depois de 22 anos fumando acreditr Deus e fiel ele te ajuda.a bíblia diz: esforça- te que te ajudarei.acredite na fidelidade de Deus. Tenha fé Deus abençoe a todos vcs.

          1. Misericórdia estou a 30 dias sem fumar a dependência química não tenho mais mas quando vai passar a dependência pisiclogica me sinto triste até uns dias atrás tava empolgada me sentindo forte mas ontem e hoje tô triste espero que passe logo isso meu Deus já superei tanta coisa não é hora de desistir

        4. Tenho 43 anos e sou fumante a 29 anos. Bom, já tentei parar várias vezes, porém nunca consegui. O máximo que fiquei sem fumar foi por um dia. Porém, a um mês atrás decidi que agora seria pra valer e parei. Pessoal, não sei o que está acontecendo mas estou me sentindo um nada. Tenho vontade de dormir o tempo todo, estou muito triste, angustiado enfim. Achei que ficaria bem mas na verdade estou péssimo. Isso já aconteceu com alguém? Por fim, estou sofrendo de mais, no entanto, não vou desistir.

      2. Oi! Gostaria de lembrar que ols antidepressivos va o te fazer MUITO mais mal que o cigarro ao longo do tempo, eles destroem nosso cérebro e desregulam várias funções do corpo de forma silenciosa, quando você perceber será tarde. Nenhum psiquiatra conta isso, eu descobri da pior forma possível, send o a cobaia!

        Sobre as pastilhas de nicotina, enquanto você usar pastilhas ou adesivo, você ainda não pode se considerar uma ex-fumante, pois você ainda está alimentando o vício da nicotina.

        Acredito que parar de fumar é realmente parar sem usar nenhum remedio, sofrer a depressao por alguns meses e depois voltar a vida normal.

        Antidepressivos aumentam o risco de morte em até 80%!

        1. Jackson, bom dia!

          Você usou antidepressivos e quias foram ?

          Estou muito mal, pois parei de fumar e não tem sido nada fácil, mas DEUS esta com a gente nessa caminhada. Era normal quando fumava, depois que parei pensei que tinha uma monte de doenças na qual tive que fazer uma serie de EXAMES. V a m o s que VAMOS!

      3. Parei fez 45 dias.
        Como fumava mais de 2 maços creio que organismo ja m aguentava mais fumaça e foi até facil.
        Comprei pacote fumo trevo e fumei uns 5 dias esse fumo fedorento até que larguei o trevo tbem.
        Meu problema ta sendo falta de sono.
        Que insiste..
        Dotmrmindi umas 4 horas si por noite e p piorar tamos na pandemia e muito assustado c tudo isso
        Sou vendedor artigos festas e meu mercado quebrou momentaneamente.
        Sem renda nenhuma eu
        mas não penso fimar nunca mais.eu devia cigarro tempo todo
        Solteiro de de boa aparência mas nem tentava mulher seria pq não aguentava ela minha catinga
        Tenho 50 anos e comecei c cigarro aos 16.
        Graças a Deus não me lembro de cigarro
        Da e nojo ..
        Creio que maus um mês e volta o sono jornal.
        Pq tá difícil..
        Muita ansiedade e falta de concentração
        Pela falta de sono
        Mas vai passar..
        Gente..não desanimem..
        Fiquem c Deus..

        1. Meu nome é Marcos tenho 52 anos, fumante desde os 14 anos de idade.
          Concordo com tudo que vocês disseram, parei de fumar tem 45 dias, moro com meu filho de 14 anos de idade, e achei que estava fazendo um terrível mal a ele e também a mim mesmo.
          Mesmo com este sentimento de culpa, que tenho em poder prejudica-lo, sinto que algo fora tirado de mim, como se fosse um grande companheiro, maligno e claro. foi arrancado de mim.
          Não durmo direito, tenho pesadelos sem conexão alguma, acordo umas 10 vezes por noite.
          Tenho pensamentos descompensados, ou seja, ilógicos, tenho falta de ar constante e ainda aquela vontade de fumar alucinada.
          Procurei especialistas para ajudar a me recompor,
          Não sei se irá dar certo, mas estou tentando me livrar deste vício maldito.
          Como disseram em comentários anteriores, a tristeza e constante e a falta de animo ainda maior.
          A depressão bate na porta a toda hora, jundo com a síndrome do panico e a falta de ar.
          Mas vou lutar pelo meu filho e pela minha saúde, e juntos vamos vencer.
          Estou a base de Clonazepan e isso esta me deixando mais tranquilo e sei que essa ajuda será necessária.
          Caso vocês tenham os mesmos PROBLEMAS, procurem ajuda de um médico especialista, ficará mais fácil a passagem destes sintomas, toda UBS – Unidade Básica de Saúde possui profissionais para ajuda-lo.
          Obrigado e boa sorte a todos

          1. Bom dia Marcos, meu nome é Mauro tenho 71 anos e parei de fumar no dia 18/08/2020. Fumei por 53 anos e nos últimos 15 anos uma média de 4 maços/dia. Nunca tive problemas a não ser o de queimar muita roupa e estofamento de carros. Resolvi parar porque meu amigo e vizinho faleceu há uma semana com câncer no pulmão devido ao cigarro. O maior problema que sinto por parar de fumar é, por incrível que pareça, a falta de ar crescente já faz mais de uma semana. Parece que vou morrer e principalmente quando acordo 2 a 3 vezes sentindo falta de ar. Nunca imaginei que fosse tão difícil, porém estou determinado a nunca mais usar cigarros enquanto estiver vivo….

          2. Tenho 55 anos, deixei de fumar há 9 semanas, e faço minhas as suas palavras, é exatamente como descreve que eu me sinto e não está fácil aguentar, parece que a vida ficou sem sal… Um abraço, e força para continuar, estamos todos no mesmo barco…

    2. Eu também fumei por 22 anos, dos 14 aos 36 fumava 2 maços por dia. Parei de fumar no dia 24/02/2014 com a ajuda do Bupropiona. estou com os mesmos sintomas, não sei o que fazer… Pra resumir não tenho vontade de fazer nada!!! Quando fumava era uma pessoa de atitude, iniciativa não tinha tempo ruim, era decidida na vida sem medo de enfrentar os problemas… Agora!!! Estou me sentindo uma “MERDA” Todos os dias penso em fumar pra ver se volto ao normal, mas já vi que estes sintomas a maioria das pessoas que deixam de fumar também tem! Eu decidi procurar um psiquiatra pra ver o que esta acontecendo comigo… Antes que eu acabe agredindo alguém, pois estou tendo crises de fúria quase todos os dias.

      1. Dia 24/08/2014 completa 6 meses que parei de fumar! Minhas crises de abstinência duraram 4 meses. Agora estou mais tranquila. Cada dia é uma vitória…

        1. Olha gente não mole vamos conseguir. força amor e fé ainda sinto uns picos de abstinência, lembre no seus filhos netos amigos.vcs vão conseguir sim força.

      2. O cigarro é uma merda!!!Minha irmã tá pra perder a perna por causa desse traste! Tá sofrendo ela e a gente. Ela tá nesse exato momento esperando uma vaga pra fazer a cirurgia. O pior…sem plano de saúde. Estamos num hospital publico, sem leito, Estamos num corredor,com mias de 50 pessoas igual a ela. O maior sofrimento pra ela e pra gente que tem que cuidar
        Ela tá numa maca, e a gente numa cadeira de plastico sem ter onde se encostar. Ela poderia ter evitado tudo isso, a 10 meses atrás, se tivesse fito a angioplastia, se recusou pra não parar de fumar.levava tudo na brincadeira.Parem enquanto é tempo!!!

      3. Isso vai passar Peça ajuda a Cristo , diga que vc está no limite que não pode mais suportar e ele te amparará ☺️ E tb procure um psicólogo fará muito bem conversar e desabafar com alguém . Parei de fumar a 1 ano e me sentia exatamente assim parecia que nunca ia passar. Mas passa A vitória só vem para aquele que perseverar acredite

      1. Me chamo Sadi Paulo , parei de fumar a 20 anos e passei por isso tudo e fiquei com sequela tmb, sinto que falta algo na minha vida e fiquei muito fechado calado na verdade e muitos me cobram isso, pois eu não era assim, mais hoje aprendi a conviver com isso,mais não é nada fácil minha gente, mais tem um ponto positivo,me livrei de um vício que foderia me levar a morte, hoje minha saúde é 100%

    3. se vc fumar algun cigarro vai piorar pois o vicio volta
      com tudo..isso que vc ta sentindo eu tbm passei a tal
      crise abstinencia posso te garantir que passa nao vai
      demorar ..melhor passar por esses sintomas agora
      doque adquirir uma doença pulmonar q nao tem cura
      pede ajuda a Deus q com certeza ele te ajudara ..tenha
      força perseverança va em frente e Deus te abençoe

    4. Bom, vamos aos fatos:
      1-Você parou de fumar
      2- você está se sentindo mal.
      3- Você quer parar de fumar mesmo se sentindo mal.

      Deve inserir algo a mais na fórmula. Acredito que não queira ser orgulhosa ao ponto de resolver sozinha sem ajuda de nada nem ninguém. Está pedindo ajuda, certo.
      Como balancear a fórmula?
      Primeiro vamos considerar Nicotina, atividade física, etc.. Também pode pedir ajuda às pessoas ao seu redor..

    5. Estou 30 dias sem fumar…
      Não quero nunca mais esse vício
      Mas estou me sentindo assim como vc..
      Na parte da manhã e a pior. tenho vontade de fazer nada não tenho vontade de levantar da cama à noite eu fico melhor gostaria de saber como tirar essa tristeza é a única coisa que está muito incomodando

      1. Olá Wania,

        Sei bem o que está passando, de fato para de fumar é um grande desafio. mas persevere e viva o luto de se afastar para sempre do “amigo” que estava te matando. Quando estamos parando de fumar, penso que seja necessário o auxilio de profissionais para nos ajudar a superar as síndromes de abstinência física e a mais importante a psicológica. Peça ajuda, você não precisa passar por esse momento tão difícil sozinha. Boa sorte!

    6. Olá estou da mesma maneira que vc está.PArei de fumar fazem 2 meses e meio e sinto enorme tristeza um vazio e dia quero dormir e sumir no mundo também queria ajuda mas não acho quem.. e ajude.Estou pensando em fumar três maços cigarro não estou mais suportando está difícil.

    7. Estpi tentando parar. Estou me sentindo irritada e solitaria. Não quero tomar remédios.
      Hoje tive uma crise w fumei dois cigarros. Sinto alívio é raiva.
      Não sei o que fazer.

    8. Estou também passando por esta situação . Parei já faz 10 meses . E parece castigo , a vontade tinha parado e agora voltou novamente . Não sei o que é pior , ficar doente por causa do cigarro ou ficar triste sem ele . Vamos nos ajudar?

    9. Olá o meu nome é Carmo. Também estou com esses sintomas mas fumar 1, 2 ou 3 cigarros não existe! Cuidado esse pensamento é uma armadilha! Se ceder vai voltar a fumar e exceder a quantidade de antes! Já li muito sobre o assunto e eu própria já tive a experiência. Só nos resta aguentar pois um dia passa mesmo.

    10. Boa noite Juliana. Como vai?
      Sugiro que você não fume, o mais difícil você já fez que é ficar: três meses sem fumar. Eu sou fumante e também e resolvi para de fumar, acredite, continue firme no seu proposito ,logo mais esse incomodo vai passar e você verá que valeu a pena ter parado. Força, não desista, é difícil mesmo porém, esse mal estar vai desaparecer com um semestre sem fumar.

