TJCC: ACT no V Congresso do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer

Acontece agora, de 25 a 27 de setembro, o V Congresso do Movimento Todos Juntos Contra o Câncer (TJCC), do qual a ACT faz parte como líder do grupo de trabalho de Prevenção.

Prevenção de Câncer

Painel de abertura do V Congresso do Movimento TJCC, com a presença de Mônica Andreis

Na abertura do evento, nossa diretora executiva, Mônica Andreis, falou sobre a importância das políticas de saúde pública para evitar a doença: “Pelo menos 3 a cada 10 novos casos de câncer podem ser prevenidos por meio do controle de fatores de risco como tabagismo, consumo abusivo de álcool, alimentação inadequada e sedentarismo.”

Isso se torna especialmente importante ao considerarmos que, segundo o INCA, deverão surgir cerca de 1,2 milhões de novos casos entre 2018 e 2019.

Além disso, também foi destacada a importância de cobrarmos medidas de nossos representantes no governo – e agora, em época de eleições, de nossos candidatos. A ACT e a Aliança pela Alimentação Adequada e Saudável elaboraram cartas, das quais já falamos aqui, pedindo compromissos dos candidatos com a saúde.

Estande da ACT

Estande da ACT

A ACT também organizou um estande para apresentar as políticas de controle de câncer e outras doenças crônicas que apoiamos, como a adoção do modelo de rotulagem de advertências frontais e a tributação de produtos não saudáveis, como álcool, tabaco e alimentos ultraprocessados.

Os participantes do congresso também podem responder a um quiz sobre políticas de saúde para ganhar brindes.

Deixe um comentário