Atividades em estações do metrô de São Paulo marcam Dia Nacional de Combate ao Fumo

Dia Nacional de Combate ao Fumo

O Dia Nacional de Combate ao Fumo, celebrado nesta segunda-feira, 29 de agosto, terá atividades presenciais das equipes da ACT Promoção da Saúde e parceiros em algumas estações de metrô e trem de São Paulo. O objetivo é alertar a população sobre os riscos causados à saúde pelos dispositivos eletrônicos para fumar, como cigarros eletrônicos e tabaco aquecido, apresentando peças da campanha feita ao longo deste mês, que rebate diversos argumentos de fabricantes destes produtos. 

As ações serão de 10h às 16h e estarão distribuídas da seguinte forma:

  • Metrô Santa Cruz, com equipes do Cratod, Centro de Referência de Álcool, Tabaco e Outras Drogas (Rua Domingos de Morais, 2564, Vila Mariana)
  • Metrô Paulista: com equipe do Instituto Dante Pazzanese de Cardiologia (Rua da Consolação, s/no, Consolação)
  • Trem Osasco, com acadêmicos que integram a Federação Internacional dos Estudantes de Medicina do Brasil (Praça Antônio Menck, s/no, Centro, Osasco) 
  • Trem Pinheiros, com estudantes da Liga de Cardiologia da Faculdade de Medicina de Santo Amaro (Rua Capri, 145, Pinheiros)

As peças da campanha, que tem apoio da Organização Pan-Americana de Saúde e da Vital Strategies, ocupam painéis informativos em todas as plataformas das linhas 4 e 5 de metrô e  8 e 9 de trem, totalizando 140 estações, incluindo um vídeo institucional nas telas dos vagões. O material está no hotsite vapevicia.org.br/5verdades.

5 Verdades sobre os Cigarros Eletrônicos

O material da campanha chama a atenção de que os novos dispositivos eletrônicos para fumar, também conhecidos como vaporizadores ou vapes, muitas vezes, para melhorar o gosto e aumentar o consumo, ganham sabores e aromas. A maior parte deles tem nicotina, que é altamente viciante. Por meio de cinco peças, destaca que:

  1. Cigarros eletrônicos causam dependência

Não é fácil deixar de usar cigarros eletrônicos porque, assim como os cigarros convencionais, eles contêm nicotina, substância que causa dependência. Algumas das versões eletrônicas têm sal de nicotina, que é ainda mais potente e viciante.

2. Cigarros eletrônicos causam doenças e prejudicam os pulmões

Usar cigarros eletrônicos faz mal para os pulmões. Esses dispositivos podem causar lesões graves e já levou um usuário a fazer um  transplante pulmonar duplo, mesmo sendo jovem e com relativamente pouco tempo de uso.

3. Não é vapor e é tóxico para você e para os outros

O que chamam de vapor não tem nada de vapor de água. É um aerossol com muitas substâncias tóxicas, fazendo mal tanto para quem usa quanto para quem está do lado.

  1. A venda de cigarros eletrônicos é ilegal

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária – Anvisa não permite a venda, importação e propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil. Todos os dispositivos no mercado são ilegais e frutos de contrabando.

5. Usar cigarros eletrônicos aumenta as chances de infarto

A nicotina presente nos cigarros eletrônicos faz mal para o coração, eleva a pressão arterial e aumenta a chance dos usuários sofrerem infarto. Não existe cigarro seguro.

Deixe um comentário