Doce Bagaço: um jogo para mostrar o que está por trás do sabor do açúcar

doce bagaço

Você trabalharia numa empresa que usa mão-de-obra escrava, promove desmatamento do meio ambiente e usa violência contra povos indígenas? Pois a “Doce Bagaço”, empresa fictícia criada pelos integrantes do Plano Conjunto, um coletivo audiovisual de Bauru, oferece isso tudo e muito mais, por meio de um jogo virtual. A iniciativa tem como intenção divulgar os dados do e-book de investigação jornalística chamado “O Sabor do Açúcar”, da agência Papel Social, numa parceria com a ACT Promoção da Saúde.

O livro mostra, com exclusividade, que os crimes atualmente praticados em fazendas de cana-de açúcar estão vinculados à maior cadeia produtiva de açúcar do mundo, controlada pela Coca-Cola e pelos quatro principais operadores globais de commodities agrícolas, o chamado grupo ABCD: Archer Daniels Midland (ADM), Bunge, Cargill e Louis Dreyfus Company.

Depois de dois anos de investigação, dezenas de entrevistas e milhares de páginas analisadas, a Papel Social estabeleceu elos que vinculam as empresas aos crimes de trabalho escravo, invasão de terras indígenas, contaminação ambiental, grilagem de terras, desmatamento, fraudes tributárias, intoxicação de trabalhadores por agrotóxicos.

É sempre bom lembrar o impacto dessas práticas, já que o Brasil é o maior produtor mundial de açúcar e o produto está vinculado ao país desde os primórdios da colonização.

Para chamar a atenção para esse tema tão denso e tão atual, a ACT promoveu um edital para encontrar uma forma criativa de contar essas histórias. Assim, por meio do jogo “Doce Bagaço”, o jogador é convidado a tomar uma série de decisões em nome da usina de cana-de-açúcar para expandir sua produção. No Instagram, a composição de imagens do feed ilustra o estado atual de produção da usina e a progressão do jogo. O perfil apresenta dilemas empresariais ao jogador que, ao clicar na marcação de fotos, irá selecionar o caminho a ser tomado pela usina. A cada nova decisão tomada, o jogador será levado a um novo perfil em que o resultado da ação será apresentado por texto e imagem.

Doce Bagaço, o jogo

O jogo é ambientado no WhatsApp e no Instagram, que se transformam em palco para a narrativa que, apesar de ficcional, é baseada nos casos concretos de crimes investigados pela Papel Social.

O projeto inovador é uma coprodução da Neurônio Produtora e Camino Audiovisual, e reuniu um grupo de cinco pesquisadores alunos da Universidade Estadual Paulista de Bauru e que também integram o Plano Conjunto, um coletivo de produtores de audiovisual do município.

“Doce Bagaço” convida o jogador a tomar uma série de decisões em nome da usina de cana-de-açúcar para expandir sua produção. No Instagram, a composição de imagens do feed ilustra o estado atual de produção da usina e a progressão do jogo. O perfil apresenta dilemas empresariais ao jogador que, ao clicar na marcação de fotos, irá selecionar o caminho a ser tomado pela usina. A cada nova decisão tomada, o jogador será levado a um novo perfil em que o resultado da ação será apresentado por texto e imagem.

Na versão do jogo para WhatsApp, o jogador (diretor da usina) receberá mensagens de seu gerente de operações. O ganancioso funcionário precisa de respostas rápidas para dar continuidade às ações de expansão da “Doce Bagaço”, pressionando o jogador a escolher sempre entre duas opções. A dinâmica da narrativa se desenvolve por mensagens de áudio, enquanto a resposta do jogador é identificada pelos numerais “1” ou “2” enviados como mensagem de texto.

Acessibilidade 

O jogo Doce Bagaço foi concebido para que barreiras visuais ou sonoras não fossem impedimento da jogabilidade. Desde as primeiras etapas de produção a acessibilidade foi um elemento fundamental para o projeto. No Instagram, todas as imagens estão descritas com texto alternativo. E, ainda, durante todo o jogo, os textos também estão acessíveis em libras. Já na versão para Whatsapp está disponível o audiojogo. Neste modo toda a narrativa é apresentada por mensagens de áudio.

Para acessar o jogo Doce Bagaço via Instagram o endereço do perfil é @docebagaco. Também é possível visualizar através do docebagaco.org.br.

Já o audiojogo via WhatsApp pode ser acessado no link docebagaco.org.br/audiojogo.

Para ter acesso ao livro “O Sabor do Açúcar”, acesse bit.ly/LivroSaborDoAcucar.

Para o release, acesse bit.ly/ReleaseDoceBagaco.

Deixe um comentário