    11. Me chamo Sadi Paulo , parei de fumar a 20 anos e passei por isso tudo e fiquei com sequela tmb, sinto que falta algo na minha vida e fiquei muito fechado calado na verdade e muitos me cobram isso, pois eu não era assim, mais hoje aprendi a conviver com isso,mais não é nada fácil minha gente, mais tem um ponto positivo,me livrei de um vício que foderia me levar a morte, hoje minha saúde é 100%

  2. Juliana,
    Não acho que voltando a fumar você estaria resolvendo o problema, já que na verdade o fumo é outro problema e não a solução! Acho que o ideal seria vc procurar ajuda (médica ou psicológica) para avaliar o porquê destes sentimentos e a melhor forma de enfrentá-los. Colocamos há pouco no blog uma pesquisa onde se fala da importância da dependência psicológica ao cigarro, especialmente na mulher, e da frequente associação com a depressão, sugiro que você dê uma olhada. E tente refletir, analisar, vc reconhece traços depressivos em sua história de vida? Ou será que esta é uma intensa reação ao abandono do cigarro, racionalmente entendido como ruim mas às vezes inconscientemente tido como necessário? Neste caso é preciso se perguntar: necessário para quê? Um organismo habituado a receber drogas reage à falta e pode te levar a pensar que você precisa do cigarro para viver ou ser feliz, cuidado com a armadilha! Abs Mônica

  3. olá!estou há 30 dias sem fumar e não tenho vontade mais de cigarro.só que me sinto depressiva,sem apetite,estou tomando bup e um ansiolitico.preciso voltar ao normal.por favor me respondam:quando é que esses sintomas vão passar?não aguento mais!!!!!!fumei por 20 anos e hoje tenho 34.espero uma palavra amiga

    1. Ola gente sito muita falta de ar tenho 21 anos fumei 10 anos minha falta de ar da so na garganta fui no medico ele pediu um eletro coracao mais nao deu nada tirei um rx rx do pumao estava limpinho mais nao sinto vontade de fumar mais vai fazer 4 meses sou muito ansiosa em todos os lugares que eu vou mais se deus quiser vou melhorar espero resposta bjs e melhora pra todos

      1. Esta falta de ar, nada mais é, um sintoma da abstinência. Parece que o coração vai sair pela boca? Pois era isso que eu sentia, fui no médico pensando que estava com problema de pressão, não era nada disso, só uma crise de abstinência. fique tranquila que logo passa.

        1. Ola pessoal me chamo samuel parei de fumar a uns 6 meses e ainda sintos sintomas como de depressão…sei q nao e facil mas Deus da forca para continuar. ..nao.sinto vontade ao contra nojo desde a primeira semana q sinto nojo. ..so.eu e Deus sabemos o quanto eu sofri para parar…

          Pessoal muita força e fé. ..

        2. Parei de fumar a 1 ano e 5 meses… não tenho vontade e detesto a fumaça e o cheiro… mas continuo sentindo de tudo… Qdo fumava naonpegava um resfriado agora tenho dores.. muita falta de ar… estou gorda enfim um trapo… não acho que tenha melhorado em nada minha vida… agora me. Sinto velha e doente… vivo triste e tenho leves crises de síndrome denpanico… enfim parar acabou comigo… mas agora não suporto mais o cigarro… só que tudo está errado desde que parei…

      2. sim, essa questão da ansiedade parece ser normal.
        é como se houvesse algum veneno que deixasse a pessoa mais calma e menos reativa as coisas. De certa forma acho que você deve continuar como tem feito. acho que suas chances de conseguir parar definitivo são as melhores possíveis. não acho que vá desistir pois você parece ser uma pessoa guerreira e está muito otimista com os seus exames. parece ir no sentido da vida. então eu acho que é isso. acho que essa questão de parar pode deixar uma certa ansiedade mas não acho que vai durar o resto da vida. pode parecer que vai mas acho que não vai.
        Esse bem estar de conquistar as coisas também é algo muito bom e positivo. penso que talvez deva usar algum ansiolítico mas se conseguir ficar sem talvez seja até melhor. Não vá sofrer em demasia. Boa sorte e fé

    2. Olá amiga, estou com mesmos sintomas, fumei por 24 anos, tenho 42, não penso em voltar a fumar, mas a tristeza e o vazio estão me matando… Nunca fiquei assim das outras vezes, desta vez está perturbador, mas sei que seria pior se estivesse fumando, pensemos no futuro, na maca de hospital, nas cirurgias, nos tratamentos sem fim, pensemos que o sofrimento de hj é para evitar o sofrimento maior amanhã, força e fé, isso passará!!!

  4. Fumava 1 1/2 carteira por dia de Free azul…parei de fumar a 11 meses. Fiquei mal. 2 meses depois, tive que ir ao médico por depressão leve. Tomei sertralina por 3 meses. Melhorei, era meio estranho, porque eu fiquei muito calma, não feliz ainda, nem parecia eu mesma.Mas, tive alguns efeitos colaterais com a sertralina e parei. Não fui mais ao médico. MAs a minha vida parece nublada. Não me sinto feliz em geral. Façao exercícios mas não adianta. Não tenho vontade de fumar, ainda mais de pois de tudo que passei, nao volto nao, mas parece que aos recaptadors de serotonina vou ter que voltar…

  5. Ola, tenho 21 anos, fumei por dois anos, cerca de um maço de cigarro por dia, eu nunca tive uma estabilidade ao fumar, por que quase sempre não tinha dinheiro para ter um maço inteiro por este motivo, em minha época de fumante, ter um maço de cigarros era como ter ouro no bolso.
    Me senti mal, no dia 11 de abril deste ano, e ao ir ao medico, depois de um raio-x decidi parar de fumar, e assim fiz, no principio, descobri uma síndrome do pânico, horrível, que me afetava diariamente, em todos os lugares e até mesmo em casa, comecei a fazer tratamentos com Ansitec 5 mg 1 vez por dia a noite, e comprimidos de maracujina, 3 vezes ao dia, de manha de tarde de noite.
    Quando completei 15 dias sem cigarro, eu não tinha mais vontade de fumar, inclusive, sentia nojo, e uma certa pena de quem fumava, porem apos esse período, alem da minha síndrome do pânico, comecei a sentir uma terrível depressão.
    Eu estou desempregado, e tudo na minha vida esta normal, minha família, amigos, todos estão no mesmo lugar de sempre, fazendo as mesmas coisas de sempre, porem, nos últimos dias, tenho me sentido como se faltasse algo na minha vida, algo que eu não faço idéia de que seja, tenho alguns distúrbios, onde eu me sinto como se algum ente querido tivesse morrido, ou como se alguém muito próximo de mim na minha vida, estivesse sumido, é como se faltasse algo de muita importância, e o mais angustiante, é saber que não sei o que esta me faltando. As vezes eu deito no colo da minha mãe, e peço para ela me abraçar, mas mesmo assim, nem isto esta me fazendo me sentir completo, falta um ser que eu não sei quem é.
    Para tentar melhorar meus distúrbios, tenho as vezes saído de casa, as vezes no meio do dia ou da noite apenas com a intenção de caminhar, durante a caminhada eu me sinto angustiado, porem quando encontro alguém mesmo que não muito próximo, eu faço de tudo para ter a companhia dessa pessoa, alem disto, tenho tentado sair para qualquer lugar nos fins de semana, com a intenção de me distrair.
    Parei de tomar a maracujina, estou tomando ela apenas uma vez ao dia junto com o ansitec, a noite antes de dormir, penso que talvez, muita calma esteja desencadeando essa depressão. É importante lembrar, que me sinto mais desesperado quando penso que isso tudo é fruto de minha própria mente, e me sinto fraco para lutar comigo mesmo contra essa tristeza, antigamente eu não fazia força para ser feliz, e hoje tudo que eu quero é minha vida de volta.
    Nem freqüentando o centro espírita, que antigamente me dava calma, estou conseguindo me curar disto, fui até mesmo na igreja mundial, pela primeira vez na busca da cura, mas mesmo com minha fé, ainda não senti diferença.
    Navegando por aqui, e lendo estes artigos, encontrei uma possível resposta, será que este sentimento de que eu já vi tudo que tinha de bom na vida, e que ela não tem mais nada de engraçado, tem alguma ligação com o meu abandono do cigarro? Quanto tempo em media isso dura, quando eu voltarei a me sentir bem como se eu não tivesse nunca fumado nem sentido essa terrível depressão?
    Já passei em uma psiquiatra, porem ela não me deu um diagnostico preciso, apenas me receitou, uma terapia, porem como é o sistema publico de saúde, ira demorar para mim fazer.
    E o fato de eu ter deixado de beber temporariamente, isso influencia no meu caso psicológico? Pretendo voltar a tomar pelo menos uma cervejinha, futuramente, será que isto ira me ajudar psicologicamente?
    Gostaria de mandar uma vibração positiva a todos os que tem esse tipo de depressão, ou qualquer doença mental, e psíquica por que agora eu sei do sofrimento que é para um ser não ter controle de sua própria mente, e dizer a todos, independente de religião, que tudo isto, nos da uma enorme aprendizagem em nossa vida, e que devemos nos esforçarmos para sermos felizes mesmo nesta situação complicadíssima.

    Obrigado.

        1. AI PESSOAL ESTOU BÉM MELHOR. MEUS AMIGOS TENHA FOÇA PARA SUPERAR ABSTINENCIA. TEM PESSOAS QUE PASSA RAPIDO. OUTROS TEMORA MAIS PASSA. EU PAREI DE BEBE, E DE TOMAR CAFE.TOMO COM LEITE, MAIS LEITE DE QUE CAFE. MINHA FAMÍLIA TA MUITA OR GULHOSA DE MIM

        2. Gostaria de saber se todos gostariam de entrar num grupo maravilhoso? Procurem no Facebook Vida saudável. Lá eles falam tudo sobre parar de fumar. Temos um grupo no WhatsApp tmb. Meu Facebook é Carla Fontes e meu insta é cahfont. Tmb parei de fumar a 6 meses. Sofro ainda algumas coisas. Vamos trocar experiências?

      1. estou a 4 meses sem fumar, no primeiro mês sofri muito sem cigarro, agora to mais tranquilo, mas ainda tenho alguns repentes de vontade de fumar, só de ver ma pessoa fumando.Mas quando fumam perto de mim, nossa, o cheiro é horrível. estranho isso, É uma mistura de vontade e nojo de fumar. Acho que mais um tempo deve para essa vontade se Deus quiser. Não é fácil para quem teve de parar forçadamente por causa de um mini Avc. Acho que não volto a fumar porque tenho medo.

        1. Tentei parar d fumar e fiquei três semanas, depois voltei pois não tinha ânimo para fazer nada nem tomar banho, engraçado é que eu não senti falta do cigarro em si d dar um trago mas parece q sem ele a vida fica chata e vazia, quando amanhecia o dia m sentia triste por ter de ir trabalhar e encarar mais um dia sem cigarro, as pessoas m diziam q ia sobrar mais dinheiro no fim do mês mas eu nem ligava pois pra quê s nada pra mim tinha graça e nem sentido, parece q o cigarro é q m motiva a viver sei lá é horrível.

    1. Tenho 62 anos e comecei a fumar com 18, ou seja fumei durante 44 anos. Neste período tentei parar muitas vezes. Por conta própria ou com ajuda de adesivos, grupos de fumantes com apoio de psicólogo, etc. Mas sempre voltei a fumar. Desta vez estou completando 3 meses hoje, dia 3/12/2015. Enquanto usava o adesivo niquitin foi tranquilo mas assim que acabou o tratamento que durou cerca de 8 semanas eu caí em depressão. E comecei a fazer um link com as outras vezes que tentei parar e me dei conta que todas as vezes aconteceu a mesma coisa. Na ultima vez antes dessa, voltei a fumar em menos de um mes mas fiz tratamento com anti depressivos por quase 3 anos. Estou apavorada. Pensei me sentir melhor quando parasse de fumar, pelo menos é o que todos diziam que iria acontecer mas não sinto nada de bom. Perdi o apetite, a concentração no trabalho, voltei a sentir muita vontade de fumar agora que estou sem o adesivo. Ja fui ao psiquiatra e já estou tomando sertralina de novo associada ao rivotril. Mas não me sinto bem. Ou estou em crise de pânico com choro e mal estar ou estou apática, sem prazer em nada.Algum médico pode me responder se isso algum dia vai passar, quanto tempo leva, se posso voltar a fazer uso do niquitin ? preciso de ajuda. Por favor…

  6. estou a 53 dias sem fumar, quando parei pensei que morreria de tristeza e ansiedade fui ao medico e ele me receitou bup e um ansiolitico que foi pior o bup me deixou muito deprimida

  7. Deixei de usar o bup a 3 dias e ja me sinto bem melhor,mas ainda estou tomando ansiolitico, sinto muita vontade de fumar,mas nas horas de desespero me ajoelho, e peço a Deus por socorro,pois não e facil, deixar o vicio de 26 anos, as vezes me desespero tanto que choro como uma criança.A depressão esta passando,mas fico tão ansiosa, que as vezes meus familiares me levam correndo para o hospital onde me injetam diazepan.por favor me ajude quem ja passou por isso.

