TABACO CAFÉ – É PERMITIDO FUMAR

Saiu na revista Programa, do JB, de 10/07, uma carta de uma leitora, Janaína Nogueira, reclamando da loja Tabaco Café, no Shopping Avenida Central, no centro do Rio de Janeiro. A leitora escreveu que pôde observar o claro desrespeito à lei que proíbe o fumo em ambientes fechados. Quando questionou os funcionários, estes disseram que ali era permitido fumar. O ambiente tinha o odor característico da fumaça do cigarro, transformando o hábito de tomar café num momento insalubre. Janaína espera que as autoridades possam fiscalizar tais estabelecimentos que insistem em burlar a legislação.

A equipe da loja Tabaco Café respondeu que o local é uma charutaria estabelecida há 15 anos no mercado para artigos para tabacaria. Para tanto, criou o conceito de café exclusivo para fumantes. (…) o estabelecimento diz que seu funcionamento tem base na liminar obtida em junho de 2008 pelo Sindicato dos Bares, Hotéis e Restaurantes, que permite a seus associados fumar em áreas específicas, condições que, segundo a equipe, são plenamente atendidas.

Janaína Nogueira voltou a se manifestar, dizendo que causa-lhe surpresa a alegação que a casa possui área específica com arejamento, mesmo sem ter janelas. Segundo ela, caso a ventilação fosse eficiente, ela não encontraria uma nuvem de fumaça no estabelecimento: “De qualquer modo, é bom saber que a casa é muito mais de tabaco que de café. Como eu preservo mais a minha saúde do que os freqüentadores do estabelecimento, prefiro encontrar outro lugar”, disse.

A ACT achou intrigante o conceito de café exclusivo para fumantes. O que seria isso?
Sobre o ambiente, fica bastante claro o que já é consenso no meio científico: não existe ventilação capaz de eliminar todas as substâncias tóxicas presentes na fumaça de produtos do tabaco.

O que vocês acham? Opinem!

18 comentários em “TABACO CAFÉ – É PERMITIDO FUMAR”

  1. concordo totalmente com os comentários feitos. Acho um abuso desses lugares permitirem o uso de um produto que contamina todo o ar. E também queria saber o que é um café exclusivo para fumantes.

    1. Nina, se você não fuma e não gosta de tabaco, respeite quem gosta.
      Vá procurar outro lugar, afinal não faltam opções de cafeteria pra você tomar seu café sem ser incomodada. Agora se você vai numa tabacaria ou numa loja que chama TABACO CAFÉ, você deveria imaginar o que vai encontrar né?

  2. se a tal da janaína não gostou do cheiro do cigarro, poderia ter ido embora simplesmente. também não entendo a dúvida quanto ao termo “café exclusivo para fumantes”, vários países destinam seus estabalecimentos a públicos específicos, no nosso país essa prática não é tão difundida por questões mercadológicas (para não perder público, to name one). mas se a casa decidiu fazer assim, que seja. é a primeira vez que entro nesse site e estou chocada com o nível das informações, totalmente bias. daonde tiraram que 7 pessoas morrem por dia em decorrencia do fumo passivo, que ABSURRRDOOOO!!! Gostaria de saber a fonte da pesquisa que levantou esse dado…

  3. Fico imaginando como vai ser em danceterias e baladas noturnas onde o cigarro parece ser uma necessidade no contato entre as pessoas…
    Ontem conversei com um proprietario de bar e ele dizia aprovar a lei, mesmo ele sendo um fumante. “A roupa fica fedida, é horrível”, disse-me.
    Mudança.
    Estou há mais de um ano sem fumar e torço para que essa lei venha “pra ficar”.

  4. Sou totalmente contra o tabaco em qualquer lugar. Tabaco e prazeres saudáveis e familiares não podem conviver! Está mais do que na hora de temos a coragem de propor a proibição total do fumo, como de qualquer outra droga. Parabéns à ACT, que está na linha de frente desta luta!

  5. Muito interessante a foto da nova campanha de alerta aos males do fumo passivo. Bonita e bastante ilustrativa.
    Merece ser muito veiculada!

  6. Olá Maria Clara,
    em relação à informação de que 7 pessoas morrem por dia em decorrência do fumo passivo, a fonte de pesquisa é o INCA, você pode fazer uma pesquisa no site deles. Existem muitas pesquisas no mundo todo que evidenciam os malefícios que o fumo passivo pode causar. Para revisão de estudo científicos, acesse a base cochrane. Você vai ficar melhor informada.

