Novo estudo mostra que o fumo continua a ser uma das principais causas de mortes no mundo

O estudo foi publicado no The Lancet e os resultados incluem o fumo, o consumo de tabaco de mascar e o fumo passivo.

Agora, em novembro de 2018, o The Lancet publicou um estudo que mostrou que o tabagismo ainda é uma das principais causas de morte no mundo. A publicação avaliou vários fatores de risco em 195 países, de 1990 a 2017. Neste post, vamos comentar sobre alguns resultados relacionados ao uso de tabaco (fumo ativo, fumo passivo e consumo de tabaco de mascar).

 

Alguns resultados relacionados ao tabaco

  • O fumo foi o segundo principal fator de risco para mortes e perda de anos de vida saudável em 2017. Em 1990, era o quarto.
  • Foram 7,10 milhões de mortes devidas ao uso do tabaco em 2017. Dentre elas, 1,22 milhões foram causadas pelo fumo passivo.
  • As principais causas de morte relacionadas com o tabaco foram as doenças cardíacas, as doenças pulmonares obstrutivas crônicas, vários tipos de câncer e os acidentes vasculares cerebrais.

O estudo completo pode ser encontrado aqui.

 

Como prevenir?

A forma mais eficaz de prevenir o tabagismo é por meio de políticas públicas promotoras da saúde. Algumas delas são:

  • Ambientes livres de fumo: após a aprovação da lei antifumo de São Paulo, a prevalência de adultos fumantes no estado caiu de 20% (2010) para 14,2% (2017).
  • Tributação de produtos de tabaco: como comentamos em um post anterior, a tributação de produtos não saudáveis é uma das políticas de saúde mais eficazes e pode ser benéfica até para o bolso do consumidor (saiba mais aqui).
  • Proibição de aditivos de sabor e aroma: eles são usados para deixar os cigarros mais palatáveis, viciantes e atraentes, especialmente para jovens e crianças.
  • Embalagens padronizadas para produtos de tabaco: as embalagens padronizadas evitam que os maços sejam usados como ferramenta de marketing.

 

Vamos parar?

Aqui em nosso blog já temos vários posts para ajudar quem quer parar de fumar. Se você está tentando parar, não desista! Você pode conferir abaixo alguns textos para ajudá-lo(a):

Parando de fumar você pode recuperar a saúde

Cigarro – é melhor largar de uma vez ou aos poucos?

Fumo e Depressão

O fantasma da RECAÍDA!!

Deixe um comentário