    1. Oi Vangela. eu tb senti e ainda sinto muita ansiedade, já faz quase 2 meses e ainda sinto muita vontade de fumar mais resisto graças DEUS,nesse quase 2 meses já fiu 5 vezes pro hospital com falta de ar e o coração acelerado e o médico diz que é ansiedade e mim aplicam diazebam ou fernegam, e remédio pra pressão. ainda mi sinto muito mal já tem mais de uma semana que eu nõa durmo e baixo o hospital com esses sintomas que eu falei. abraços e força DEUS está conosco.

  8. MEUS CAROS AMIGOS, TIVE SINDROMEDO PANICO E ME CUREI,SABE COMO?SIMPLES MUIIITO SINPLES FUI A UMA IGREJA E FUI CURADO LA!
    POIS É UMA DOENÇA Q NAO TEM CURA PARA OS HOMENS MAS PARA DEUS TEM,VOCE É QUEM SABE SE QUE VIVER O INFERNO NA TERRA E AINDA DEPOIS MORRER SEM ACEITAR A DEUS E IR PARA O PROPRIO INFERNO OU ACEITALO E AINDA SER CURADO, POIS ESSA É UMA DOENÇA ESPIRITUAL E APARTIR DO MOMENTO EM Q VOCE ACEITA A JESUS O MAL TEM Q SAI POIS NAO A TREVAS QUE REZISTA A LUZ! 😀

  9. Fumo a 34 anos e me sinto culpada por isso, tenho medo de ter algum problema de saúde, gostaria muito de parar mas não consigo,por favor me ajudem.

    1. Estou nessa mesma luta porem ja fazem 48 horas que não coloco um cigarro na boca , porem os malditos sintomas da abstinência ja começaram com pensamentos negativos e tristesa mais meu Deus é maior e vou conseguir , ou melhor vamos conseguir !!!!!!!!!

      1. Olha amiga tou na mesma situação procurei ajuda para. Para de fuma pede ajuda ai me emdecarao proucura o posto de saude porque no posto tem um medicamento que se chama bupiorona de 150 ele tera a amsiedade e nao deicha da abedinecia aí vc pode fazer o mesmo converse com o médico e pede ele para passa para vc amiga

  10. Olá a todos.Fumei 25 anos e ha 50 dias parei de fumar.No momento não sinto vontade de fumar porém me sinto desanimada e triste, nada que acontece de bom me deixa com alto astral.
    /tenho certeza que este mal estar esta relacionado ao fato de eu ter parado com o fumo.
    Gostaria de saber se esse quadro de tristeza é natural e se demora muito a passar.

  11. oi para todos!eu usei bup e fiquei + d 15 dias sem fumar,num dia num estado de fraqueza voltei á fumar.amanhã vou reeniciar o tratamento e dessa vez ñ voltarei á FUMAR. queridos esse remédio é otimo,porem temos que ter força de vontade, digo por experiencia propria. um abraço á todos e BOA-SORTE.

  12. pessoas:
    eu parei de fumar a exatamente 7 dias, e estou tendo todos esses problemas citados acima

    nada para mim tem graça, nem o churrasquinho e a cervejinha do final de semana, não consigo me concentrar no trabalho, enfim, tudp está fosco e cinzento…

    nao sei se vale a pena viver 100 anos a 10 ou 10 anos a mil!

    sei lá…
    bom forças a todos!

    1. eu estou há 5 dias e o hj, sexta-feira, não vi a menor graça de tomar minha cerveja q eu gostava tanto….tomei uma latinha e aguei por um cigarro….não fumei, mas tô numa tristeza só…pura depressão…..tô usando os adesivos….

        1. Hoje faz 05 dias que parei de fumar, tenho 46 anos, fumo desde os 19 anos, ja parei varias vezes e acabei voltando. Hoje sinto que não há possibilidade de eu voltar a fumar, mas estou triste, feito que perdi um amigo, gostaria de saber quanto tempo vou sentir essa tristeza.

          1. Boa noite amigos fumei por 24 anos da minha vida, só cigarro de filtro amarelo principalmente a merda do marlboro, estou com muita falta de ar todos os dias, sabemos que nãi é facil… so de saber que podemos sentir o nosso proprio perfume e saber qye vc não cheira mais bituca é maravilhoso… estou me sentindo muito triste tbem mas pelo que estou lendo todos nos ex-fumantes estamos… meu principal sintomas é a falat animal de ar…. me deem uma luz pelo amor de deus…!!

          2. Parei de fumar no dia 11/03/2021. Entrei.em depressão e começou a vir outros.sintomas, como , desânimo , falta de apetite. Meu churrasco sagrado na semana ,nem querer fazer mais. Preguiça de trabalhar.
            Parece que mudou a minha identidade.
            Vou começar a tomar remédio para depressão e ver se melhoro.

  13. estou a 4 dias sem fumar…parece pouco mas p quem fumava 20 cigarros dia a 30anos é muita coisa,DEUS vai me ajudar a vencer por que nele confio,parei por amor aos meus filhos q tanto pediram e tambem porque tenho bronquite asmatica.Orem por mim.

  14. largue de fumar a 9 meses mais ate houje estou com depressao fiquei com medo de morrer representa que tenho uma pigarra na garganta que nao sai pesso ajuda

  15. tomei o Bup com recita medica,pois eu fui no medico decidida a parar de fumar hj eu me sinto bem mais saudavel,sem aquele cheiro horrivel que o cigarro deixa nas maos e na roupa,mas tive bastante força de vontade..se eu consegui todos podem conseguir…boa sorte abraços

  16. hj faz um mes que parei ,sinto vontade as vzs mas quando fazia duas semanas que tinha parado me deu vontade de fumar denovo dai confesso peguei o cigarro na mao me sentindo uma fracassada…foi horrivel,mas dai eu nao consegui fumar o cigarro ate a metade e joguei fora,e graças a Deus ate hj sem fumar eu quando fico nervosa ainda sinto vontade…mas sou mais forte,se alguem quer dividir isso pode me encontrar no msn,podemos conversar e nos ajudarmos annalife05@hotmail.com
    bjos

  17. Força minha gente, parei de fumar pela milésima vez e espero que pela última.kkk – O negócio é o seguinte… pra quem ja esta mais de uma mês sem fumar, não tem porque voltar, tente se distrair o máximo, ocupar a cabeça o máximo e pense em todas as coisas boas que da para fazer sem esse maldito cigarro: a comida fica mais gostosa, sentimos melhor o cheiro da natureza, podemos praticar exercícios físicos sem parecer que o coração vai sair pela boca, o sexo fica bem, mas bem melhor mesmo, nosso cheiro fica bem melhor e a auto estima melhora tambem, sem falar que pelo simples fato de você para de fumar depois de tantos anos pode ser considerado uma pessoa vencedora, uma pessoa que esta evoluindo que sabe o que quer da vida! Esse papo de ir em igreja pra para de fumar é Bull Cheat, deus esta dentro de nós e não em templos e com certeza ele só pode nos ajudar quando deixamos! Uma dica é caminhada e corrida, comigo da certo, quase me mato de correr, descarrego toda minha ansiedade! Abraço gente boa e acredita que da pra ficar sem fumar que da mesmo!!!

  18. oi galera… tentei parar de fumar sozinha e não tive resultado algum… entao resolvi comprar o champix e iniciar o tratamento… enfim hj faz 4 meses e 20 dias que eu parei… Posso dizer que os 3 primeiros meses pra mim foram os mais terríveis, mas depois de passado esse temido período tudo fica mais facil,a abstinencia ja nem é tanto. Dai pra aliar a isso entrei nas artes marciais pra dar um incentivo a mais … e to feliz … o que mais valeu a pena é acordar e não ter aquele mal hálito que nunca passava e poder dormir e respirar melhor e é claro NÃO FEDER…
    Enfim…para parar de fumar 1 vc tem que realmente QUERER DE VERDADE… valeu galera sorte pra todos…

  19. OI GENTE ESTOU USANDO O BUP A 8 DIAS E A 3 DIAS ESTOU SEM FUMAR….É UMA ABSTINENCIA DANADA…MAS EU TENTANDO, NAO CONSIGO TIRAR O CIGARRO DA MINHA BOLSA….MAS TO RESISTINDO TENHO UMA FILHA DE 1ANO E 6 MESES E É POR ELA QUE ESTOU FAZENDO ISSO….FORCA AI POVO!!!!NADA COMO UM DIA APOS O OUTRO!!L-U-T-A-N-D-O!!!

  20. Parei de fumar desde fevereiro para fazer uma cirurgia de desvio de secto (carne esponjosa no nariz) pq eu não respirava pelo nariz.
    Fui obrigada a parar de fumar para fazer essa cirurgia para fazer outra maior ainda, retirar um tumor no cérebro que era a possível causa da minha epilepsia, que fou comprovada depois.
    Para a retirada do tumor eu teria antes que voltar a respirar pelo nariz normalmente e parar de fumar, ainda mais que já sou transplantada de fígado, tomo remédios que deixam minha imunidade baixa, dificultam qualquer cirurgia, aumentando o risco de infecções, sendo fumante minha saúde estaria ainda mais comprometida.
    Eu sempre fui durona, até quando criança quando apanhava eu não chorava! Agora estou doida? Eu não estou mais parecendo comigo! Estou dando importância a coisas que eu não estava nem aí antes. Falta de cigarro dá sensação de cadela abandonada?
    Antes deixava meio mundo de lado e ficava na minha. Agora fico atrás do povo e chorando à toa. Não sei mais quem sou eu.

  21. para mim e diferente quando eu fumo sinto-me deprimida todos problemas que ttenho começam a surgir no momento que estou fumando, então pensei se eu fiko deprimida quando fumo e melhor parar e ja estou sem fumar a 2 dias e tenho tido menos depressão a vontade não me falta mas so de pensar que vou fumar e fikar depremida nao vou fumar mais nunca mais eu vou conseguir.

  22. Sofro de depressão desde criancinha. No meu caso é hereditária. Me trato com Fluoxetina, Rivotril e Olcadil. Me sinto bem e feliz. Mas tenho que tomar esses medicamentos por toda a vida. Tenho 50 anos. Pratico muscula~ção.
    Fumava de vez em quando socialmente, masistou aumentou minha depressão. Então pare simplesmente de fumar e pronto.
    Mas posso beber vinho moderadamente diáriamente.
    Basta QUERER.

  23. Fumei +- 40 anos e parei de fumar já faz 1 ano e 4 meses, más até hoje sinto uma tristeza enorme com pensamento estranhos, uma vontade de chorar que não tem fim, estou tomando um antidepressivo más mesmo assim a vida esta muito sem graça.

  24. Parei de fumar há 7 dias. Estou muito deprimida. Parece que a vida perdeu a graça. Sei que s depressão pode ser uma armadilha do cérebro. Estou atenta a ela. Recomendo o mesmo. Força.

  25. Força, é assim mesmo, estoua 5 meses sem fumar, e fumei durante 30 anos, o cérebro tenta enganar a pessoa pra conseguir nicotina, tive e tenho sintomas horríveis, mas com fé em Deus, seremos vitoriosos.

  26. nossa parei depois de sofrer um avc hemorragico mas ta dificil hoje faz 2 meses e 26 dias e é um tormento a vida nao tem graça nao da vontade de nada de trabalhar tomar banho comer nada satisfaz mas to brigando com isso hoje vou ao medico se quizerem partilhar luis_rita2@hotmail.com

  27. Calma pessoal. Tudo vai dar certo vocês conseguiram se livrar deste maldito vício é só acreditar. Não fiquem aí, se martirizando. Peçam ajuda a DEUS que com certeza voc~es iram conseguir.