  7. OH JANAINA…porque você não vai procurar um outro café, e deixa de se achar o exemplo da virtude!!!
    Isso tem nome: INTOLERÂNCIA
    As pessoas são diferentes e aprender a conviver com as diferenças faz parte da vida!
    Quer ser respeitada?..aprenda a respeitar a escolha de pessoas que pensam diferente de você!
    Se você acha bonita a atitude de
    delatar…apontar o dedo para acusar os outros, eu acho abominável!
    Para mim essa lei é radical, eleitoreira e de total desrespeito aos direitos individuais.
    Sou a favor de áreas separadas para fumantes e não fumantes.

  8. JANAÍNA.
    Que coisa mais chata!!!!

    Tem lugar para fumantes até em Aeroportos nas choperias eisenbah e também na Devassa.
    Cada um escolhe o lugar que quiser para frequentar.

    Com certeza você está morrendo de medo a Gripe H1N1 e também você não chegaria perto de inguem que estivesse doente.

    Cuide da sua saúde…… da minha cuido eu.

  9. Olá Wilson, você está esquecendo da saúde dos trabalhadores dos bares, como os garçons, por exemplo.

    Concordo quando você diz que cada um deve cuidar da sua saúde, mas isso não dá o direito de prejudicar a saúde dos outros.

  10. Tem gente se preocupando demais com a vida alheia mesmo. Garçom que não quer fumaça de cigarro não vai procurar emprego neste lugar. Não fumante intolerante não precisa ir nesse café. Agora tem bastante opção.
    Outra coisa: tem várias coisas pra vcs cuidarem além do seu umbigo: poluição faz mal pra saúde. Chefe chato faz mal pra saúde. Fritura faz mal pra saúde. Força, gente, que tem muita gente com outros maus hábitos pra vcs cuidarem!

  11. Estão querendo contestar o óbvio?!
    Essa lei anti-fumo do Sérgio Cabral Filho deixa claro que em tabacarias (estabelecimentos onde as vendas sejam de no mín. 50% de artigos fumígeros) não é proibido fumar. A lei não proibe que nesses lugares haja consumo de outras coisas.
    Essa Dna Janaína então, não pode ir a churrascarias….
    E eu quero conhecer esse lugar.

  12. “Sobre o ambiente, fica bastante claro o que já é consenso no meio científico: não existe ventilação capaz de eliminar todas as substâncias tóxicas presentes na fumaça de produtos do tabaco.”

    E as churrascarias? Fumaça de carvão queimando pode? è fumaça inodora e atóxica.
    Por favor. Coerência!

  13. Olá Claudio,
    a ACT trabalha com o controle do tabagismo e, portanto, pesquisa e divulga informações sobre os malefícios causados pela fumaça do cigarro. Não trabalhamos com o problema da fumaça de carvão queimando nas churrascarias, logo, não vejo qual é a incoerência a que você se refere.

  14. AR PURO! Pois é… Permitam que os MILHARES de garçons ameaçados de desemprego por causa da queda no movimento nas casas noturnas (principalmente) FIQUEM em CASA, “VIVENDO DE BRISA, LITERALMENTE!” NÃO QUEREM AR PURO? Quem deve ser PUNIDO por esse maldito vício é o TRAFICANTE REGULAMENTADO da DROGA chamada cigarro, pois é ele quem sempre arrecadou e ainda arrecada quase 90% de imposto sobre o agora DENOMINADO (não sei com qual intere$$e) VENENO! Pasmem! DESCOBRIRAM A PÓLVORA! Você$ acham que ele$ e$tão preocupado$ com $ua $aúde? ATÉ a$ PLAQUINHA$ de PROIBIDO FUMAR e$tão $endo vendida$!

  15. Acho graça os não fumantes se sentirem mal po0r querer ir a um lugar onde se pode fumar, os fumantes não tem esse direito, o que é pra mim discriminação, afinal fumar não é contra a lei, compra-se cigarros em qqer lugar. è cigarro não maconha. Tudo bem que cigarro incomoda, mas os fumantes tb merecem e tem direito ao seu chopp, e balada com o cigarro seu de todo dia, afinal isso é livre arbitrio e democracia.
    Acho completamente correto abrirem bares só para fumantes.
    Indo pra as raias da louocura vejo nessa lei uma forma de diminuir as estatisticas de violencia, afinal fumante esta limitado a ficar em casa.

Deixe um comentário