    Sorte para todos
    que DEUS NOS ABENÇOE

  28. doidera parece forum de fumageira…… 15 anos fumando ….e 15 dias sem fumar deopis de muita briga…………….. depressão era me matando com cigarro entrre os dedos

  29. Peço calma a todos que estão tentando parar de fumar,pois não e facil mas se DEUS quiser conseguiremos,também estou a quize dias sem fumar e estou me sentindo bem,apesar de sentir vontade de vez em quando.bjs

  30. É impressionante o quanto a droga maltrata, com ela ou sem ela sofremos muito. Somente quem usa sabe o que passa em seu organismo. Hoje faz 15 dias que parei totalmente com o dito cujo, fumei por 15 anos 20 cigarros/dia. Estou tomando BUP 150mg/dia e na primeira semana utilizei niquitim 14mg. Estou me sentindo deprimido, dor de cabeça e irritação. A vontade persiste todos os dias mas, com duração menor que nos primeiros dias. Só penso em ficar em casa não tenho interesse em fazer nada. Quem para de fumar tem que ficar em casa, não pode ir em festas, JAMAIS INGERIR BEBIDAS ALCÓOLICAS NO PERÍODO DE ABSTINÊNCIA. Esta é a segunda vez que estou tentando de parar definitivamente com a nicotina, a primeira vez não tomei nenhum medicamento e fiquei 30 dias sem fumar. A culpada pelo meu insucesso foi a cerveja, gente!, quando resolvi de tomar cerveja o alcool falou mais alto e quiz ocupar o lugar da nicotina em meu organismo. Conclusão tomei todas e para finalizar a noitada fumei! Dei uma tragada que foi até a metade do cigarro. Na minha humilde opinião temos que preparar o psicológico antes de tentar parar. Estou decidido desta vez parar de fumar mesmo. Desejo força a todos e fico a disposição para compartilharmos nossas conquistas, angustias etc…

    Abraço a todos

    1. Parei de fumar a 13 dias, estou bem acho, não tenho vontade de fumar, respiro melhor, minha pele está mais bonita meu cabelo tb, o paladar melhorou muito, a unica coisa é que estou comendo menos, e sinto muita vontade de dormir, fora isso acho que estou bem, espero que seja por pouco tempo este sentimento.

  31. 75 dias sem cigarro, triste , melancólico, impressão que a vida nao tem mais sentido.
    Fumo a 40 anos fumante pesado 2 maços de cigarro por dia.
    Sou igual vara de marmelo, eu envergo mais nao quebro, dessa vez vou me livrar dessa doença.
    Sei que os sintomas da abstinencia irão passar.
    Abs., e nao podemos desanimar.

  32. MEU DEUS! AGENTE QUE TA TENTANDO PARAR DE FUMAR ENTRA AQUI TENTANDO ENCONTRAR TESTEMUNHO DE PESSOAS QUE ABTVERAM SUCESSOS
    PARANDO DE FUMAR MAS SE FORMOS OLHAR PELO OUTRO LADO TEM MAS PALAVRAS DE DESANIMO AQUI DO QUE SOLUÇÃO..GENTE CONFIE EM DEUS ACREDITE EM VC TENHA FORÇA DE VONTADE TEMOS QUE SABER QUE NADA PODE SER MAIOR QUE A NOSSA FORÇA DE VONTADE SÓ O FATO DA PESSOA PENSAR QUE TEM FAMILIA E QUER VIVER MUITO E MUITO ANOS AO LADO DELES:GENTE EU ACREDITO ACREDITEM TAMBEM QUE TUDO É POSSIVEL AQUELE QUE ACREDITA AQUELE QUE CRER DEIXA ESSA ONDA DE DEPRESSÃO DE LADO E ACREDITE SIM QUE É POSSIVEL PARAR DE FUMAR SIM SER FELIZ PONTO FINAL.QUE DEUS ABENÇOE A TODOS

    1. Aqui você vê o que as campanhas para parar de fumar não dizem. Elas falam só maravilhas, em pouco tempo tua circulaçao vai normalizar, a nicotina vai sair do sangue, que teu paladar vai melhorar em poucos dias, o olfato o mesmo, que o monóxido de carbono em pouco tempo desaparece do organismo, mas o que todas essas pessoas do blog estão corajosamente expondo é o que as campanhas não dizem: No início você vai ter muita vontade de fumar, vai sentir uma ira, depois sente um vazio, como se tivesse perdido um ente querido, A tristeza e ansiedade tomam conta de ti. Com isso aparecem as faltas de ar, uma sensação de que a vida perdeu a graça, uma vontade de dormir e quando acorda se sente perdido e aí estamos na depressão. Também não falam que o tempo que ai passar essas sensações é indefinido. E tudo isso acontece tomando antidepressivo, ansiolitico, etc, Essas pessoas estão contando a realidade de como é parar de fumar e não é falta de fé ou que não acreditam em Deus, não tem nada haver com isso. Se ler todos os relatos, todas as pessoas estão tendo uma força de vontade incrível, porém quando tu te livra de uma droga cooessa que é o cigarro e contrai uma depressão, não é só força de vontade que vai fazer tu sair da depressão, precisa de tratamento.

      1. Exato! Não é fácil parar com esse vício. Demora passar a abstinência, a falta de ar vai persistir por um tempo, depressão, tristeza, ansiedade serão companheiros por um período. Antidepressivos serão bons auxiliares, juntamente com a força de vontade. É difícil sim, mas dá pra vencer.

  33. Estou sem fumar há 15 dias. Fumei 30 anos e resolvi parar. Já com 15 dias sem fumar, sem nenhum remédio, é mesmo a força de vontade e DEUS, que é o único remédio para todos os males. Não é fácil,mas, muito possível. Quando vem aquela fissura, tomo um copo de àgua e durante o dia costumo mascar chiclets normais e sempre orando e buscando forças em Deus.Basta isto.

  34. Eu parei de fumar para sempre! Acredito muito nessa frase. Fumei durante 30 anos (dos 13 aos 43), e Todos os dias ao acordar eu prometia para mim mesma: Vou parar de fumar hoje…e fumava o dobro! Pele acinzentada, boca escura, cabelo opaco, vergonha de chegar perto das pessoas por casa do bafão de cinzeiro. Eu queria ter a pele bonita e os cabelos brilhantes, ter cheiro de mulher saindo pelos poros e não de nicotina. Aprendi que ser saudável é ser bonita! Primeiro passo: vc realmente quer ser bonita? Então, flor,na primeira semana sem cigarro vc vai sentir sua pele corar. Deposite em um cofre o dinheiro gasto com o “maldito” e vá fazer uma hidratação da Kerastase nos cabelos (R$100,000. Voce vai se sentir a Diva!!! Segundo passo: vamos fazer exercícios, mesmo que seja em casa (Vai ficar tonificada). Terceiro passo: invista em vc, na sua mente – estude algo. O dinheiro que vc vai economizar dá pra pagar um cursinho. E lembre-se de que toda vez que a vontade de fumar apertar, é o lado viciado do seu cérebro querendo estragar tudo. Beba água, coma e repita para si mesma: “é o lado viciado do meu cérebro querendo me derrubar” e “eu quero ser linda!” Não desista e fique gata!bj

  35. Estou sem fumar a 5 meses,não sinto falta do cigarro com tanta frequência,consigo ver meus amigos fumando e resisto,decidi que não quero mais essa desgraça na minha vida,no primeiro mês engordei 2 quilos,já estava com sobrepeso,então decidi entrar numa dieta e voltar a pegar firme nos exercícios físicos,perdi 10 quilos,estou me sentindo linda,por fora,minha pele,meu cabelo,meu corpo,tudo mais bonito,porém,meu psicológico está um lixo,ando triste ,não me reconheço mais,angustiada,passo muito mal,a ansiedade mexe com meu estômago,meu intestino,tenho pensamentos de morte constantes que me assustam muito,nunca senti nada parecido,crises de pânico,enfim.
    Estou vivendo o inferno!
    Reflexo das escolhas irracionais da vida,a gente passa a vida se entupindo de droga e quando tentamos convencer nosso organismo à acompanhar nossa mudança de hábito,é ele quem rejeita.
    Tá bem difícil,estou me apegando demais a Deus e a espiritualidade,sei que vai passar,buscando forças no Altíssimo a todo momento.
    Droga é a devastação da humanidade.
    Espero que pelo menos meus filhos não sejam tão idiotas quanto eu fui e durante tanto tempo.

    1. Ai Fernanda,
      Estou tentando parar de fumar desde o dia 30/01 – comecei diminuindo e depois de uma semana joguei o maço e em 3 dias fui ao hospital com uma crise de panico imensa – falta de ar, tremedeira, suores,palpitações. Essa crise se repetiu por mais 3 vezes e fico desesperada! Vc tambem passou por isso? Me ajude, amiga!

      1. eu fumei por 10 anos parei de um dia pro outro e fumava 3 maços por dia , o cigarro me calmava e vivia bem sem nenhum problema nem no hospital eu ia fazia academia
        bebia tranzava td dia , não tomava remedios pra nada , conclusao : nao saio do hospital , achei que parando ia viver mais saudavel, perguntei ao medico , ele me disse volte afumar entao kkk

    2. Oi pessoal. Me sinto pessima tambem. 6 meses sem fumar. sinto exatamente as mesmas coisas que vcs. quem tiver vontade de trocar ideias a respeito, meu email e `celiamariareformarte@gmail.com

      1. Parei de fumar faz 10 meses sinda sinto vontade de fumar vida perde a graca nao vejo de esquece o cigarro pra sempre tenho dor de cabeca estomago ruim tonteira so deus mais nao volto a fumar o pior ja passou

  36. fui fumante durante 40 anos 100 cigarros diarios.usei bup e adesivos e fiquei 7 anos sem fuma.por causa de alto estresse e convivendo com fumante voltei a dar umas fumadinhas e longo comecei menos de 10 por dia durante 6 meses.voltei usar bup novamente fiquei 15 dias sem cigarro e novamente tive forte estresse e voltei por uma semana,voltei tomar bup novamente e ja estou 7 dias sem e pretendo nunca mais.nao tenho vontade de fumar.Estou muito magra.mas uma coisa aprendi nao ficar perto de fumante principalmente nas horas dificeis.e Deus ajuda bastante,porque Ele da a vontade de tirar o vicio.

  37. Bom, tenho 22 anos e comecei a fumar aos 18.. logo me apaixonei pelo prazer supérfluo que as substâncias proporcionavam-me. É claro como o sol, que vivemos num mundo desarranjado de valores imorais, o que proporciona constantemente essa fuga da realidade por prazeres momentâneos, não somente sobre o cigarro mas no geral de drogas pesadas ou não, que representam um pouco de prazer.
    Onde quero chegar… Somos escravos do prazer, sempre estivemos e sempre estaremos o buscando em todos os momentos, seja num cigarro ou num copo de cerveja o ponto é: podemos ser felizes sem eles? Digo que, depende, o equilibrio é a chave para felicidade, você não precisa parar de fumar, apenas fume menos e menos e menos, até que ele não seja o seu motivo de vida. Bom funciona para mim, ja estou a quase 2 anos e espero continuar assim.

    Parei não por problemas de saúde, mas por amor próprio tenho consciência de que faz mal, claro que faz, mas se isto representar muito para você fume menos, perceba que o causador de toda essa dor que sente em estar sem fumar, todo esse tédio e depressão foram frutos do próprio cigarro! Toda engenharia química deste foi desenhada especialmente para te escravizar ! pense nisso, você é um escravo, viciado, caia na real. Medite, limpe seus pensamentos tenha controle sobre seu self mesmo. Comece pelo cigarro, se não tem controle sobre si como irá controlar sua vida?

    1. Pelo amor de seu deus, deuses ou mesmo amor próprio, não recorra a antidepressivos de forma alguma. Tentem meditar, identificar que pensamentos o levam a fumar que situações, como controlá-las. é possível parar, não é facil.

      Tente o seguinte: Se premie com 2 cigarro ao dia durante 3 dias.(Apenas dois, é muito importante que espace os horários n fume um atrás do outro)O faça até que consiga conviver com isso, apenas 2.
      Quando estiver mais convicto de que precisa, se sente escravo do cigarro, as vezes não sabe porque fuma aí sim poderá chegar a etapa de fumar apenas um cigarro por dia.

      Esse é um método de parar de fumar fumando, aconteça o que acontecer não quebre esta regra estabelecida apenas um. Se beber esqueça o cigarro essa é aparte mais difícil mas se conseguir passá-la irá tirar de letra esta regra de um por dia até que chegue o dia em que vc esquece de fumar.

      Observações: do começo ao final, deve-se evitar de criar um hábito de fumar em horários determinados.Isto só funcionará se realmente estiver esclarecido em sua mente que cigarro não proporciona prazer, pense bem o que proporciona o prazer é a ânsia passada de um cigarro ao outro e ao fim saciar a dor de precisar de mais um. O que sente é dor, sofre, seus sentimentos mudam por ele. até ter consciencia disso de maneira alguma irá entender como o cigarro age na sua psicologia do prazer e não conseguirá o resultado desejado, que seja parar ou reduzir apenas.

  38. OLHA SO EXISTE UMA FORMA DE DEIXAR ESSE MAL DO CIGARRO TER OPINIAO EVITAR HABITOS QUE LEVEM AO CIGARRO COMPANHIA BEBIDAS ALCOOLICAS E O PRINCIPAL DEIXAR O ESPIRITO SANTO ENTAR NA SUA VIDA PQ SO DEUS PREENCHE O VAZIO QUE ESSE MAL DIXA NO SEU CORAÇAO ORE PEÇA A DEUS VA PARA A IGREJA TENHA PENSAMENTOS POSITIVOS E NADA PODE SER MAIS FORTE QUE DEUS EM NOSSAS VIDAS.

  39. A historia verdadeira tem mais de 40 anos do inicio da amizade desse vilão ( tabaco) que tem tudo a ver com o capêta, e que na nossa juventude foi muito dificil aceitar-mos ele, pois ele nos arrancava lágrimas de ardume nos olhos, irritava nossas vias respiratórias , claro que virgens a merce desses atos de estrupos tabagistas, prestes a se concretizarem, tão normal, numa época que esse horrivel e abonminavel pratica, era considerado um alto STATUS, pela maioria da Sociedade Burra e sem instruçoes pelas campanhas educativas ,mas; nessa época, inclusive Eu ( Silvio ) que voz relato, também sofri muito para aprender esse vicio, que vinha no começo das primeiras tragadas, acompanhada de Mal-estar, Tontura, e vontade de vomitar, terminando sempre com zonseira na Cabeça……E agora a coisa tá complicada,depois de pasar tudo isso, a respiração ,, a nicotina fez questão de de encurtar o ciclo de vai e vem da resoiração (movimento axpira e expira, ela descotrolou e fiquei puto da vida, porque perguntei, cade o ar, chamei a emfermeira e gritei , S.O.S, me enfie esse ar no nariz,,,, to secando cade o AARRRRR, Tabaco do Satanáz.

  40. amigos e amigas, estou 17 dias sem fumar, tentei varias vezes e não conseguia devido o cigarro falar mais alto.
    mais tive uma complicação no sangue passei 13 dias internado no hospital metropolitano, e ai foi constatado que eu estava com uma doença causada pela nicotina do cigarro, (trombosenecrótica), agora estou com uma leve frustação e sentindo a pressão alta, mais tenho boa fé em Deus que cigarro nunca mais.Entao eu falo aos amigos que deixem de fumar antes que seja tarde demais!!!
    se alguém pode conversar.
    meu faceboock: tteco51@bol.com.br

  41. Gente – estou tentando parar de fumar desde o dia 30/01 e tenho tido crises de panico ha 2 semanas – tremor, sudorese, palpitações e falta de ar… ja parei no PS por 4 vezes e ontem tive duas crises, mesmo fumando 3 cigarro (antes fumava 30 por dia).
    Me AJUDEM, PELO AMOR DE DEUS!

    1. Oi Sandra
      Parabéns pela sua decisão e persistência, apesar da dificuldade encontrada. Deixar de fumar é uma das melhores coisas que pode fazer por sua saúde!
      Os sintomas de abstinência do cigarro costumam ser mais fortes no primeiro mês sem fumar, tendendo a diminuir após este período.
      Claro que cada um tem sua particularidade, e caso esteja sendo muito difícil para vc, poderia procurar um acompanhamento para te ajudar a reduzir estes sintomas.
      No site da ACT temos uma lista de locais de tratamento, sejam particulares ou públicos. Dê uma olhada no link: http://www.actbr.org.br/tabagismo/tratamento-locais

      Além disso, é preciso analisar se estas crises de pânico estão associadas somente à interrupção do tabagismo, ou se têm outros fatores envolvidos, e neste sentido um profissional pode ajudar. Boa sorte e força! Vai valer a pena!

      1. OI SANDRA VC VAI PARA SIM DE FUMAR FÉ EM DEUS E VC MESMOS.
        LUTE EU ESTOU LUTANDO A 3 MESES 20 DIA ESTOU COM ABSTINÊNCIA,ESTÁ MAIS FRANCA O AR ESTA MELHORANDO OS POUCO.SER FICAR COM DEPRESSÃO ISSO É O DE MENOS, PARA DE FUMAR É UMA NOVA VIDA LIMPA

  42. Estou ha quase um mes sem fumar. Tô me sentindo muito deprimida. Não sinto vontade de fazer absolutamente nada. Não sei mais o que fazer, nem sinto vontade de fumar, mas essa tristeza ta me matando. Help!

  43. Estou sem fumar há 43 dias, mas a vontade continua. Mas eu sou mais forte que o vicio e não vou fumar mais. um abraço aqui de Portugal e força a todos/as.

  44. Eu também fumei por 22 anos, dos 14 aos 36 fumava 2 maços por dia. Parei de fumar no dia 24/02/2014 com a ajuda do Bupropiona. estou com os mesmos sintomas, não sei o que fazer… Pra resumir não tenho vontade de fazer nada!!! Quando fumava era uma pessoa de atitude, iniciativa não tinha tempo ruim, era decidida na vida sem medo de enfrentar os problemas… Agora!!! Estou me sentindo uma “MERDA” Todos os dias penso em fumar pra ver se volto ao normal, mas já vi que estes sintomas a maioria das pessoas que deixam de fumar também tem! Eu decidi procurar um psiquiatra pra ver o que esta acontecendo comigo… Antes que eu acabe agredindo alguém, pois estou tendo crises de fúria quase todos os dias.

  45. Bom sou fumante desde os 15 anos , hoje tenho 26 e faz 1 mes que parei de fumar . Comecei a parar com os adesivos (niquitin). No começo foi uma maravilha , não sentia ansiedade , me sentia bem disposto e sem nenhuma vontade de fumar , mas se algum dia ficasse sem por o adesivo a vontade de fumar era imensa !

    Cheguei a seguinte conclusão depois de 2 semanas usando os adesivos . A melhor maneira de parar de fumar e sem uso nenhum de medicamento ou ante-depressivos . Usando qualquer remedio e como se estivesse tapando o sol com a peneira !
    Levante cedo e esqueça que o cigarro faz parte de sua vida .
    Sinto muita falta porem sei que essas dor no corpo , dor no peito , falta de ar e a falta que o cigarro faz no organismo da gente e que vai passar . Me sinto bem melhor 1 semana sem usar os adesivos e assim vou levando feliz da vida !

    1. EU PARAI A 7 MESES SINTO ALGUNS SINTOMAS MAIS PASSA.
      TEM QUE TER MUITA FOÇA DE VONTADE QUE ISSO PASSA TEM PESSOAS QUE EÉ MAIS RÁPIDAS OUTRAS DE MORA MAIS MESES MAIS PASSA, SÃO VÁRIOS SINTOMAS FALTA DE AR DOR, É MELHOR IR AO MÉDICOS.

    1. Estou a 5 meses livre! Foram 4 meses de abstinência, crises terríveis, dores em tudo que é parte do corpo, depressão, não sabia nem o quê eu estava falando, pressão oscilando de 9 pra 18, o coração parecia que ia sair pela boca, vontade de sair correndo sem rumo. Achei que ia enlouquecer, mas agora tá tudo bem! Graças a Deus!!!

  46. Tenho 21 anos fumava desde os 15 parei a pouco tempo, mas sinto uma tristeza muito grande estava muito em dúvida sem saber o que estava acontecendo comigo lendo as postagens de vocês consegui entender, parar de fumar é sim muito bom isso não se discute mas essa sensação de tristeza, depressão, mal humor são horríveis, logo eu que sempre tive uma alto estima muito boa, sempre Alegre, sempre rindo estou assim triste, consigo disfarçar muito para as outras pessoas não perceberem mas tem dia que não dá, não vou mentir, sinto sim muita falta do cigarro, mas parei por alguém que amo, não foi por saúde, e se a pessoa que amo me aceitasse assim eu estaria fumando. Difícil viver assim mas tenho que ter força.

  47. Parei de fumar, com ajuda de Bupropiona e Niquitin, dia 21 de outubro do ano passado, portanto 10 meses atrás. Fumei durante 29 anos, 30 cigarros/dia. Ainda hoje tenho a sensação de que era bem mais feliz quando fumava e que a vida não tem muita graça agora mas não posso voltar atrás pois estou com DPOC de grau leve (Enfisema).
    Sei que é meu cérebro tentando me enganar mas que isso é chato, é. Espero que essas sensações negativas passem algum dia. Às vezes brinco com minha esposa que vou esperar 1 ano e caso a deprê não passe vou voltar a fumar mas em hipótese alguma quero isso.
    Tamos aí na luta. Boa sorte a todos.

    1. Olha só gente não volte a fumar de maneira alguma por favo vcs são fortes o bem contra o mal. nós samos o bel. vai fazer um anos que eu parei estou na luta juntos com vcs!!!!!!!!!

  48. estou a uma semana fazendo o uso do Bup e estou conseguindo parar de fumar graças a Deus de vinte cigarros estou fumando um por dia mas creio que tambem vou eliminar esse um estou muito determinada desejo força para cada um de nos queremos e podemos abraço a todos

  49. Ola pessoal tenho 22 anos e ja tenho alguns dias sem fumar sinto os mesmos sintomas relatados falta de ar irritacao no trabalho e em casa muita dor na nuca coracao acelerado me sentindo fraco e muito tremor no corpo e a angústia no coracao tristeza mas hj eu sei q nao estou ficando louco n to tomando nenhum remedio pq eu sei q Deus n estar morto so com ele nos vamos encontrar nossa paz pos irmaos nao vamos perder nossa fé vamos lutar com todas as nossas forcas pq Deus e maravilhoso
    boa sorte para todos. E que Deus abençoe

  50. Bom dia! Foi muito reconfortante ler os comentários, pois me sinto menos sozinha nessa batalha!

    Fumei dos 18 aos 32. Fumava 1 maço ao dia, mas pouco antes de parar já fumava 30 ou mais cigarros ao dia.

    Parei de fumar dia 05/05/2014, tomando Bup e fazendo acompanhamento psicológico. Minha psicóloga teve que parar de atender há uns 3 meses, e continuei seguindo sozinha e bem…

    Essa semana a tristeza veio avassaladora. Percebi que há algum tempo (1 mês ou menos) tenho tido oscilações de humor tambèm. Alterno dias de atividade (indo feliz à academia, sendo muito produtiva no trabalho) a desânimo absoluto. Como hoje…e toda essa semana…

    Admito que não sinto vontade de fumar. Vejo pessoas fumando e acho meio estranho pois parece que nunca fumei. Mas essa saudade de algo, essa sensação de estar completamente abandonada no mundo (mesmo com namorado, família e amigos por perto e dando força) é de enlouquecer! Não me reconheço, nãp sei mais quem sou!

    Além disso, engordei uns 10kg (e já tinha leve sobrepeso): uns 4 antes de parar (fiquei mega ansiosa com a simples ideia), depois nos 3 nos primeiros 4 meses e mais uns 3 nos últimos tempos. E olha que pratico atividade física por 1 hora e meia no mínimo 3x/semana…

    Se quero voltar a fumar? Não!!!! Mas alguém sabe me dizer quando essa tristeza passa?

    Boa sorte a todos!

    1. Fumo aproximadamente 50 anos. Vou fazer 59 no proximo ano. Sinto necessidade de parar de fumar mas nao consigo sozinha. Preciso de ajuda.Como? Nao sei. As vezes choro desesperadamente, co o cigarro na mao e dizendo: Quer morrer? Entao morra. E olhando o cigarro e fmando e chorando, mas sem força de vontade, sem motivaçao, e ai eu entro em desespero.O que fazer?.

  51. Faz 10 dias q parei de fumar
    ja fui parar no hospitsl 2 vezes
    com crise de abstinencia
    com muita falta de ar com pensamentos
    de morte pois um dpoc se instalou
    no meu pulmao ..mas Deus vai
    me dar a vitoria em nome
    de Jesus ..o maldito nunca mais

  52. gente não sou de escrever nem de reclamar, tenho 56 anos, parei de fumar a oito dias estou me sentindo muito mal tristeza intensa desgosto mal estar as duas primeiras noites não dormi e vontade chorar por qualquer coisa, depois que vi neste site descobri que não tô sozinho e me sinto melhor por Deus não volto mais fumar.

    1. Força amigo, agora 24/02/2014 vai completar 1 ano que deixei o vício. Não desista, pois a luta é grande, mais vale a pena. Os primeiros 4 meses foram de muita luta contra a maldita abstinência, ainda tenho vontade de fumar, não como antes, vem e passa logo. Boa Sorte!!! Deus te de forças…

  53. Não adianta dizer que parou de fumar, quando esta usando a pastilha e o adesivo de nicotina.esta só prolongando o sofrimento, tem que largar de uma vez pro organismo se limpar , se não quando não tiver pastilha e o adesivo a pessoa pega o cigarro e começa tudo de novo

  54. Hoje faz 16 dias que não fumo, não estou tomando nenhum medicamento, não sei coimo estou conseguindo, fumei a uns 30 anos, tenho hoje 45 anos, estou me sentindo também todos estes sintomas de abestinencia, estou muito sensível, tipo ninguém me ama ninguém me quer, sinto vontade de chorar, a minha paciencia acabou, só Deus mesmo pra me ajudar. Cada dia é uma vitória e vamu que vamu………

    Boa vitória a todos♥♥♥

  55. Parei de fumar a 2 meses me sinto muito mal fumava um maço por dia.estou sentindo aperto no coração enjôo falta de ar falta de apetite e dores no peito não estou tomando medicamento gente me ajude isso é normal quanto tempo isso vai passar

    1. Boa tarde Altemar, isso que vc esta sentindo é normal. Eu tive estes sintomas durante 4 meses, foi um inferno, mas não desista que vai passar. Procure um médico que ele te passa um ansiolítico, vai te ajudar. Boa sorte!!!

  56. Retirei um menininha do cérebro em 25.01.13. Desde então parei de fumar. A recuperação foi terrível, inefáve.Não sei se devido a cirurgia ou pela falta de cigarro. Não tenho nenhum efeito colateral da cirurgi, mas não tenho mais vontade de viver. A vida perdeu o sentido. Justo eu que era superotimista, considerava-me um “super-homem”, pois não tinha dores nem doenças. Hoje me sinto um velho (perdoem-me as pessoas senis) precoce com apenas 38 anos. Dores nas costas interminávei. Realmente, se não fosse meus três filhos, minha vida não teria mais sentido. Se eu soubesse que o cigarro traria de volta minha alegria, eu voltaria a fumar, mas acho que eu estaria apenas namorando o problema….

    1. Perdoem-me os erros de digitação, na verdade, o teclado do meu celular corrige o texto automaticamente. Onde está escrito : “menininha” e “namorando”, leia-se meningioma e majorando. Desculpem.

    2. Quando parei de fumar, fiquei tão deprimida que comecei acreditar que o cigarro que me dava forças pra enfrentar a vida… Mas não é verdade!!! Com o tempo você vai entender que não precisa do cigarro pra ser a pessoa que você realmente é.

        1. Força amigo, 24/02/2015 completou 1 ano que deixei o vício. Não desista, pois a luta é grande, mais vale a pena. Os primeiros 4 meses foram de muita luta contra a maldita abstinência, ainda tenho vontade de fumar, não como antes, vem e passa logo. Boa Sorte!!! Deus te de forças… Obs: Depois dos 4 meses que a abstinência diminuiu.

          1. Você é muito bacana edineya valeu pela força qualquer coisa se quiser conversar 011947305909

      1. Nossa, parei dia 14/01. Fumava 30 cigarros por dia, por 30 anos! Estou assim…. Um vegetal…. Perdi meu chão. Será q isso vai acabar? Quero minha vida de volta!!!

  57. Sereno e Michele, estou como vcs… Parei há quase seis meses, sei de todos os benefícios, tenho plena consciência das vantagens q agora gozo por não fumar, blá blá blá… Mas estou deprê, instável, com vontade de desaparecer, vitimista… Vcs melhoraram? Em Qto tempo? Tomaram algo?

    1. Ainda sinto vontade sim. Tenho enjoos e as vezes desânimo. Mas o médico disse que faz parte do nosso processo de desintoxicação. Estou com muita fé que vamos conseguir superar né. Abraços

  58. Boa noite
    Estou há 4dias sem fumar, sem remédio ou adesivos.
    Tenho 52 anos e fumei durante 30anos. Nunca cheguei a fumar uma carteira por dia. Fumava entre 13 e 15 cigarros por dia. A merda dessa abstinência é essa sensação de tristeza. Peco a Deus que todos nós consigamos parar um dia. Fiquem com Deus.

  59. Completei 3 meses sem o cigarro, parei pela primeira vez e estou determinada a não fumar nunca mais.No começo fiquei aterrorizada pq achei que estava doente devido aos sintomas de abstinencia que são horríveis mas ainda sinto enjoos leves tonturas. Fui ao médico para saber o porque e ele me disse que ainda sofro e sofrerei por mais alguns meses por conta da fissura pelo cigarro. Mas o melhor é que agora consigo fazer algumas atividades físicas, comecei natação e hidroginástica e acredito estar melhorando. Mas esse enjôo na incomoda será que ainda é do cigarro? Boa sorte a todos nós e fé em Deus porque Seremos vencedores. Um abraço a todos

  60. Olá,
    Estou há 3 meses sem fumar e a dois sem repor a nicotina (usava adesivo). Com a reposição sentia apenas vontade de fumar as vezes. Agora sinto menos vontade de fumar, porém da umas tristezas do nada por períodos grandes de tempo, as vezes um dia inteiro. Ir no psicólogo seria o melhor caminho?

    1. Olá Ivan é uma boa solução pra te ajudar sim um psicólogo mas sinceramente depende muito de você. Das atividades que pretende fazer, tipo caminhadas ou qualquer atividade física. Aí sim verá a mudança que fará diferença. Tudo passa a ser diferente e encorajador e vc se sentirá muito melhor a cada dia. Boa sorte e coragem. Parei há 7 meses e estou mto feliz. Um abraço

  61. Oi. Estou sem fumar a três meses. Decidi por conta de estar desempregada, e não acho justo outras pessoas alimentarem um vicio. Sendo que não usei nenhum antidepressivo ou adesivo. Senti tudo que foi relatado por vcs e ainda sinto muito nervoso e tristeza. Comecei a caminhar na mesma semana que deixei de fumar, só que estou sentindo muita, muitas dores nas pernas e eu não sentia nada, sempre fui bem disposta. Estou escrevendo com o objetivo de desabafar e para agradecer as informacoes, me ajudaram saber que assim como eu ,outros estam no mesmo barco. Sobreviventes! Abraços

  62. Entrei aqui pq estou preocupada com minha irmã, ela é fumante a 35 anos, faz 20 dias que ela pegou uma gripe forte e como tossia muito resolveu parar de fumar, a gripe já foi curada e ela esta lutando pra não voltar a fumar só que com isso ela perdeu a vontade de viver, diz que td perdeu a graça e chora o tempo todo alguém sabe quanto tempo ela vai ficar assim? E o que eu poderia fazer por ela?
    Obrigada

    1. Olá Neura. Infelizmente são sintomas da abstinência que nos traz muito sofrimento e outros sentimentos tristes. Como sensação de abandono de estar doente. Não é nada fácil mas tem sim solução. Com o tempo isso passa mas sinceramente demora. Busque ajuda com ocupações tipo caminhada, algo que não a deixe sozinha e ajuda de um psicólogo. Acredite que tudo vai ficar bem principalmente quando ela perceber que está muito melhor. Tenha fé e um abraço

  63. Oi boa noite fumei por 40 anos resolvi parar de uma vez mais os sintomas são terrível de abstinência tem 15 dias estou me sentindo muito mal mais não vou desistir tenho muita fé em Deus

  64. Boa noite. Estou entrando no oitavo mês sem fumar. Está difícil sim pq também me sinto mal. Com enjoos ainda com tristeza enfim muitas mudanças aconteceram que me deixam pra baixo. Mas muitas coisas boas também. Tenho minha respiração muito melhor tenho vontade de fazer atividades físicas como nadar, caminhar e durmo muito bem coisa que nunca fiz qdo fumava. Mas peço a Deus que continue me dando forças para que eu continue assim pra sempre e que tudo que sinto passe com o tempo. E que Ele nos ampare e continue a nos dar coragem e força pra seguirmos em frente. Amém

  65. Olá bom dia pessoal tenho 22 anos e fumei durante 4 anos bom pensei que o que eu estou sentindo era coisa da minha cabeça sei lá mas percebi lendo os comentários que tudo isso que to sentindo é falta do maldito cigarro esse infeliz que tá acabando com a vida de muita gente,sinto muita abstinência ainda principalmente quando termino de comer,to sentindo todos esses sintomas e de manhã quando acordo um desespero uma vontade de chorar sem fim e uns pensamentos de morte que é horrível fico pensando q vou morrer sei lá mas por fim vai fazer dois meses que parei de fumar mas depois disso fumei ainda um cigarro em um dia aí não fumei mas minha mãe fuma já a muitos anos mas creio q ela vai conseguir parar tmb. Mas eu queria saber se esses choros esses pensamentos vai demorar muito a passar??? Me ajudem qualquer coisa me chamem no zap 943036739

    1. Oi Jessica vc conseguiu abandonar o cigarro.
      Eu parei faz 33 dia hoje estou com uma tristeza enorme nao tenho mas vontade de sair de casa .
      Me responde por favor

  66. Estou tentando parar de fumar com bup porem acho q so o bup e pouco,to sofrendo mtas crises de humor,falta de atençao no trabalho,tristeza,tremores.Nem comer tenho vontade.
    Ou seja uma tristeza só!

  67. Estou indo para 5 meses sem fumar, fumei dos 17 anos aos 33 anos e parei graças a um livro, que inclusive deixo o link aqui para que você que fuma ou está no processo de cessação desse mal, possa ler e ver o quanto este livro ajuda, muito do que sentimos é tudo psicológico e este livro quebra essa corrente e essa mensagem de medo do nosso cérebro que não conseguiremos mais ser feliz sem o cigarro, pura ilusão, balela da nossa cabeça, da lavagem cerebral que o tabaco causa, ele te escraviza e o vazio que ele deixa quando você o abandona, foi ele mesmo que o causou, ou seja, o cigarro não preenche vazio nenhum, na verdade ele o cria. Boa leitura e boa sorte a todos.

    http://www.noticiasnaturais.com/wp-content/uploads/2014/05/O-Metodo-Facil-de-Parar-de-Fumar-Carr-Allen.pdf

    1. Usei o livro e me ajudou muitooooooo! Me salvou, na verdade! Estava sem fumar há 11 dias, mas com essa tristeza horrível que a maioria das pessoas aqui estão relatando… pensando em voltar a fumar o tempo todo, mas com o livro, essa tristeza passou. Hoje estou só alegria por ter parado! Fumava há 20 anos, um maço por dia. A maior alegria é parar de fumar e não ser mais escravo… minha vida era pautada pelo cigarro! Tudo que eu fazia tinha que organizar para ele entrar no meio… sempre atrapalhando, esse maldito! Estou livre!!! Obrigada, Rodrigo, por postar aqui a dica do livro!!!

  68. NÃO TOMEM BUP!!! leiam sobre seus efeitos e depressão, até casos de suicídio com seu uso… tô há 07 dias sem fumar, não é fácil, mas não estou tomando nada. .. melhor é enfrentar a dor, as crises, a falta e fazer terapia! Mas NÃO TOMEM O BUP!!!

  69. Tenho 21 anos e fumo a 3,tentei varias vezes para de fumar mais sempre fracassei.O maximo q eu consigo é ficar 3 dias sem fumar depois disso começa a depressão e tremedeira ,ai eu volto tudo dinovo.
    Esse é o pior vicio q tem.

  70. Caros amigos, quando se quer parar de fumar não adianta fazer uso de adesivos e anti depressivos,basta partir de você mesmo a iniciativa de tomar o primeiro passo. Jogue o cigarro no lixo,inicie uma atividade física e ocupe sua mente.Com o passar dos dias todos os sintomas de abstinência vão passando.Seje forte e vença está batalha dia a dia.

  71. 34 dias sem fumar consegui beber cerveja nesse período uns 3 final de semana bebi e não fumei acho que essa era a maior dificuldade por que uma coisa leva a outra mais me sinto triste brigo com todos mais acho que isso é normal pra todo mundo que para de fumar não tenho mais vontade meus amigos fumam na minha frete eu faço é me afastar por que nem do cheiro eu quero ficar perto agora confesso que quando eu bebi cerveja veio uma vontade imensa de fumar mais me segurei e não fumei acho que para parar de fumar não precisa tomar remédios parte de si mesmo de sua própria força de vontade se vc consegue ficar um dia sem fumar porque não 10 anos ninguém nasceu fumando e nem com nenhum vicio fumei durante uns 7 anos fumava bastante quando bebia mais agora consegui beber não fumar coisa extremamente difícil mais consegui não é impossível parar de fumar como eu disse ninguém nasceu fumando agora o próximo viciu que eu tenho apesar de eu achar que 34 dias é pouco mais é com a bebida também porque eu também não nasci bebendo boa sorte ai pessoal ficar fumar é bom é prazeroso mais ficar sem fumar é melhor ainda mais prazeroso ainda gosto de tudo muda até o sexo boa sorte gente.

  72. parei de fumar a 3 meses depois de 40 anos fumante no inicio me suprendi com a facilidade q foi parar mais me enganei agora to sentindo o efeitos da falta do cigarro tontura desanimo falta de concentraçao o medico me receitou anti-depressivo nao sei se vou tomar sair de uma droga entrar em outra realmente nao sei q fazer estou muito preocupado

    1. Os médicos fazem isso mesmo, como se estivesse dando uma bala ao paciente.
      Quando parei de fumar fui a vários médicos ate para no psiquiatra e la e sem choro e sem vela, eles têm o prazer de dar essa medicação.
      Há casos que são preciso, outros não.
      Enfim, vicio maldito esse!
      Peguei nojo de cigarro, embora tenho muita vontade de fumar.

  73. Pessoal no início da um desespero mesmo mas depois tudo fica suave.segura nas mãos de Deus e ele lhes dará força quando assustar estará com a vitória em suas mãos.

  74. Estou tentando parar de fumar, já estou a alguns dias sem. Aproveitei as férias e estou estudando música e tocando violao o dia inteiro, nem lembro do cigarro. Estou tendo muito sono mas deve ser algo passageiro,pretendo não tomar remedio nenhum, ocupar a mente é o melhor remedio. Fumo a 11 anos.

  75. Ola amigo, estou a quase 5 meses sem fumar !
    Realmente, não tem cido facil.
    No periodo, tive muita crise de abistinencia ( Taquicardia, tremores, sudoreses, falta de ar, dor de cabeça e insonia … )
    Mas gente, pense sempre positivo, somos mais forte que qual quer vicio.

    1. Espero que ainda esteja sem fumar! Parei faz 3 meses, fumei por 18 anos, toda manhã faço exercícios físicos intensos, quando não faço ainda sinto uma leve vontade de fumar após o almoço. Já havia tentado parar várias vezes, só funcionou com essa troca, troquei o cigarro por exercícios, até no domingo faço, agora quase não sinto a falta, minha vida está bem melhor.

  76. Pingback: Semana do Dia Mundial do Câncer de Pulmão - ACT

  77. Pingback: Cuide do seu coração! | 29/09: Dia Mundial do Coração - ACT

  78. Bom dia!

    Parei com o fumo em: agosto de 2018, nos primeiros dias consegui levar de boa, entretanto tive uma recaída e comprei um maço no qual fumei e me senti mal.
    Depois de alguns dias resolvi para de vez e começaram os sintomas de tristezas, pânico e depressão leve. Com o pânico que é pior, apareceram os sintomas desagradáveis referente à inquietação e ansiedade que e pior, pense só, fui em quase todos os médicos devido à abstinência ou uma PRE disposição que já tinha para a doença. Antes tinha uma vida normal, fumava bebia e curtia a ‘’vida’’, sem o cigarro parece que perdi um laser que era sagrado todos os dias. RESUMINDO: falta de ar, tristeza, tonturas, zumbidos nos ouvidos, muita inquietação e ansiedade que é a pior, fora o PANICO.
    Logico que visitei um psiquiatra e como sempre eles não pensam duas vezes em passar remédios, tomei por dez dias, talvez o remédio não tenha dito o tempo certo para adaptação.
    Parei, pois os sintomas eram dos piores sensação de estar dopado.
    Não desejo isso nem para meu pior inimigo, foram 17 anos de cigarro.
    Fiz todos exames e graças a DEUS nada deu.
    Para quem tem PRE disposição para essa doença pode ter uma possibilidade de desencadear
    Forca pensem em DEUS ore, porque não nascemos com esse vício MALDITO.

    DEUS ABENCOE TODOS E MUITA FORÇA.

  79. Pingback: Novo estudo mostra que o fumo continua a ser uma das principais causas de mortes no mundo - ACT

  80. E aí?? VocÊs me comentaram… pararam de fumar??????
    Olá pessoal!! Tenho 26 anos e fumei durante 7 anos. Os últimos 4 anos foram mais intensos.
    Percebo que fumei muito pouco em relação a maioria daqui, que fumaram mais de 10 anos.
    Hoje completa apenas 6 (seis) dias que parei de fumar. Estou me sentindo péssimo. No final de semana com a namorada me sinto melhor, mas quando chega no início de semana (preocupações, trabalho, estresse, organização, etc…) é um Cúmulo!! Horrível!! Mas vejo que quanto antes parar melhor, pois sou ansioso por natureza, nervoso por natureza (ou será que era o cigarro que me causava isso?? Não lembro!!??). Os sintomas são os que todos sentem: sinto angústia, tristeza, falta de ânimo, nervosismo, agressividade, vazio imenso…tudo vai dar errado, e o que não quer calar: Será que fiz um boa escolha em parar??????????? Acho que todos já se perguntaram isso. Em todos os sites médicos que li, dizem que os sintomas são passageiros, o tempo varia de pessoa para pessoa, mas o nosso cérebro diz que não, que vamos viver nisso pra sempre. Mas não é verdade. Não desista. SE SOUBESSE QUE SERIA ASSIM NUNCA TERIA COLOCADO UM CIGARRO NA BOCA. Pior desgraça do mundo !!! O que me ajuda: compreender que é passageiro; pensar coisas boas, pensar que daqui um tempo tudo passou, e meu corpo está amando o falta da nicotina. Forte abraço!!!

  81. Estou sem fumar a 3 semana sentia tudo isso depresao ansiedade falta de ar medo fiquei 2 semanas na cama tinha dores forte no torax mais fui curada fui a uma igreja aceitei a jesus pedi pra q ele entrasse na minha vida pk ja nao estava mais aguentando essa situaçao no qual eu estava passando o pastor orou por mim me ungiu e para honra e gloria do senhor jesus estou curada ja saio de casa piloto minha moto coisa q nao estava mais fazendo olha procura uma igreja pede oraçao pk como eu vcs tambem podem receber a cura …

  82. Deus quem pode me ajudar. Hoje tem 34 dias que estou sem o cigarro. mas não sinto vontade só sinto uma tristeza uma angústia que é tão forte que não consigo nem pensar se eu tenho vontade de fumar meu Deus alguém possa me ajudar para falar se isso vai passar logo espero que alguém possa falar algo para mim que tô achando que minha vida perdeu a graça será que é esse cigarro que tá me deixando assim mas não tenho vontade de fumar na verdade nem tenho pensamento de cigarro só de tristeza com minha e depressão

    1. Oi, Wania Regina Rossi

      Pelo que andei pesquisando é normal o que você tá passando. Hoje está com 40 dias que parei e sinto as mesmas coisas. Na verdade, senti nos primeiros dias e depois passou. Agora voltou. Angústia, tristeza, estamos o tempo todo sérios e não fazemos mais algumas piadas de antes. Entretanto tudo isso se enquadra na abstinência. Aguente firme, tente fazer uma atividade física. Eu estou fazendo caminhada e umas corridas leves de segunda a sábado. Tem me ajudado. Só não esqueça: isso é porque você parou de fumar, faz parte do processo e vai passar. Força.

  83. Toma o BUP antidepressivo e tira vontade de fumar, faz tratamento que é gratuito pelo Sus. Consulte seu médico o medicamento BUP é fundamental no tratamento. Te ajudará muito contra a depressão.

  84. Gente eu fumei por 20 anos e parei de fumar. Vou contar a minha história a vocês e espero ajuda-los.
    Eu não conseguia parar de fumar por nada nesse mundo. Então decidi começar a fumar tabaco orgânico (pois não possui as substâncias químicas do cigarro) e fiquei 7 meses fumando.
    Nesses 7 meses eu tive sim uma boa limpeza das substâncias do cigarro, mas ja que eu estava “enganando meu psicológico” com o hábito de estar fumando outra coisa foi mais fácil de superar.
    Após 7 meses eu parei o tabaco organizo, foi difícil gente, tive abstinência. Mas creio que tenha sido menos do que o do cigarro por causa das substâncias químicas que ja haviam saido ao longo dos 7 meses.

    Se obriguem a fazer outras coisas. Comam, saia, faça caminhada, academia, altere os caminhos que vocês fazem normalmente, comecem a meditar e tente alterar o cigarro pelo orgânico, mas não deixe sua mente te enganar, o tabaco orgânico faz muito mal também, é apenas para ajudar na abstinência das diversas substâncias químicas do cigarro primeiro.

  85. Boa noite a todos, estou sem fumar a 10 dias, estou pessimo como todo sintoma que fi relatado aqui,

    Vou deixar meu email quem quiser conversar ok
    Pablo.sts@hotmail.com …. tbm tenho muita tristeza, é uma sensação avassaladora.

    eu gostaria de conversar com alguem. boa sorte a quem conseguir paarar!!

  86. Boa noite, vou completar 62 anos em outubro fumava desde os 14 anos, como todo fumante sabe o cigarro mata, ai eu pensei o que é mais forte o vicio ou a minha intenção, pensando assim eu comecei a ficar sem fumar, estou desde o dia 09 de maio sem fumar, envés de falar parei de fumar a forma que sinto melhor é, estou mais um dia sem fumar e olha que eu nunca tinha feito isso tá difícil mas eu vou conseguir com a graça de Deus.
    Gente olha só como estou fazendo, não estou ficando doido não tá, porque eu fumo a muitos anos, mas tomo café, vem a vontade fumar a minha intenção não vou fumar, depois da comida um cafezinho vem a vontade fumar, a minha intenção é não vou fumar e assim eu conto os dias sem fumar e assim vai se Deus quiser nunca mais cigarro ou minha saúde, não tenho nenhuma doença graças a Deus, por isso vou contando os dias sem fumar.
    Ó sabe que não sei fazer esse negocio de comentário, e só porque estou lendo e sentindo essa agonia da falta do cigarro.
    Peço a todos que fumam faça junto comigo mais um dia sem fumar.
    Abraço vamos vencer.
    A intenção é mais forte.

  87. Boa tarde, deixei de fumar à 3 meses, a partir do segundo mês comecei a sentir uma enorme tristeza, sentimentos de muita frustração e negativos, em relação a vida. sentimentos de insegurança no futuro e medo do futuro.
    Mas penso que isto não é mais do que o cérebro a tentar conseguir a maldita nicotina.
    Com a ajuda de Deus e em nome de Jesus espero que todos consigamos vencer este mal que nos consome.

  88. Estou ha quinze dias sem fumar. Fumava ha dez anos e era.como se o cigarro fosse meu amigo, confidente, aquele q me ajudava na tristeza, na raiva, na fome, em tudo. Agora me vejo sozinha, triste, nervosa, sem achar graca em nada. Marquei psiquiatra para tentar me ajudar. Em casa nao tenho apoio, so escuto reclamacoes de como estou chata, mas meu marido nem se preocupa com o motivo de eu estar assim. Nunca quer saber como eu estou, mal conversa comigo, nunca quer realmente saber o q sinto. Entao, estou muito triste, sem ninguem com quem contar. E tenho q.fugir do unico q realmente me ajudava, mas q tb me fez tanto mal… O cigarro.

    1. Estou assim tbm ….tenho ódio do mundo … Não sinto mais vontade de fumar, fumei 22 anos e estou a 35 dias com ajuda de champix e calmantes ,mas a tristeza só aumenta … Meu marido tbm vive no mundinho dele esses dias me perguntou pq vc ainda tá tomando calmantes …eu achei aquilo uma insensibilidade comigo … A minha vontade foi responder pq se não estivesse eu ou vc estaríamos mortos…. Mas enfim …acho q só quem passa é quem entende. Não podemos obriga -los a entender …tomara que essa tristeza passe logo … Procure ajuda …psicólogo psiquiatra… E a força de Deus …pq sozinhos é mais fácil enlouquecer!

  89. Estou a 2 meses e meio sem cigarro realmente é muito difícil, tem q evitar a cerveja pq quando bebe da muita vontade , tem dia q da uma deprê braba, um stress grande , o q tá me ajudando muito é beber água e corridas no parque , com fé em Deus vamos conseguir galera…

  90. Bom fumei por 22 anos consecutivos …fiz 2 tentativas frustradas de parar ao longo dos últimos 5 anos …
    Mas dessa vez é pra valer já são 35 dias sem fumar!
    30 cigarros por dia ou 40 nos dias de estresse…
    Fui forte o bastante p assumir q sozinha não ia conseguir então fui atrás do champix gastei uma fortuna no tratamento completo e calmante… Funcionou …eu no 5°dia parei … Os primeiros 3 dias foram terríveis eu sentia dores físicas por causa da abstinência … Mas a vontade foi passando e consegui pelo menos a voltar a andar sair da cama….
    Só que oq era p ser uma alegria tá se tornando um pesadelo…
    Sinto pensamentos de morte… Ou seja tenho vontade de morrer …
    Não sinto vontade mais de fumar … Talvez por causa dos remédios mas a sensação de algo estar faltando a choradeira … As crises de ninguém me intende … Estão terríveis … Sinto raiva das pessoas …penso seriamente em cometer suicídio.
    Ninguem te fala a realidade qdo vc fuma…só falam coisas boas como vc terá mais saúde… Vai evitar um câncer sua respiração vai melhorar e blá blá blá..
    Só q a realidade de um ex fumante é outra as crises de abstinência são foda… Se tomando remédios eu to nessa tristeza imagino se fosse na raça…cara é coragem!
    Ou estaria enterrada com um tiro na cabeça … Tenho acesso a armas estão trancadas no momento pela minha segurança e os demais q convivem comigo …ou já teria feito uma chacina!
    Mas isso ninguém te fala …é tdo flores parar de fumar …só que não…
    Eu só choro, qdo não estou brava com o mundo e com a sensação q perdi algo…Só queria saber qto tempo ainda vou sofrer dessa forma e parar de fazer as pessoas ao meu redor sofrerem tbm ?
    Não vou voltar a fumar isso é fato…
    Só quero saber qdo a vida vai ser normal novamente?

    1. Olá Darlene,

      Sei bem do desafio que é parar de fumar. Não creio que dependentes de cigarros ou quaisquer outras drogas sejam capazes de parar e se manterem abstêmios por muito tempo, sem ajuda de profissionais. Simplesmente o fato de comprar o remédio, que evidentemente ajuda a parar fumar, não é suficiente para se manter abstêmio com uma boa qualidade de vida. Sozinha é muito difícil, sugiro procurar um psiquiatra, um psicólogo e grupos de fumantes anônimos, que também prestam bons serviços aos dependentes sem cobrar nada. De fato não há a menor necessidade de todo esse sofrimento que você relatou, é possível parar de fumar e ter uma vida feliz e saudável sem o cigarro. Penso ser necessário uma mudança de consciência e os profissionais e grupos de ajuda podem e serão muito úteis caso você queira. Boa sorte!

    1. Oi, Evellin, normal é, mas temos algumas maneiras de combater esta vontade: tomar muita água, comer palitos de cenoura, maçã e frutas cítricas, limonada, fazer caminhadas mesmo que curtas. E refletir sobre esta vontade, de onde ela vem, em termos psicológicos.

  91. Caramba! Gente, eu sei que não é facil largar esse vício asqueroso, mas pense que vc deixou de inalar uma fumaça nojenta, fedida, que não te agrega em nada!

    O cigarro te deixa relaxado, mas ele mesmo te tira isso! Pq é um vício! Quando o nivel de nicotina abaixa no corpo, nos sentimos ansiosos e queremos fumar. Essa droga nos escraviza!!! Mude a forma como vc encara isso, pense que quando vc sente vontade de fumar é ‘o monstro da nicotina’ que vive dentro de vc, que está implorando por esse veneno. Vc vai vencer, vc já esta vencendo, deixa esse diabo pedir o quanto quiser! Respire fundo e sinta o prazer do ar encher bem o teu pulmão.

  92. Oi, Meu nome é Claudiney, sou dependente do cigarro desde meus 15 anos, hoje eu tenho 40 anos ou seja 25anos fumando. Já tentei outras vezes parar de fumar e fiquei por 2 anos, mas acabei voltando. Das outras vezes que eu parei de fumar não me senti tão mal quanto agora. Tenho crises de tristeza, angustia, vontade de chorar o tempo todo, meu rendimento no trabalho não está bom nem meu relaciomento com minha família anda bem, tudo por causa da abstinência. Começei tomando o bup mas meu organismo não reagiu bem ao medicamento. Hoje estou Iniciando o tratamento com alprazolan e paroxetina para ver se esse sentimento ruim que estou melhore. Nota: Estou desde 16 de Novembro de 2020 sem fumar, exatamente 4meses e 6dias. Estou aqui neste momento digitando e chorando…. Muito triste esse sentimento viu…

  93. Olá, boa noite, meu nome é Marcia e estou desde o dia 19/12/2020 sem fumar, que foi quando internei no hospital, já nas duas semanas que antecederam minha internação eu havia diminuído bastante a quantidade diária para menos de 10 por dia, eu fumava desde pequena, pois lembro que minhas tias me davam a “bituca”, mas que eu comecei a comprar foi depois dos 16 anos, agora estou com 42, foram longos anos fumando, como fiquei 51 dias no hospital sem fumar, decidi parar de vez, confesso que não esta sendo nada fácil, pois sinto muita tristeza, parece que perdi alguém.
    Enquanto estava internada não sentia muita falta, mas depois que cheguei em casa foi que começaram os sintomas de abstinência, sinto uma tristeza profunda, vontade chorar direto, muita raiva e irritação, não sinto vontade fazer nada, nem tomar banho, só ficar no quarto deitada no escuro, parece que nada mais tem graça, tem sentido, que já vivi tudo o que tinha pra viver, não tenho animo nem para fazer exercícios, caminhar, trabalhar, etc.
    Como estou em tratamento ainda, devido a minha internação hospitalar, tenho tido acompanhamento com o endócrino, e semana passada comentei que estava nervosa, por parar de fumar, e que tinha ganhado peso, então ela me receitou Bup, que estou tomando desde sexta feira passada, 26/03, um comprimido ao dia, li na bula que leva uma semana pra fazer efeito, estou ansiosa para que faça. Mas não me abri totalmente com ela, sei lá, fiquei com vergonha acho, pois na minha família tem-se a crença de que para parar de fumar é só ter vergonha na cara, portanto acabo não contando como me sinto, inclusive já andei pensando em morrer, tenho vergonha de falar, mas já pensei, e mais de uma vez.
    Eu tenho um pensamento lógico, e sei que não tem lógica nenhuma ficar assim por causa do cigarro, tipo ele não era minha felicidade, mas quando bate a depressão não tem nada lógico pra mim.
    Desculpem meu textão, mas foi um desabafo, pois essa pandemia não esta ajudando, pois temos que ficar isolados com nossos pensamentos, mas quando achei o blog e li os relatos de vocês me senti a vontade para compartilhar, pois assim como ler as histórias de vocês me fez bem, espero que o meu relato possa ajudar alguém, afinal, como dizem, juntos somos mais fortes, portanto obrigado a vocês, e parabéns ao Blog pelo espaço.

    PS: não quero voltar a fumar

  94. Olá gente pra q fui inventar d fumar, eu era feliz sem o cigarro e não sabia, e agora q parei d fumar tô infeliz sem ele. A maior cilada alguém pode entrar.

  95. estou há 83 dias sem fumar…
    bolei um cigarro com um resto de tabaco que achei aqui em casa.
    estou prestes de ter uma recaída. Preciso segurar, preciso
    estou falando isso aqui para me dar uma força.
    Porém, ainda não decidi se quero realmente ficar sem fumar

  96. Ola pessoal estou a 3 semanas sem fumar, tenho 39 anos e fumava a 21 anos, se eu pudesse voltava atraz e jamais fumaria, a abistinencia é terivel ja senti de tudo, na segunda semana munha bica enchgu de aftas, depois me deu herpes, depois inguas no pescoço, dores no peito, nos braços nas costas, ansiedade, ondas de clores diurnos e noturnos, sao coisa absurdas, parei de fumar sem ajuda de nenhum remedio, e pretendo continuar, nao sinto mais vontade de fumar, mais infeliZmente as reaçoes que estou tendo é de ter fumado tantos anos, e agora é aguentar e se livrar de vez dessa praga do cigarro, força para todos e fé em Deus que tudo vai dar certo, as dores as tristezas, a ansiedade tudo vai passar.
    Abraços

  97. Olá, o meu nome é Soraia e já perdi a conta das vezes que tentei deixar de fumar.
    Comecei a fumar quando tinha 18 anos, engravidei aos 23 e por esse motivo deixei de fumar. Fiz uma pausa inferior a 1 ano. Nesta altura sentia que deixava de fumar se quisesse. Mas não queria. Quando o meu filho começou a perceber o que era o cigarro bateu-me a verdade de o estar a influenciar e prejudicar. Nunca mais fumei perto dele. Mas fiz coisas como deixá-lo distrair com a TV para ir fumar um cigarro, fingir que ia ao WC e dar a volta a casa para ir fumar um cigarro, ir deitar o lixo fora (mesmo sem lixo) para ir fumar um cigarro, deitá-lo meia hora mais cedo porque estava desesperada para fumar um cigarro. Foram anos disto. Muita irritabilidade quando estava a ressacar um cigarro e não o podia fumar. Entretanto, tenho 40 anos e apesar do meu filho nunca me ter visto a fumar contei-lhe a verdade. Com o repúdio dele pode ser que me ajude a deixar efetivamente de fumar.
    Tantas outras vezes já tentei com todos os tipos de comprimidos. Ajudam. Houve momentos quando estava em medicação que parecia nunca ter sido fumadora. Mas depois a medicação acaba. E é aí que temos de nos manter fiéis à nossa vontade de deixar de fumar, e foi sempre aqui que falhei. A nossa rotina tem de mudar. Se é para sempre, ainda não sei. Mas no meu caso aquele copo de vinho à sextaªfeira é proibido. Aquela saída com os amigos no sábado à noite, sei que iria voltar a fumar na hora.
    Fiz um jantar aqui em casa com amigos, família, boa comida e água para mim. Dei por mim, a meio do jantar, no WC a chorar. Um serão tão animado junto das pessoas que amo, mas eu em profunda tristeza. Só o meu marido sabe como me sinto e mesmo assim acho que não me compreende, apesar de se esforçar. Ele é fumador, zero vontade em deixar. Eu respeito. Os meus amigos que fumam também não querem deixar. E os que não fumam não entendem o vício. Uns acham que exagero.
    Hoje faz 15 dias e 13 horas que deixei de fumar. Desta vez sem qualquer medicação. Descarreguei uma App que vai controlando o tempo, o dinheiro poupado e as alterações físicas e psicológicas que possa estar a sentir.
    Na primeira semana limpei a casa mesmo quando estava limpa. Insónia atrás de insónia. Não conseguia parar. Corri, fiz exercício em casa. Quando parava chorava. Sentia e sinto um vazio. Segunda semana perdi toda a energia. Arrasto-me até ao trabalho, quero estar no quarto deitada e dormir o mais que possa. Não tenho vontade de estar com ninguém. Há dois dias foi o aniversário da minha irmã. Jantei e vim embora. Desejosa de me enfiar em casa fechada. Todos a insistirem para ir dar um pézinho de dança, mas dentro de mim a alegria morreu. Até sinto vergonha de me sentir assim.
    Gostava que me dissessem que em X tempo tudo isto vai passar. Ia-me agarrar a essa data, e viver da forma melhor que sei até tudo acabar. Mas recordo uma frase de anos que um amigo meu que tinha deixado de fumar há 5 anos me disse “fumador uma vez, fumador a vida inteira”.
    Preciso de um despertador para um dia o desligar e sentir que estou livre. Livre disto.
    Boa sorte a todos ❤️

Deixe um comentário